VARIEDADES
Lima Duarte manda recado para Regina Duarte: ‘Não pode acabar assim’
Publicado em
20 de janeiro de 2022por

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lima Duarte, 91, usou as redes sociais para mandar um recado à colega Regina Duarte, 74. Entre 1985 e 1986, os dois fizeram muito sucesso ao contracenar na novela “Roque Santeiro”, na qual deram vida ao par Senhozinho Malta e viúva Porcina.
“Regina Duarte, minha querida viúva Porcina”, escreveu. “Trabalhamos por tanto tempo juntos e vivemos momentos tão gloriosos. São dessas lembranças boas que eu quero me recordar de você!”
Ele ainda publicou um vídeo no qual relembrou uma polêmica recente envolvendo a atriz. Ela divulgou uma montagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) de mãos dadas com uma imagem de Jesus Cristo e afirmou que não era falsa, mas real.
“Deus, tira a mão daí, meu pai”, diz Lima Duarte no começo do vídeo. “Tira a mão daí. Tanta sujeira na mão.”
Depois, ele passa a se dirigir diretamente à colega. “Regina Duarte, minha querida viúva Porcina, ‘estou certo ou estou errado?’”, brincou, com uma referência a bordão de Senhorzinho Malta.
“Viúva Porcina, já disse muitas coisas a seu respeito”, prosseguiu. “Trabalhamos 10 anos juntos. Foste a paixão de Sinhozinho Malta, vivemos momentos tão gloriosos para a televisão, para a interpretação, para as nossas vidas. Não pode acabar assim, Regina! Capricha! Capricha pra não acabar assim!”
A publicação ganhou o apoio de diversos famosos, como Bruno Gagliasso, Hugo Bonemer, Ana Paula Renault e Sergio Marone, entre outros. Entre os anônimos, houve quem curtisse e quem achasse a mensagem “desnecessária”.
A atriz deixou a Globo em fevereiro de 2020 para assumir o cargo de Secretaria Especial da Cultura do atual presidente Jair Bolsonaro. Ela estava na emissora desde 1969, quando atuou no folhetim “Véu de Noiva”.
Regina permaneceu no novo cargo, criado especialmente para ela, menos de três meses. Em maio, o presidente anunciou que ela deixaria a Secretária para fazer parte da gestão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Ela nunca chegou a assumir cargo nenhum na instituição.

Mais de 100 anos após a abolição e ainda existem pessoas negras vítimas de todo tipo de preconceito e discriminação. Na área da beleza, infelizmente, o “padrão branco” continua sendo considerado a única referência de belo existente. É comum encontrar pessoas escondendo seus cabelos crespos/cacheados por vergonha ou rejeição deles. Inegavelmente são dores silenciadas ao longo dos anos, mas presentes até os dias atuais. É nesse sentido que o resgate da autoestima e ancestralidade, que perpassam a decisão de assumir os cabelos naturais, representam também um processo de libertação.
Como estudante de Psicologia e visagista especialista em cabelos naturais, entendo que a transição capilar simboliza a cura das feridas causadas pela opressão e o racismo. Transicionar é escancarar o bullying da infância, os comentários negativos… Tocar nesse cabelo, falar dele, pode revelar as dores camufladas e as vezes até esquecidas, mas que vêm à tona quando o natural aparece. Historicamente houve liberdade, mas ainda há uma escravidão velada à nossa estética.
O resgate potente da nossa ancestralidade carrega conhecimentos capazes de combater qualquer preconceito. Esse autoconhecimento nos mostra que parte da nossa história, de dor e de glória, é contada também pelos nossos cabelos. Eles possuem grande importância e significado na construção da nossa identidade.
“Assumir” os cabelos cacheados e crespos é um grito de liberdade que devemos dar através da nossa imagem. Alguns conseguem. Outros não. Há aqueles que tentam até por cinco vezes, como uma pessoa que atendi. Nesse caso a palavra de ordem é: acolhimento. Cada um possui seu próprio tempo.
Essa postura permite um relacionamento de confiança, como o que foi estabelecido entre mim e a corajosa mulher que terminou sua transição durante uma gravidez. Na consultoria ela podia compartilhar suas vitórias e fraquezas. O meu papel, como profissional, foi apoiá-la em sua decisão, independentemente de qual fosse.
Por fim, percebemos que até mesmo a transição capilar faz parte do processo da luta contra o racismo e a tese do branqueamento no Brasil. Não podemos permitir que a ideia retratada na obra ‘Redenção de Cam’, por exemplo, seja fortalecida. O que precisamos enaltecer e valorizar é a beleza negra. Diferente da obra, o negro não deve se tornar branco e nem muito menos ser induzido a desejar isso através de meios sutis de imposição de padrões. Nossas raízes devem ser respeitadas! Cada vez mais precisamos fazer a nossa parte para enaltecer o belo que é sermos únicos e especiais apenas pelo fato de existirmos.
*CAROL BISPO é visagista, especialista em cabelos crespos e cacheados, acadêmica de Psicologia e idealizadora do método Cabelo do Dia Seguinte. Instagram: @carolbispovisagismo.

Comissão discute inscrição da Chapada do Araripe para se tornar Patrimônio da Humanidade

Lei inscreve o nome de Dulcina de Moraes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Comissões promovem debate sobre falta de energia elétrica em São Paulo

Sema e Força Tática flagram desmatamento ilegal durante fiscalização; infratores são multados em R$ 10 milhões

ALMT debate ampliação e construção de escolas em Canarana
GRANDE CUIABÁ


Johnny Everson articula aprovação de PL que institui a Semana dos Quintais de Siriri e Cururu
01/12/2023 Johnny Everson articula aprovação de PL que institui a Semana dos Quintais de Siriri e Cururu O Projeto de...


Vereador lança projeto de incentivo a arborização e vai distribuir mais de 300 mudas de árvores
01/12/2023 Vereador lança projeto de incentivo a arborização e vai distribuir mais de 300 mudas de árvores A fim de...


Chico 2000 articula reconhecimento de ONG de proteção aos animais
01/12/2023 Chico 2000 articula reconhecimento de ONG de proteção aos animais Com 20 votos favoráveis, o Plenário da Câmara Municipal...
MATO GROSSO


Sema e Força Tática flagram desmatamento ilegal durante fiscalização; infratores são multados em R$ 10 milhões
A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), com o apoio da Força Tática da Polícia Militar, interrompeu a...


Banda de escola estadual conquista 1º lugar em quatro categorias de concurso no RJ; “Experiência indescritível”, afirma aluna
A banda da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, em Cuiabá, ganhou 11 prêmios no 3º Concurso de Bandas e Fanfarras,...


Plano ABC+ em Mato Grosso ganha 7 novos parceiros e avança em ações sustentáveis
O Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+), que busca mitigar as...
POLÍCIA


Mandante de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil tentando fugir de Mato Grosso
O mandante do feminicídio de uma mulher, assassinada no início da semana em Lucas do Rio Verde, foi preso na...


Tatuagem auxiliou Polícia Civil a confirmar identidade de preso na Bolívia, procurado por tráfico de armas e homicídios em MT
Uma tatuagem no tórax auxiliou na confirmação da identidade do criminoso brasileiro detido nesta semana, na cidade de Santa Cruz...


Tatuagem auxiliou Polícia Civil a confirmar identidade de preso na Bolívia, procurado por tráfico de armas e homicídios em MT
Uma tatuagem no tórax auxiliou na confirmação da identidade do criminoso brasileiro detido nesta semana, na cidade de Santa Cruz...
ENTRETENIMENTO


Fernanda Paes Leme rebate críticas de internautas sobre seu corpo: ‘Bom senso’
Grávida do primeiro filho, Fernanda Paes Leme foi alvo de críticas e julgamentos após fazer uma publicação no Instagram. Nesta quinta-feira (30),...


O fim de semana será de muita música sertaneja com Bruno e Marrone e Trio Parada Dura na Musiva, espetáculo...


Filha de Gloria Pires agita web ao mostrar mansão da família em Brasília: ‘Paraíso!’
Antonia Morais, filha de Gloria Pires e Orlando Morais, usou sua rede social para fazer um tour pela casa de...
ESPORTES


Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte
O empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, nesta quinta-feira (30), encerrou a luta do Athletico por uma vaga...


Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão
O Fortaleza venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do...


Grêmio vence, rebaixa o Goiás e mantém chance de título do brasileirão
O Grêmio saiu vitorioso no confronto contra o Goiás, com placar de 2 a 1, em partida realizada em Porto...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
VÁRZEA GRANDE5 dias ago
1.000 TITULARES E SUPLENTES TÊM SEUS NOMES DIVULGADOS PELA PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
-
BRASIL2 dias ago
TV Brasil comemora 50 anos de carreira de Alcione com especial inédito
-
ALMT2 dias ago
STJ remarca pela nona vez a data para julgar Botelho
-
CUIABÁ4 dias ago
Taylor Swift recebe família de jovem de MT que morreu em show no RJ
You must be logged in to post a comment Login