Política

Aprovada em concurso público aos 53 anos, agente da Semob é um exemplo de dedicação

Publicado em

9d8c4cd94b10681e3b3a190e5a0cae02

Hoje vamos conhecer um pouco da história de Joanilce Tavares Miyakawa, 62 anos, agente de trânsito e transporte da capital cuiabana. Ela constituiu sua família muito cedo, aos 17 anos, e por esse motivo parou de estudar para poder se dedicar à educação dos três filhos. Somente anos mais tarde, depois que sua maior missão de ser mãe foi concluída com sucesso, pode retornar aos estudos!

Seu primeiro trabalho fora do lar foi atender ao público no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Foi nesse momento que despertou a vontade de passar em um concurso. Mais tarde, aos 53 anos de idade, seu sonho foi realizado e ela ingressou na Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB. Antes, cursou processamento de dados na Universidade de Cuiabá – UNIC, mas não chegou a atuar na área de formação.

Joanilce relata que não foi nada fácil retomar os estudos, concluir o ensino médio e faculdade, assim como, passar em concursos. Sim! Dona ‘Jojo’ – carinhosamente chamada por alguns colegas de profissão – também foi convocada para mais dois concursos após já estar trabalhando na SEMOB, mas optou por permanecer onde estava. A motivação pelos estudos continuou e ela fez uma pós – graduação em Gestão Estratégica na Mobilidade e Segurança no Trânsito. Sua primeira atribuição como agente de trânsito foi na fiscalização. Segundo Joanilce, “foi um momento de muita insegurança e medo porque ela não tinha muita experiência, além do mais, os condutores de veículos não gostam de assumir seus erros”. Contudo lavrar um auto de infração com abordagem, por exemplo, era uma tarefa complicada, ainda mais sendo mulher:

Leia Também:  Damares recusa convite de Bolsonaro para disputar Senado por SP

– Tem gente que não respeita! – declara.

Depois atuou internamente como digitadora de autos de infrações e também na rádio de comunicação com os agentes. Vencer a timidez foi um dos maiores desafios para ela. Pois, se comunicar bem com as pessoas é saber transmitir a mensagem com êxito, ou seja, fazer a outra pessoa entrar em sintonia com aquilo que você diz! E isso ela faz com tanta dedicação, que hoje está engajada no atendimento ao munícipe, por meio do “Fiscalizap”, no qual recebe solicitações e realiza “ Feedback” diretamente no “whatsapp”. Sua contribuição como servidora não para.  Ela ainda desenvolve suas atividades no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP e no vídeomonitoramento das câmeras da SEMOB.

Joanilce não se cansa e sempre está disposta a aprender cada vez mais porque se sente bem no que faz:“Agradeço a Deus todos os dias pelo meu trabalho e sinto prazer em servir a minha cidade”, comenta.

 

Joanilce é um exemplo de mulher guerreira que trava batalhas silenciosas diariamente. Que corre atrás dos seus objetivos e não esmorece. Que ultrapassa barreiras mesmo que difíceis. Que carrega na sua essência a esperança de um amanhã sempre melhor. Uma mulher doce que é coração e alma!”

Leia Também:  Thiago Silva cobra concurso para contratação de servidores no Detran

 

 

Colaboração de 

Luciana de Aguiar Melo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Damares recusa convite de Bolsonaro para disputar Senado por SP

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  Especialista do MPF discute combate à pornografia infantojuvenil on-line

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA