Política

Prefeitura de Cuiabá promove feira de adoção de animais na Praça Alencastro no dia 10

Publicado em

b050d33eb267e00d0487e8857492aaba

Amor e carinho. É isso que os bichinhos resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) tanto precisam. Em alusão ao Dia Nacional dos Animais, celebrado na próxima semana (14 de março), a Prefeitura de Cuiabá promove, nesta quinta-feira (10), uma grande feira de adoção voluntária, na Praça Alencastro, das 8h30 às 16h. Ao todo, 20 cãezinhos que aguardam por uma nova família serão disponibilizados. 

O evento tem como finalidade, oportunizar abertura de novas vagas no abrigo municipal, localizado no Centro de Zoonoses, ao qual opera com sua capacidade máxima. Dentre as atrações, está o sorteio de brindes, promoção de palestras educativas que versam sobre os cuidados com os pets, aplicação de vacina antirrábica, além de 50 fichas para castração de gatos para famílias de baixa renda, entre outras.

A diretora do órgão, Beatriz Del’Isola, explica que trata-se de cachorros originários de maus-tratos, porém, ao receberem todos os cuidados veterinários, encontram-se aptos para ganhar um novo lar. Todos eles serão entregues já vermifugados, vacinados e castrados. 

Leia Também:  Dez ruas do bairro Jardim Industriário II serão asfaltadas pela Prefeitura de Cuiabá

“Hoje o nosso abrigo está superlotado e existem animais na fila de espera. Precisamos oportunizar que eles recebam uma nova casa.  Ressaltamos que todos estão em ótimas condições de saúde. Estamos fazendo a nossa parte na busca e agora contamos, mais uma vez,  com a colaboração da população nesta causa tão nobre”, afirmou a gestora. 

Para participar é bem simples, basta o futuro dono comparecer presencialmente ao local com as cópias dos documentos de identidade e comprovante de endereço em mãos. Em seguida, passará por uma entrevista com equipe multidisciplinar, onde assinará o termo de responsabilidade, oficializando a adoção. 

Responsável pela coordenação dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), chefiada por Renivaldo Nascimento, afirma que a Gestão Pinheiro tem se empenhado ao máximo para minimizar os impactos, atuando de forma efetiva na defesa e proteção dos animais, bem como na punição dos agressores

“Quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos, especialmente o prefeito Emanuel Pinheiro pelo apoio em mais essa ação, que inclusive, tem nos dado todo o respaldo jurídico de combate à violência contra os animais. Temos muitos cachorrinhos que precisam ser adotados. Aproveito para estender o convite a toda comunidade cuiabana para prestigiar e conhecer de perto o nosso trabalho. Não é uma tarefa fácil, mas vamos dar sequência, pois nossos animais merecem”, destacou. 

Leia Também:  Eduardo Bolsonaro quer CPI contra institutos de pesquisa; aliados irão ao MP

Vale destacar, que a campanha transcorre durante todo ano, sem interrupções. Para agendar as visitas, é necessário fazer o agendamento pelo telefone 0800 647 7755. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Quinta-feira (24): Mato Grosso registra 723.464 casos e 14.852 óbitos por Covid-19

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  PF reúne partidos para ‘alinhamento estratégico’ da segurança de candidatos

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA