Tribunal de Justiça de MT
Comarca de Nova Canaã do Norte completa 21 anos nesta terça-feira
A Comarca de Nova Canaã do Norte completa nesta terça-feira (4) 21 anos de história dedicada à promoção da Justiça e ao fortalecimento da cidadania. Com uma equipe comprometida e atuação próxima da comunidade, o Poder Judiciário consolida sua presença como referência de segurança jurídica e transformação social na região.
Instalada em 2004 pela Lei Complementar nº 166, a unidade judiciária é de entrância inicial e conta atualmente com uma Vara Única, uma magistrada e oito servidores. Hoje, 2.095 processos tramitam na comarca, que atende o município de Nova Canaã do Norte e os distritos de Colorado do Norte e Ouro Branco.
Ao longo das duas décadas, a Justiça local tem se dedicado a causas de grande impacto, com destaque para as ações fundiárias, o enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da prestação de serviços da justiça eficiente e acessível à população.
A trajetória da comarca foi construída com o empenho de magistrados e servidores que, desde sua instalação, vêm contribuindo para o avanço da Justiça no município. Já estiveram à frente da Direção do Fórum os seguintes juízes: Anna Paula de Freitas (2004–2012), Giselda R. S. de Oliveira Andrade (2012–2015), Tássia Fernanda de Siqueira (2015–2016), Walter Tomaz da Costa (2016), Fernando Kendi Ishikawa (2016–2020) e Ricardo Frazon Menegucci (2020–2025).
Para a juíza diretora do Fórum, Paula Tathiana Pinheiro, o aniversário é motivo de orgulho e reconhecimento. “É um motivo de felicidade enorme constatar o estabelecimento e fortalecimento da Justiça em nosso município ao longo dessas duas décadas. Ainda que com dificuldades estruturais, muito tem sido desenvolvido, especialmente na questão fundiária, no combate à violência doméstica e na busca da prestação jurisdicional efetiva à população”, celebrou.
“A Justiça de Nova Canaã do Norte tem crescido juntamente com a cidade, acompanhando sua evolução e promovendo transformações positivas na vida das pessoas. Nosso maior presente é ver a Justiça consolidada como pilar fundamental para o desenvolvimento e paz social de nossa comunidade. Parabéns a todos que fazem parte desta história”, destacou a magistrada.
Com 21 anos de atuação, a Comarca de Nova Canaã do Norte segue garantindo direitos, promovendo a cidadania e contribuindo para um futuro mais justo e equilibrado.
Autor: Adellisses Magalhães
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
Tribunal de Justiça de MT
2º Prêmio Acadêmico de Conciliação em Rondonópolis fortalece a cultura da paz
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis, sob coordenação do juiz Wanderlei José dos Reis, realizou a 2ª edição do Projeto Judiciário Prêmio Acadêmico de Conciliação. O evento, fruto de uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Rondonópolis, celebrou o engajamento dos futuros profissionais do Direito na busca por soluções inovadoras para a pacificação social.
O juiz coordenador do Cejusc e presidente da comissão avaliadora, Wanderlei José dos Reis, destacou a qualidade das propostas apresentadas. “O nível de pesquisa e a viabilidade prática das ideias superaram nossas expectativas. Este prêmio mostra que a nova geração de juristas de Rondonópolis está comprometida em construir uma cultura de paz. Nesta edição, a parceria com a OAB foi essencial para dar voz a essas propostas, que poderão se tornar projetos reais em nossas instituições. Sempre digo e repito que temos um compromisso intergeracional com os operadores do Direito do porvir, por isso temos que propagar a autocomposição desde a academia.”.
Já o defensor público Juliano Botelho de Araújo, representante da Defensoria Pública e membro da comissão avaliadora do projeto, pontuou que recebe com entusiasmo a iniciativa do Cejusc e da OAB com o Prêmio Acadêmico de Conciliação. “Todas as propostas apresentadas demonstram excelente nível técnico e sensibilidade jurídica, o que reforça nossa empolgação com o tema. A iniciativa é louvável, pois estimula desde a formação acadêmica a cultura do diálogo e da composição, contribuindo para a redução da judicialização e o fortalecimento de um Judiciário mais ágil e eficiente, o que beneficia toda a sociedade”.
O ponto alto da noite foi a divulgação dos vencedores, que receberam troféus e importantes incentivos para suas carreiras:Autor: Assessoria
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
CIDADES2 dias agoEXCLUSIVO: Prefeito de Rosário Oeste, Mariano Balabam, fala que “tem um jeitinho brasileiro” para tratar denúncia de carne clandestina no Municipio e demite Fiscal veterinária, ouça áudio
-
CIDADES7 dias agoAssessor Parlamentar é preso em flagrante com carro furtado e arma em casa noturna no Bairro Doutor Fábio 2
-
ALMT4 dias agoALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso
-
CUIABÁ5 dias agoHomem é preso em Cuiabá por enforcar, ameaçar companheira com faca e fugir com o filho




