Política

Publicado edital para obras do Aeroporto Regional de Tangará da Serra

Publicado em

df240c98ce83c0adef9c2053de7633456228ee431b1da

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Dr.João (MDB) comemorou a publicação do edital de licitação para contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para Execução de Obras de Engenharia Aeroportuária e Serviços Complementares para o Aeroporto Regional de Tangará da Serra. O edital foi divulgado na tarde de quinta-feira, 10, no site do Governo de Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O parlamentar está acompanhando passo a passo de todo o processo licitatório para então informar a população. “Estamos perto de realizar um grande sonho, que é ter um aeroporto apto para receber aeronaves de grande porte, a população de toda região irá ser beneficiada com essa conquista” pontuou o deputado.

Além do desenvolvimento econômico e geração de empregos, o parlamentar frisou o grande avanço no processo de viabilização do crescimento aeroportuário da região. “Estamos trabalhando arduamente desde o início do mandato em parceria com a Sinfra, com o governo do Estado, com a prefeitura de Tangará da Serra, com o deputado federal Neri Geller, bem como lideranças que não estão medindo esforços para tornar realidade o moderno aeroporto” ressaltou Dr. João. 

Leia Também:  Especialista climático: “Toda vez que converso sobre proteção ao meio ambiente, uso Mato Grosso como exemplo”

Os recursos que serão investidos são provenientes do Termo de Compromisso n° 012/2017, firmado entre o Ministério dos Transportes Portos e Aviação Civil (MTPA) e a Sinfra. 

O projeto contempla a recuperação da pista de pouso e decolagem, a construção do pátio de estacionamento de aeronaves, a construção da pista de táxi way, a execução de sinalização horizontal, além da execução de sistema de balizamento noturno, a instalação de sistema de aproximação (PAPI) e a instalação de biruta iluminada.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Política

Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Published

on

By

SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) apresentaram, nesta semana, durante a 57ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2022), em Belém (Pará), trabalhos científicos sobre Covid-19 e Arbovirores em Mato Grosso.

As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria e-poster (painel). Foram apresentados, entre os dias 13 a 16 de novembro, as seguintes pesquisas: Vigilância Genômica de Amostras Positivas de Arboviroses Coletadas no Estado de Mato Grosso; Sequenciamento de Nova Geração das Amostras de SARS-COV-2 Positivas para Identificação e das Variantes Circulantes no Estado de Mato Grosso; Inquérito Soroepidemiológico de Covid-19 em Cuiabá-MT e o trabalho Monitoramento de Variantes de SARS-COV2 Circulantes no Estado de Mato Grosso em 2021.

Os autores das pesquisas foram Elaine Cristina de Oliveira, Vagner Fonseca, Luiz Takao Watanabe,  Luana Barbosa da Silva, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, Amanda Cristina de Souza Andrade, Emerson Soares dos Santos, Ana Paula Muraro, Nayara Cristine Marchioro Pereira Sigueira, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Juliana ILídio da Silva, Maria Clara Pereira Leite, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Mara Patrícia F. da Penha, Juliano Silva Melo e Raquel da Silva Ferreira.

Leia Também:  Governador vai a Nobres e assina mais de R$ 40 milhões para obras na região

Além de servidores do Lacen, também realizaram as pesquisas servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Durante o congresso, o Lacen ainda participou da mesa redonda sobre experiências regionais e independentes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil, que ocorreu dentro da programação do 2º Fórum Covid-19, realizado no encontro nacional. O tema foi apresentado pela diretora do Laboratório Estadual, Elaine Cristina de Oliveira.

O MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Anualmente, mais de 3000 participantes são esperados. Durante o evento, ocorreram diversas discussões, entre elas sobre Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas e o IX Workshop Nacional Rede Tuberculose.

Após o MEDTROP 2022, uma técnica do Lacen segue em Belém participando do curso sobre Bioinformática para vigilância genômica de vírus, que encerra neste sábado (19.11).

Leia Também:  Passageiros sofrem com onda de cancelamentos de voos no aeroporto de Lisboa

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA