Política
Quase 60% dos eleitores paulistanos não se lembram em quem votaram para vereador
Publicado em
21 de janeiro de 2022por

“Não lembro nem se é homem ou mulher.” A declaração é da eleitora Luane Nepomuceno, estudante de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e consultora de estratégia empresarial, sobre em quem ela votou para vereador nas eleições municipais de 2020. Assim como a jovem de 23 anos, quase 60% dos eleitores paulistanos também não têm essa lembrança.
A “amnésia eleitoral” captada na pesquisa Viver em São Paulo – feita pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ipec -, segundo analistas, evidencia o grau de afastamento da população de seus representantes nos Legislativos. De acordo com o levantamento, 58% dos eleitores da cidade disseram não se recordar do candidato escolhido para a Câmara Municipal, ante 37% que afirmaram saber em quem votaram.
Os dados apontam ainda que as instituições políticas municipais estão mal avaliadas. Para 57% dos entrevistados, a atuação da Câmara Municipal de São Paulo é “ruim/péssima”. Apenas 8% disseram que ela é “ótima/boa” e 27% declararam que a consideram “regular”. Ainda segundo a pesquisa, 25% não souberam responder sobre como funciona o andamento de projetos na Casa.
Na avaliação da diretora de Inteligência e Insights do Ipec, Patrícia Pavanelli, os dados deixam evidente também o distanciamento dos eleitores com os candidatos, sejam eles eleitos ou não. “Isso ajuda a entender um pouco como é que a população lida com a questão. Pensando no dia a dia, a população pode não estar observando ganhos no trabalho da Câmara, o que se reflete na avaliação negativa da Casa”, disse Patrícia.
O cientista político George Avelino, da Fundação Getulio Vargas (FGV), destacou que a falta de memória eleitoral é comum tanto para o Legislativo federal como para o municipal. “É um número preocupante, mas não é muito diferente do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa”, afirmou. De acordo com ele, existe “um descontentamento geral em relação à política”. “E há uma perspectiva de que a política é uma atividade criminosa.”
Administração
A avaliação da atual administração municipal é negativa, conforme o levantamento. Para 45% dos entrevistados, a gestão é “ruim/péssima” – um aumento de 10 pontos porcentuais em relação ao ano anterior e o segundo pior resultado na série histórica da pesquisa, que é realizada desde 2008. Já 13% consideram a administração “ótima/boa” e 39% a classificaram como “regular”.
A pesquisa mostrou também que 48% dos paulistanos consideram a administração municipal “pouco ou nada transparente” em relação à divulgação de informações sobre a gestão, metas e prestação de contas. Em comparação com 2019, houve um aumento de 7 pontos porcentuais.
Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), as ações da Prefeitura devem ser mais divulgadas. “Nós, como Prefeitura, precisamos melhorar a nossa comunicação para que as pessoas também possam ter a percepção do que está sendo feito”, disse Nunes.
Luane também defendeu uma Prefeitura e uma Câmara Municipal mais “acessíveis” à população, com “mais transparência e menos retórica”.
Instituições
Pela quinta vez consecutiva, as igrejas aparecem na liderança entre as instituições que mais contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos paulistanos (22%). Em seguida, vêm as associações de bairro (18%) e as ONGs que trabalham e atuam nas comunidades (15%).
Patrícia Pavanelli, do Ipec, disse acreditar que a predominância da igreja no topo do ranking se explica por ela ser um local de “acolhimento” para as pessoas. “A população se sente acolhida porque a porta está aberta. Você não bate na porta do prefeito, você não bate na porta da Prefeitura para pedir acolhimento.”
Qualidade de vida
Pelo segundo ano consecutivo, a avaliação da qualidade de vida na cidade foi negativa. A porcentagem dos que consideravam que a vida tinha piorado “muito ou um pouco” era de 28% em 2019. Em 2020, esse número passou para 43%. Hoje, são 37%. Já a percepção de melhora na vida dos paulistanos foi de 31% em 2019. Nas pesquisas seguintes, a avaliação passou para 19% em 2020 e 21% em 2021.
Entre os entrevistados no levantamento, 57% afirmaram que sairiam da cidade se pudessem. O desejo de deixar São Paulo foi mais expressivo entre os que possuem renda familiar superior a cinco salários mínimos (72%), os que têm ensino superior (69%) e os que têm entre 25 a 34 anos e são da região norte (67%).
O coordenador da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, observou que há uma relação direta entre os números do levantamento. As pistas que indicam o desejo dos paulistanos de se mudar, afirmou Abrahão, estão nas três coisas que eles menos gostam na cidade: a violência (33%), a criminalidade (17%) e o trânsito (14%).
A pesquisa Viver em São Paulo foi feita com pessoas que residem na cidade, com 16 anos ou mais. A aplicação das entrevistas foi online e domiciliar, com questionário estruturado. Um total de 800 entrevistados foram ouvidos entre os dias 4 e 28 de dezembro. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
DESTAQUE
Carvalho e Buzetti assinam PEC que criminaliza posse e porte de drogas
Published
4 dias agoon
17 de setembro de 2023
Os senadores por Mato Grosso Mauro Carvalho (União Brasil) e Margareth Buzetti (PSD) estão entre os que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza ” a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.
O texto foi proposto pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) indicou que deve descriminalizar o porte de maconha para consumo próprio. O STF julga o Recurso Extraordinário (RE) nº 635659, com repercussão geral (Tema 506).
No Supremo, até o momento, há cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio e um voto que considera válida a previsão do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). O julgamento foi suspenso no final de agosto após pedido de vista do ministro André Mendonça, com prazo de até 90 dias para retorno ao Plenário do STF.
A PEC nº 45/2023 foi proposta por Rodrigo Pacheco e endossada por outros 29 senadores, incluindo Carvalho e Buzetti. O projeto foi subscrito por parlamentares de partidos como PSD, Novo, PP, PL, União Brasil, PSB, PSDB, Republicanos e Podemos.
O texto altera o artigo 5º da Constituição Federal. Pela redação proposta pelos senadores, fica definido que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.
A mudança vai de encontro à discussão no STF, onde a maior divergência tem sido com relação à quantidade de maconha apreendida com os usuários da droga. O voto do ministro Alexandre de Moraes tem sido adotado como parâmetro para presumir que são usuários aquelas pessoas flagradas com quantidades entre 25g e 60g de maconha ou com até seis plantas fêmeas.
O entendimento indicado pelos ministros do Supremo retiraria a possibilidade de processo criminal e prisão das pessoas flagradas com essas quantidades menores. Apenas punições administrativas ou cíveis seriam possíveis sem o enquadramento como tráfico de drogas.
Com MIKHAIL FAVALESSA/MJ

Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática

Prefeito autoriza compra ônibus leito para transporte de pacientes para Cuiabá

Receitas Saudáveis para Primavera: três ideias frescas e saborosas

4 nutrientes importantes para a saúde dos cabelos

Cozinha shaker: conheça todos os detalhes e saiba como aplicar o estilo
GRANDE CUIABÁ


Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática
21/09/2023 Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática Durante a sessão parlamentar realizada nesta quinta-feira (21), a vereadora Edna...


Dr. Luiz Fernando homenageia colegas de profissão em sessão solene na Câmara Municipal
21/09/2023 Dr. Luiz Fernando homenageia colegas de profissão em sessão solene na Câmara Municipal O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos)...


Câmara aprova projetos e pareceres da CCJR nesta quinta-feira (21)
21/09/2023 Câmara aprova projetos e pareceres da CCJR nesta quinta-feira (21) A Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou nesta quinta-feira (21.09),...
MATO GROSSO


Sema-MT publica normativa que aprimora monitoramento da exploração florestal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (21.09), uma nova normativa que aprimora...


Etapas regionais dos Jogos Abertos Mato-grossenses começam nesta sexta-feira (22)
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza, entre esta sexta-feira (22.09) e domingo (24), as primeiras...


Com novas bolsas de pesquisa, Seciteci lança 3ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso
A 3ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso foi oficialmente lançado nessa quarta-feira (21.09), durante a programação da Semana da...
POLÍCIA


Polícia Civil indicia quatro pessoas por incêndio criminoso na prefeitura de Rondonópolis
A Polícia Civil de Mato Grosso indiciou quatro pessoas por envolvimento no incêndio contra o prédio da Prefeitura de Rondonópolis,...


Autores de roubo praticado contra adolescente são presos pela Polícia Civil
Dois autores do roubo praticado contra um adolescente no município de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá), foram presos...


Polícia Civil indicia motorista escolar por homicídio culposo em acidente no norte de MT
A Polícia Civil indiciou o motorista V.D.C.R. pelo crime de por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pelo...
ENTRETENIMENTO


Jheny Santucci, ex de Arthur Aguiar exibe vídeo emocionante: ‘Bebê se mexendo’
Na manhã desta quinta-feira (21), Jheny Santucci mostrou o bebê se mexendo na barriga dela. A empresária está grávida de...


Encontro Estelar: Erika Gentille Celebra Aniversário ao Lado de William Lira e outros famosos
Uma Noite de Amizade e Colaboração Entre a Influenciadora e o Renomado Ator no ‘Baile de Primavera’ de Erika Gentille...


Mara Maravilha assume papel de empresária artística, representando o prodígio autista Vitorio Antôny Apps, comparado a Einstein e Leonardo da Vinci
Assim como Einstein e Da Vinci, Appes é um gênio autista brasileiro No mundo da literatura, algumas estrelas brilham mais...
ESPORTES


Fluminense vence o Cruzeiro e entra no G4 do Brasileirão
Na noite desta quarta-feira (20), o Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0 em partida válida pela 24ª rodada...


Fortaleza surpreende e vence São Paulo por 2 a 1 no Morumbi pelo Brasileirão
O Fortaleza surpreendeu e derrotou os reservas do São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, pelo Brasileirão, em uma...


Goiás e Flamengo empatam sem gols, pelo Brasileirão
Em jogo da 24ª rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com o Goiás em 0 a 0 na noite desta...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria
-
DESTAQUE3 dias ago
Marco temporal das terras indígenas volta à pauta do STF
-
DESTAQUE3 dias ago
Ninguém acertou a Mega-Sena e prêmio acumulado é de R$ 14,5 milhões
-
DESTAQUE3 dias ago
Pai e filho são presos com armas e munições durante investigação de denúncia de furto de gado
You must be logged in to post a comment Login