Política

Emanuel Pinheiro autoriza construção de nova estação no terminal do CPA III; Semob dá início à obra

Publicado em

95aa79da3674033b732c5496e5a4b695

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, autorizou a transformação do terminal do CPA III em uma estação com a mesma proposta das três já existentes na região central da Capital, as estações Alencastro, Bispo e Ipiranga, ofertando mais conforto e segurança aos usuários do transporte público. 

O diferencial é que dessa vez, a estrutura será de alvenaria. A  obra já teve início pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e deve ser entregue em um prazo de 180 dias. 

“Reformamos recentemente, as estações Alencastro e Ipiranga, e a próxima será a Bispo. A gestão começou nesta semana a fazer mais essa outra estação aqui  na região da grande  CPA. Isso é levar respeito e conforto à  população. Infelizmente, somente na minha gestão, começamos a fazer locais climatizados, e então, nós começamos com esse projeto que não é luxo.  Cuiabá é uma cidade quente e quem está indo ou vindo do trabalho merece estar em um local confortável. Os estudantes merecem chegar às suas escolas com mais dignidade e respeito.  Quem usa o transporte público sabe que essas estações melhoraram o sistema do transporte coletivo. Antigamente, no Centro, as pessoas ficavam nas praças, no solzão quente aguardando os ônibus.  Após terminarmos essa estação do CPA III, iremos fazer a estação do CPA I”, garantiu o prefeito.  

Leia Também:  Secretário da Semob destaca ações educativas da campanha Maio Amarelo

Conforme o secretário da pasta de Mobilidade, Juares Samaniego,  o projeto da nova estação irá conter quatro locais de embarques e desembarques e a capacidade é para atender entre 30 a 35 mil passageiros diariamente.

Os trabalhos serão realizados por etapas evitando prejuízos aos usuários. 

Juares explica que, inicialmente serão erguidos os pilares, o levantamento de paredes, colocação de vidros, troca de telhados, colocação de piso tátil, tomadas e entrada para USB, assento preferencial para grávidas, idosos e pessoas com deficiência (PCD), reforma dos banheiros e ainda, climatização do local.

“Em breve estaremos divulgando mais detalhes do projeto e a população da região do CPA III e quem usa o transporte coletivo naquela rota irá se surpreender com essa nova estação.  Mudar a qualidade do transporte público de Cuiabá é uma regra na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, concluiu ele.  

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Secretário da Semob destaca ações educativas da campanha Maio Amarelo

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá finaliza construção da ponte de concreto do bairro Silvanópolis

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA