Política

Emenda de R$ 400 mil é destinada para a agricultura familiar de Araputanga

Publicado em

775fa59208b52b42ca0c0bcd4e73c4a96217e49cc1028

Foto: Luciana Souza

O deputado Dr. Gimenez (PV) destinou mais R$ 400 mil, em emenda parlamentar, para a agricultura familiar. O valor atenderá os pequenos produtores de leite de Araputanga e será aplicado na aquisição  de combustível. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (24), na sede da Cooperativa Agropecuária do Noroeste – CoopNoroeste, em Araputanga.  

“Desde o início do meu mandato, me comprometi em promover o fortalecimento do segmento. A economia da nossa região é fomentada pelos pequenos produtores, incluindo a cadeia produtiva leiteira.  É necessário, repito sempre, os estimularmos para que permaneçam no campo. Isso impacta na geração de emprego e renda”, reiterou. 

A destinação da emenda foi uma articulação da vereadora Cléo Camargo (Solidariedade) em conjunto com o prefeito do município, Enílson Rios (Solidariedade). “O deputado Gimenez vem cumprindo com todas suas promessas. Mais que isso, ele tem um amor enorme pela região oeste e sempre nos atende. É mais uma emenda que possibilitará melhorias na vida do homem do campo”, frisou a vereadora. 

Leia Também:  Peticionamento Eletrônico do MPF ficará indisponível nesta quinta-feira (8), das 7h às 10h

De acordo com o diretor-presidente da Coopnoroeste, Misael Barreto, o recurso chega em momento oportuno. Ele explica que, por mais que a pandemia esteja menos agressiva, os pequenos produtores ainda não se recuperaram da crise que ela trouxe. 

“ Agradecemos ao olhar sensível que o deputado sempre tem com o setor. Estamos caminhando com dificuldade ainda, e o recurso vai ajudar muitas famílias. Imagina o quanto elas vão economizar podendo executar os serviços sem o gasto com combustível?!”, destacou. 

O deputado cumpre agenda no município nesta semana, onde também anunciará recursos para a cultura, esporte e para a educação. 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Ações populistas reforçam cenário de ameaça à liberdade de imprensa

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  Detran-MT notifica 367 condutores por suspeita de irregularidade na obtenção da CNH

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA