Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Coordenadores Pedagógicos passam por formação via Aprende Brasil

Publicado em

Onde estamos e para onde desejamos ir? Em busca de respostas para estas duas perguntas, os coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão reunidos desde ontem (quinta-feira, 25 de setembro), com a coordenadora pedagógica do Sistema Aprende Brasil, Ângela Biscouto.

Em pauta, a formação continuada dos professores da Educação Básica, à luz da Base Nacional Comum BNC-Formação, assim como a análise das competências específicas e as habilidades da dimensão da prática profissional.

As formações continuadas com a equipe de coordenadores pedagógicos são realizadas em intervalos de 45 dias, e integram o rol de treinamentos da Escola de Gestão. “O processo de ensino-aprendizagem não se restringe somente à sala da aula das nossas escolas, ele se inicia no planejamento das formações, na reflexão sobre o trabalho que está sendo desenvolvido, na preparação das equipes e segue este conceito de retroalimentação, em que o objetivo final é sempre a qualidade do ensino, o aconchego de nossas unidades escolares e o bem-estar de alunos e equipe”, reflete a secretária de Educação de Sorriso, Adriana Reichert Palú.

Leia Também:  Creas e Caps fazem abordagem social a pessoas em situação de rua

Realizada no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso, o Cemfor, a formação segue até o fim da tarde desta sexta-feira (26 de setembro). Ângela Biscouto possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012).

Atualmente, atua como coordenadora pedagógica no Sistema de Ensino Aprende Brasil. Ela tem experiência na área de Educação e Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes eixos: Alfabetização, Gestão Escolar, Formação Docente, Fonoaudiologia Educacional e Linguagem Escrita.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:

Sorriso

Inaugurada Sala Lilás na Upinha da Zona Leste

Published

on

Um espaço especial para garantir o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Essa é o Espaço de Acolhimento Sala Lilás, inaugurado nesta manhã, 30 de setembro na Upinha da Zona Leste. A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama do Município, Mara Fernandes, reforça que o espaço instalado na própria unidade de saúde visa ofertar um ambiente seguro e especializado para mulheres vítimas de violência.

Nesse caso, a própria equipe de triagem será responsável por identificar mulheres que buscam atendimento, garantindo acolhimento especializado e com equipe multidisciplinar e oferta de atendimento psicológico. “O acolhimento, a psicoterapia é fundamental no processo de acolhimento e recuperação das vítimas, elas chegam extremamente fragilizadas e precisando de amparo”, destaca Mara.

Presente na inauguração, a delegada responsável pelo Núcleo de Atendimento à Mulher, Adolescente e Criança de Sorriso, Laísa Crisóstomo de Paula Leal, destacou a importância da iniciativa. “Esse será um importante ponto para que mulheres de toda a zona leste vítimas de violência doméstica busquem apoio”, diz. Contudo, frisa a delegada, é extremamente necessário que as vítimas registrem o boletim de ocorrência (BO) para que as forças de segurança também possam realizar o trabalho de proteção à vítima.

Leia Também:  Duplas de Sorriso conquistam posições de destaque no ranking do vôlei de praia de MT

O vice-prefeito Acácio Ambrosini pontua que a instalação da sala atende à Lei Municipal nº 3.690, de 29 de maio de 2025. “A Sala Lilás é uma proposta do vereador Adir Cunico e ressalta a importância de mulheres em situação de violência ser atendidas em ambientes privativos e individualizados no Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz. O gestor lembra que a lei municipal está em consonância com a Lei Federal nº 14.847/2024.

“É um avanço para o atendimento e cuidado com a mulher sorrisense e vem ao encontro do trabalho que realizamos com a criação da Semfa, uma pasta voltada exclusivamente ao cuidado com a mulher e consequentemente com a família”, ressalta a responsável pela Semfa.

Advertisement

Vale sempre lembrar que diante de uma situação de abuso, o correto é buscar ajuda. A Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.

Leia Também:  Prefeitura repassa recursos para Associação do Jonas Pinheiro e Sonho Meu

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA