POLÍTICA NACIONAL
Câmara aprova projeto que cria certificação para produção de lítio
Publicado em
14 de abril de 2025por
Da Redação
A Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria um sistema de certificação voluntária para o “lítio verde” no Brasil. O Projeto de Lei 2809/23, da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e outros, seguirá para o Senado.
O lítio é um mineral essencial para produção de baterias de celulares e carros, ligas metálicas e fármacos, entre outras aplicações. O lítio verde é o produzido com a menor emissão de carbono ou rejeitos na natureza.
O projeto permite que empreendimentos certificados como produtores de lítio verde utilizem a certificação em ações de marketing e estratégias comerciais. A emissão, a renovação e o cancelamento do certificado será feita por regulamentação posterior do Poder Executivo.
Os critérios para certificação seguirão diretrizes como a adoção de medidas de compensação, mitigação ou neutralização de emissões de gases de efeito estufa e uso majoritário de energias renováveis da extração do lítio.
O certificado poderá ser emitido por projeto ou por empreendimento produtivo. A empresa certificada deverá manter na internet os dados relativos à certificação e à produção do mineral.
Os deputados rejeitaram mudança feita pela Comissão de Minas e Energia para criar o Sistema Brasileiro de Certificação do Lítio (SBCL).
Transição sustentável
O relator, deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), afirmou que a certificação voluntária visa incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis e eficientes, promovendo a redução das emissões de carbono e garantindo que a transição para veículos elétricos e energias renováveis seja sustentável. “A certificação voluntária ajuda a estimular a inovação, aumentar a transparência e responsabilidade corporativa, e contribui para a adesão a metas ambientais e climáticas mais amplas”, disse.
Abramo ressaltou que o texto também busca impulsionar a produção e a exportação de lítio no Brasil, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a competitividade do País no setor mineral.
A leitura em Plenário do parecer sobre o projeto foi feita pelo deputado Coronel Assis (União-MT).
Já a autora da proposta, Adriana Ventura, afirmou que o texto aprovado traz atributos ambientais a partir de instrumentos do mercado econômico para que este fique sustentável. “Hoje temos reservas em Minas Gerais e precisamos trazer luz para ver quem pode ser certificado ou não”, disse.
Segundo ela, o objetivo da proposta é que o País avance de maneira voluntária, sem intervenção estatal para não interromper a inovação. “A partir do momento em que há um Estado interventor em cima, a inovação vai para o ralo”, afirmou.

Críticas
Para o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ), o projeto é bom de marketing e de apresentar uma grande propaganda de formas sustentáveis de explorar o lítio, mas não entra no cerne da questão. “Não há sistema de monitoramento contínuo, não há auditoria independente, critérios claros para diminuição de emissão de gases de efeito estufa”, criticou.
Motta afirmou que a proposta é uma medida de greenwashing, termo usado para falar sobre estratégia de marketing que promove produtos ou serviços como sustentáveis, sem que isso seja verdade.
Para a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), um projeto sem certificação dos critérios do lítio verde pode servir para greenwashing. “Todos sabemos que a mineração e o processamento do lítio têm significativa pegada de emissão de carbono e graves impactos socioambientais. Um selo sem rigor não pode ser o nosso cheque em branco”, afirmou.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Câmara dos Deputados
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova projeto de unificação de protocolos de atendimento pré-natal no País
Published
2 dias agoon
25 de abril de 2025By
Da Redação
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3981/23, que deixa claro no Estatuto da Criança e do Adolescente que todos os estabelecimentos e profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) devem seguir os protocolos de pré-natal formulados, revisados e atualizados pelo Ministério da Saúde.
A utilização padronizada de protocolos de abrangência nacional não excluirá a adoção complementar de publicações dos estados e municípios, conforme as particularidades regionais.
A ideia da autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), é implementar, nas unidades de atendimento pré-natal, boas práticas a serem adotadas por todas as equipes de saúde do SUS, sem esquecer a diversidade da população brasileira.
Proteção integral
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da proposta. Ela disse que o texto se alinha com o princípio de proteção integral dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, por meio da atenção à saúde da mulher e da gestante.
“O atendimento pré-natal será norteado por padrões mais uniformes, sem prejuízo das ações e especificidades regionais”, declarou Laura Carneiro. “Desse modo, espera-se que seja ampliado o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de acompanhamento reprodutivo no SUS, cujas equipes de atenção primária terão materiais técnicos norteadores de abrangência nacional.”
A lei vigente assegura às gestantes nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do SUS.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Anteriormente, o texto foi aprovado também pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados

Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão

Palmeiras perde invencibilidade e liderança ao ser derrotado pelo Bahia

Flamengo domina e goleia Corinthians no Maracanã

Mistério em Várzea Grande: Polícia Civil prende suspeitos de envolvimento no desaparecimento de morador

Engasgo em bebês, crianças e adultos: como prevenir e agir em situações de emergência
GRANDE CUIABÁ


Vereadora celebra adesão popular em primeira ação social do ano
🔊 Ouvir a matéria 26/04/2025 Vereadora celebra adesão popular em primeira ação social do ano Da Assessoria – Vereadora Katiuscia...


Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso
🔊 Ouvir a matéria 26/04/2025 Em reunião com profissionais da saúde bucal de Cuiabá, vereadora Michelly reafirma compromisso Débora Inácio...


Câmara de Cuiabá promove audiência pública sobre o Centro Histórico da capital nesta segunda (28)
🔊 Ouvir a matéria 25/04/2025 Câmara de Cuiabá promove audiência pública sobre o Centro Histórico da capital nesta segunda (28)...
MATO GROSSO


Engasgo em bebês, crianças e adultos: como prevenir e agir em situações de emergência
🔊 Ouvir a matéria O engasgo é uma resposta natural do organismo para expulsar um corpo estranho que entra acidentalmente...


SES realiza webinar sobre vacinas para doenças respiratórias em parceria com Hospital Universitário Júlio Muller
🔊 Ouvir a matéria A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Hospital Universitário Júlio Muller, vinculado à Universidade...


Setor de hospedagem cresce 11% em MT e atrai novos empreendedores
🔊 Ouvir a matéria O turismo em Mato Grosso vive um momento de franca expansão e tem aquecido o setor...
POLÍCIA


Mistério em Várzea Grande: Polícia Civil prende suspeitos de envolvimento no desaparecimento de morador
A Polícia Civil prendeu suspeitos em Várzea Grande ligados ao desaparecimento de Caio César Selasco Cebalhos, ocorrido em novembro. A...


Polícia Militar lança projeto social para capacitação gratuita de mulheres nas áreas de beleza e gastronomia
🔊 Ouvir a matéria A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 9º Batalhão, inaugurou, na noite deste sábado...


Polícia Civil prende envolvidos no desaparecimento de morador de Várzea Grande
🔊 Ouvir a matéria A Polícia Civil cumpriu, nessa sexta-feira (25.4), dois mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso...
ENTRETENIMENTO


Filhas de Gloria Maria prestam homenagem à mãe nos 60 anos da Globo: ‘Minha mãe.’
🔊 Ouvir a matéria Neste sábado (26), a TV Globo celebra seu aniversário de 60 anos, e como parte das...


Laura Keller posa de biquíni em retiro e brinca: ‘Sou muito louca para alguns’
🔊 Ouvir a matéria Laura Keller, de 37 anos de idade, compartilhou com os seguidores do Instagram, nesta sexta-feira (25),...


Eliezer exibe antes e depois de Viih Tube e destaca diferença: ‘Emagreceu na raça’
🔊 Ouvir a matéria Eliezer, de 35 anos, compartilhou neste sábado (26), com seus seguidores um registro pós-treino ao lado...
ESPORTES


Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão
🔊 Ouvir a matéria Em um jogo disputado no Parque do Sabiá, o Cruzeiro venceu o Vasco da Gama por...


Palmeiras perde invencibilidade e liderança ao ser derrotado pelo Bahia
🔊 Ouvir a matéria Em um jogo dramático no Allianz Parque, o Palmeiras foi surpreendido pelo Bahia e perdeu por...


Flamengo domina e goleia Corinthians no Maracanã
🔊 Ouvir a matéria Em uma tarde de domingo no Maracanã, o Flamengo não deu chances ao Corinthians e aplicou...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Vídeo de desmatamento usando “correntão” em MT gera revolta na internet, mas é permitido no Estado
-
DESTAQUE6 dias ago
O fim de um ciclo: a quebra do Anel do Pescador acontece hoje;entenda
-
DESTAQUE5 dias ago
Gerente da Seciteci, preso por morte da enteada, chegou a pedir ajuda nas redes sociais
-
DESTAQUE4 dias ago
STF autoriza apreensão de CNH e passaporte de inadimplentes; entenda