SAÚDE

Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas

Publicado em

Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas
Redação EdiCase
Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas

A Síndrome de Guyon consiste em um quadro de dormência nas mãos que costuma aparecer em ciclistas por conta do longo tempo que passam com as mãos apoiadas no guidão, colocando parte da pressão e peso do próprio corpo ali – o que causa um efeito de hiperpressão sobre a região chamada de hipotenar, onde está localizado o nervo ulnar.

Então, o nervo ulnar acaba sendo comprimido para dentro do canal de Guyon, provocando a lesão e os sintomas. A paralisia do ciclista, porém, pode ainda ser causada por outros fatores externos, como traumas, tumores, entre outros.

Advertisement

Tratamentos para a síndrome

A dormência nas mãos precisa de tratamento sempre que atinge a fase crônica , ou seja, quando os sintomas persistem mesmo com repouso ou aparecem com certa frequência. O tratamento costuma ser feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e pode ser necessário o uso de tala além de sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos das mãos e retorno às atividades esportivas. Além disso, é imprescindível que o paciente passe a ter alguns cuidados a fim de evitar que a paralisia retome.

Leia Também:  Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Formas de prevenir a condição

Existem algumas maneiras de prevenir a hiperpressão na região hipotenar e evitar os sintomas da dormência nas mãos na hora de pedalar. Vale, por exemplo, tentar alternar a posição das mãos no guidão e utilizar luvas com proteção acolchoada, além de procurar sempre utilizar bicicletas do tamanho certo e com os ajustes apropriados para a altura, habilidade e estrutura do ciclista. É importante lembrar ainda da necessidade de alongar as mãos e braços, esticando os punhos, dedos e agitando as mãos, tanto antes quanto depois do exercício.

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 127)

Por Gisele Gasparotto

Ciclista, fundadora e responsável pela metodologia e treinos da LuluFive (principal marca, do Brasil, que atua com o ciclismo feminino).

Advertisement

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:

SAÚDE

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

Published

on

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades básicas de saúde (UBS). A parceria, anunciada nesta quinta-feira (18), inclui a difusão de informações sobre localização, contato e horário de funcionamento, além do calendário de vacinação. 

Segundo a pasta, o trabalho envolve a atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo ministério.

A partir de agora, também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.

“Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, ‘vacinação perto de mim’, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização”, informou o Ministério da Saúde.

De acordo com o ministério, a iniciativa vai contribuir para reforçar junto à população a necessidade de aderir às campanhas de vacinação, tendo em vista a queda de cobertura vacinal verificada nos últimos anos.

Advertisement

Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra quais são as palavras-chave e os assuntos mais pesquisados pelas pessoas na internet, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros na classificação mundial. 

Leia Também:  Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA