Política

Mês da Mulher: Empoderamento é tema de palestra realizada pela Secretaria Municipal da Mulher

Publicado em

cecf9b014dc6e62e8a8b98620a44cc3a

As mulheres atendidas pelo Instituto dos Cegos de Mato Grosso e as colaboradoras do Pantanal Shopping, em Cuiabá,  assistiram a palestra  “Empoderamento Feminino”, realizada pela Secretaria Municipal da Mulher no dia 8 de março, em comemoração ao Dia internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas,  em 1975. 

De acordo com a secretária-adjunta da pasta, Elis Regina Prates, essas parcerias possibilitam reforçar e disseminar informações quanto a rede de proteção existente, que presta acolhimento, capacitações, que fomentam o empoderamento.

“Mulheres empoderadas também são aquelas que sabem se priorizar. Não podemos cuidar do outro se não cuidamos de nós mesmas. É importante construir relacionamentos, oferecer suporte para o outro. É por meio do empoderamento que ocorrem as mudanças de vida, em relacionamentos abusivos e assédios no trabalho. Também é com ele que conseguimos o crescimento em diversas áreas”, explica.

Para o presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson Arruda, o trabalho realizado pela Secretaria reforça que todas possuem condições de atuarem nas áreas que elas optarem. Destaca que a parceria fortalece o protagonismo. 

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação de candidato aprovado para o cargo de Professor de Inglês

“Este é um marco histórico. O primeiro,  de muitos eventos que teremos com a Secretaria da Mulher. Quem sabe podemos fazer um bate-papo mensal. Isso aqui é só o começo”, reforçou.  Para Keila Cristina, o evento, mostrou que ela não está sozinha. “O empoderamento faz com que nós mulheres com deficiência cresçamos e tenhamos igualdade e oportunidades”, afirma.

Na parte da tarde a secretaria da mulher, participou de um evento interno com as colaboradoras do Pantanal Shopping.

“Ficamos lisonjeadas com o Pantanal Shopping que aderiu a campanha “Cuiabá Por Elas” e terá um ponto de coleta na sala de Sustentabilidade no piso 2. Quem vier ao shopping pode fazer a doação de absorventes”, declara a Secretaria Municipal da Mulher, Luciana Zamproni.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Secretaria de Gestão promove homenagem aos servidores em celebração aos Dia dos Pais

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  Venda de veículo já pode ser realizada de forma digital em Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA