Política

Saúde abre campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção a saúde da mulher

Publicado em

264b0fea-f7ed-41e9-b484-177a0e55bef7

Antônio Carmelo – Gcom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por intermédio do CAISM – Centro de Atendimento Integrado a Saúde da Mulher da Vila Itamaraty, abriu na manhã desta sexta-feira (30) a Campanha do “Outubro Rosa’ de prevenção a saúde da mulher.

O evento que reuniu diversas gestantes na sede do CAISM, contou com a participação da equipe técnica, como a enfermeira Ana Maria Lino, que fez uma explanação de abertura às presentes, falando sobre os cuidados e a atenção que se deve ter com a saúde da mulher, através da realização de exames que vão desde os chamados toques pessoais até autoexame das mamas, bem como, exames clínicos preventivos (papanicolau), colo de útero. Ao final do evento, foi servido um café da manhã às mulheres presentes.

Servido café da manhã às mulheres presentes…

Conforme a coordenadora do Centro de Atendimento, Andréia Cristina, as orientações são para que as mulheres procurem as unidades de saúde próximas de seus domicílios, onde o primeiro atendimento é realizado, e em caso de suspeita ou detecção de alguma anomalia, a mesma é encaminhada ao CAISM, onde um atendimento especializado, prestado por ginecologista como é o caso da Drª Larissa Fonseca; psicólogas e psicoterapêutas, entre outros; dão seguimento ao acompanhamento das pacientes com exames específicos e, o início de tratamento se for o caso.

Leia Também:  Preso a discurso simplista, Pivetta critica fala de Lula sobre financiamentos do BNDES

Conforme a técnica em saúde, a prevenção ainda é a melhor maneira de enfrentar a situação. “Qualquer problema de saúde identificado no início, aumentam as chances de cura e melhoram as condições de tratamento”, explica.

Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde locais darão atenção especial às mulheres focando na prevenção. Para tanto, palestras educativas serão realizadas no sentido de informar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e de colo do útero, bem como ressaltar os benefícios da prevenção.

CAISM – Centro de Atendimento Integrado a Saúde da Mulher da Vila Itamaraty…

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

DESTAQUE

Pastor da Assembléia de Deus é empossado prefeito após renúncia de gestora bolsonarista

Published

on

Pastor Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC) foi empossado nesta quarta-feira (1) como novo prefeito da cidade de Carlinda (762 km ao norte de Cuiabá). Cerimônia foi realizada após renúncia da ex-gestora Carmelinda Leal, que deixou o comando do Executivo municipal por ser contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ex Prefeita Carmelinda Leal. Foto: Rogério Florentino

Leia mais sobre o assunto:

Prefeita de MT confirma que renunciará se Lula tomar posse; assista vídeo

Prefeita de MT renuncia ao cargo por motivos ideológicos

Conforme noticiado pela reportagem, a saída da prefeita gerou polêmica que repercutiu para fora dos limites da cidade mato-grossense. Nacionalmente, o caso ganhou espaço em grandes veículos de comunicação e se tornou para parte dos analistas uma das amostras da polarização política brasileira.

Anúncio da renúncia foi feito pela prefeita logo após a posse do presidente, no dia 1 de janeiro. Já no dia 3, Carmelinda foi à Câmara Municipal entregar carta de renúncia ao vereador José Henrique Bertipaglia, que preside o Parlamento.

Leia Também:  Preso a discurso simplista, Pivetta critica fala de Lula sobre financiamentos do BNDES

Em acordo com o Legislativo municipal, a então prefeita concordou em se manter no cargo até o dia 31 de janeiro. O período foi utilizada como uma forma de garantir uma transição tranquila para a gestão de Fernando.

Durante a transição, dentre outras atividades, foram realizadas entregas de obras e reuniões públicas de troca de governo. E, com a virada do mês, Fernando de Oliveira foi empossado novo prefeito do município nesta quarta-feira.

No site da prefeitura, atualização mostra o perfil do novo prefeito, que é casado, pai de 3 filhos, formado em Teologia, Direito e Administração. Além disso, o gestor é pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

 

Com Khayo Ribeiro/GD

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA