Política
Confira como será a vacinação neste sábado, dia 22
Publicado em
21 de janeiro de 2022por

DESTAQUE
Saiba como vai funcionar a GLO nos portos e aeroportos do RJ e de SP
Published
4 semanas agoon
6 de novembro de 2023
A partir da próxima segunda-feira (6), 3,7 mil militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha passarão a atuar em ações de combate ao crime em três portos e dois aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como no Lago de Itaipu. O objetivo é prevenir e reprimir o tráfico de drogas e de armas e outros tipos de crimes.
A instituição da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e atuação das Forças Armadas nos portos e aeroportos foram autorizadas por meio do Decreto nº 11.765, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).
Nas últimas semanas, foi registrada uma escalada de violência. No Rio de Janeiro, por exemplo, criminosos queimaram 35 ônibus e até uma cabine de trem, provocando o caos em sete bairros da zona oeste da capital fluminense, depois de um líder miliciano ter sido morto em uma operação da Polícia Civil.
Como será a GLO?
A atuação de militares em ações preventivas e repressivas ocorrerá nos portos de Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Itaguaí (RJ); bem como nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ).
O decreto estabelece que Exército e Aeronáutica devem incrementar as operações que já realizam ao longo das fronteiras brasileiras. A Marinha deve fortalecer as ações preventivas e repressivas nas baías de Guanabara e de Sepetiba, ambas no Rio de Janeiro; nos acessos marítimos ao Porto de Santos e na porção brasileira do Lago de Itaipu.
Os militares não farão policiamento de ruas e bairros.
Por quanto tempo?
O emprego das Forças Armadas nas operações de segurança em portos e aeroportos ocorrerá de 6 de novembro a 3 de maio de 2024.
Como fica o trabalho dos órgãos de segurança dos estados?
Segundo o governo federal, esta será a primeira vez que uma missão de GLO contempla áreas específicas de controle federal, e não interfere na atuação dos estados ou do Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Defesa, trata-se de uma operação “específica” para os três portos e os dois aeroportos. Toda a missão será realizada de forma articulada com órgãos de segurança pública, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“As competências estaduais estão totalmente preservadas”, assegurou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante a cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que autoriza a GLO e anunciou outras medidas para a segurança pública, nesta quarta-feira (1º).
“O que já estamos fazendo é ter presença em áreas federais. Não vamos suprimir a área de competência das polícias do estado ou do município”, concluiu Dino, explicando que, mesmo portos e aeroportos já sendo policiados por órgãos federais, a medida possibilitará uma maior integração entre militares e agentes da segurança.
O que é uma GLO?
Previstas na Constituição Federal, as GLOs conferem às Forças Armadas a autonomia necessária para que atuem com poder de polícia, por tempo predeterminado, em área previamente definida.
A Carta Magna estabeleceu, em seu artigo 142, que Aeronáutica, Exército e Marinha devem zelar pela manutenção da lei e da ordem, em qualquer parte do território brasileiro, quando acionadas “por qualquer um dos poderes constitucionais (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Contudo, em agosto de 2001, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso regulamentou o mecanismo das GLOs, fixando suas diretrizes por meio do Decreto nº 3.897.
A partir daí, a decisão sobre o emprego de militares neste tipo de ação passou a ser de competência exclusiva dos presidentes da República em exercício – que pode decidir por iniciativa própria ou em resposta a pedido de governadores ou dos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal (STF).
O mesmo decreto presidencial de 2001 também estabelece que as missões só devem ser autorizadas “em graves situações de perturbação da ordem” e se as forças de segurança públicas estaduais e federais tiverem “esgotado” os instrumentos e meios disponíveis para “preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
Quantas GLOs já tivemos no país?
Um levantamento do Ministério da Defesa mostra que, entre 1992 e 2022, foram autorizadas 145 missões de Garantia da Lei e da Ordem no país.
– 11 ocorreram em 2000, ano em que foi registrado o maior número de operações;
– 26 GLOs (17,9%) foram motivadas por greves de policiais militares;
– 39 missões (27%) reforçaram a segurança durante grandes eventos no país: Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro; Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Rio + 20), em 2012; na visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e na Copa do Mundo de Futebol, em 2014;
– GLOs são frequentemente autorizadas para assegurar a tranquilidade e a lisura de processos eleitorais em município sob risco de perturbação da ordem.
EBC

Escritório Social realiza ação do projeto Cuidar de Quem Cuida com servidores da Penitenciária Ferrugem

Corregedoria de Mato Grosso prestigia Congresso Nacional dos cartórios em Brasília

Encontro de Acessibilidade traz palestra com menino autista e debates sobre legislação e trabalho

Unemat publica edital de concurso com 140 vagas para nível médio, técnico e superior

Metalúrgicos da GM aprovam abertura de Programa de Demissão Voluntária
GRANDE CUIABÁ


Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro
Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids....


Bairro do Baú: da tradição à legalidade
01/12/2023 Bairro do Baú: da tradição à legalidade No dia 22 de novembro de 1942 os leitores do jornal O...


Johnny Everson articula aprovação de PL que institui a Semana dos Quintais de Siriri e Cururu
01/12/2023 Johnny Everson articula aprovação de PL que institui a Semana dos Quintais de Siriri e Cururu O Projeto de...
MATO GROSSO


Unemat publica edital de concurso com 140 vagas para nível médio, técnico e superior
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (1º.12), o edital do concurso com...


Fiscalização multa 72 motoristas e remove 50 veículos na madrugada desta sexta-feira (01)
A Operação Lei Seca, realizada na Avenida das Torres, em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (30.11), resultou na prisão de...


Governo de MT entrega 17 novos veículos para reforçar estrutura do Corpo de Bombeiros em todo o estado
O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (01.12), 17 novos veículos para o Corpo de Bombeiros Militar. A entrega...
POLÍCIA


Polícia Civil prende homem que abusou sexualmente de vítima deficiente em Cuiabá
A Polícia Civil cumpriu na noite desta quinta-feira (30.11), em Cuiabá, o mandado de prisão contra um homem de 40...


Mandante de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil tentando fugir de Mato Grosso
O mandante do feminicídio de uma mulher, assassinada no início da semana em Lucas do Rio Verde, foi preso na...


Tatuagem auxiliou Polícia Civil a confirmar identidade de preso na Bolívia, procurado por tráfico de armas e homicídios em MT
Uma tatuagem no tórax auxiliou na confirmação da identidade do criminoso brasileiro detido nesta semana, na cidade de Santa Cruz...
ENTRETENIMENTO


Sabrina Sato conta detalhes de como planeja ceia de natal com o ex: ‘Por Zoe’
Sabrina Sato celebrará a ceia do Natal deste ano com o ex, Duda Nagle, pai de sua única filha, Zoe, de cinco anos....


Fernanda Paes Leme rebate críticas de internautas sobre seu corpo: ‘Bom senso’
Grávida do primeiro filho, Fernanda Paes Leme foi alvo de críticas e julgamentos após fazer uma publicação no Instagram. Nesta quinta-feira (30),...


O fim de semana será de muita música sertaneja com Bruno e Marrone e Trio Parada Dura na Musiva, espetáculo...
ESPORTES


Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte
O empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, nesta quinta-feira (30), encerrou a luta do Athletico por uma vaga...


Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão
O Fortaleza venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do...


Grêmio vence, rebaixa o Goiás e mantém chance de título do brasileirão
O Grêmio saiu vitorioso no confronto contra o Goiás, com placar de 2 a 1, em partida realizada em Porto...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
VÁRZEA GRANDE5 dias ago
1.000 TITULARES E SUPLENTES TÊM SEUS NOMES DIVULGADOS PELA PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
-
BRASIL2 dias ago
TV Brasil comemora 50 anos de carreira de Alcione com especial inédito
-
ALMT2 dias ago
STJ remarca pela nona vez a data para julgar Botelho
-
CUIABÁ4 dias ago
Taylor Swift recebe família de jovem de MT que morreu em show no RJ
You must be logged in to post a comment Login