VÁRZEA GRANDE
Educação abre processo seletivo para o cargo de diretor na rede pública

Avaliação com critérios técnicos de mérito e desempenho tem como objetivo garantir a gestão democrática e a valorização dos profissionais da rede pública de ensino
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) vai realizar processo seletivo para a escolha de diretores para as unidades escolares da rede pública municipal de Várzea Grande. O Edital normatizando o processo seletivo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município no último dia 15.
As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro, a aplicação da prova objetiva de conhecimentos será no dia 26 de novembro e o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia no dia 11 de dezembro. Os candidatos aprovados tomaram posse como diretor(a) escolar no dia primeiro de janeiro de 2026, para exercer o cargo num mandato de 3 anos.
De acordo com o secretário da pasta, Igor Cunha, o processo seletivo contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), obedecendo a um processo de avaliação com critérios técnicos de mérito e desempenho, tendo como objetivo garantir a gestão democrática e a valorização dos profissionais da rede pública de ensino.
Conforme o Edital, para concorrer à função, os candidatos devem ser titular efetivo ou estável no cargo de professor(a), garantindo a observância do princípio da legalidade e da continuidade do serviço público; Possuir experiência mínima de dois anos em docência, em qualquer nível ou sistema de ensino, público ou privado; Ter, na data da inscrição, no mínimo um ano de efetivo exercício em uma escola da rede municipal, ainda que em estágio probatório; Ter formação em curso superior de Pedagogia; ou ter licenciatura plena, acrescida de pós-graduação na área de Educação, Ter disponibilidade para atuação em regime de dedicação exclusiva, garantindo a plena dedicação às atividades de gestão escolar e idoneidade funcional.
Para a subsecretária da SMECEL, professora Eva de Paulo, a realização do processo seletivo para diretor escolar representa um grande avanço na consolidação da gestão democrática da educação municipal. “Essa iniciativa reforça o compromisso com a transparência, a valorização dos profissionais da educação e a construção de uma escola cada vez mais participativa e comprometida com a qualidade do ensino” declarou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), professor Juscelino Dias de Moura, destacou a importância da ampla divulgação do processo seletivo em todas as unidades escolares de Várzea Grande. “É fundamental que todos os profissionais da educação tenham conhecimento do edital e das oportunidades abertas. A escolha democrática de diretores é uma conquista da categoria e precisa ser garantida com transparência e participação ampla”, reforçou.
Galeria de Fotos (1 foto)


VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande reforça justiça fiscal e cria Comitê de Recuperação de Ativos

O CIRA tem como objetivo prioritário o combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal
A Prefeitura de Várzea Grande publicou no Diário Eletrônico Municipal o decreto n° 84/2025 que institui e cria o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Várzea Grande (CIRA).
Conforme o decreto, o CIRA tem como objetivo a propositura de ações voltadas ao aprimoramento de ações integradas e com vistas à efetividade na recuperação de ativos de titularidade do município de Várzea Grande, prioritariamente no combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal.
O Comitê tem a seguinte formação: secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva; Controladora-Geral do municipal, Elisângela Oliveira; Procurador-Geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto, sendo que eles devem designar os respectivos suplentes, em caso de ausências em reuniões. A presidência do Comitê será rotativa, com mandato de 12 meses, e a Secretaria-Geral ficará sob responsabilidade da Secretaria de Gestão Fazendária.
Segundo o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a criação do CIRA reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a legalidade e o fortalecimento da gestão fiscal.
“A atual gestão segue os princípios constitucionais da administração pública. Entre as atribuições do Comitê estão propor medidas legais e administrativas para recuperação de ativos, prevenir e reprimir crimes contra a ordem econômica e tributária, além de estimular a cooperação entre órgãos públicos e entidades parceiras. O CIRA também poderá instituir grupos operacionais permanentes, sob o modelo de forças-tarefas, com o objetivo de planejar e executar ações conjuntas”, destacou Marcos.
O Comitê também poderá contar com a participação de instituições estaduais e federais, mediante cooperação técnica, como o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal, COAF e Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).
Galeria de Fotos (1 foto)

-
CUIABÁ7 dias ago
A ÚLTIMA CONTA: Demitido servidor da Politec/MT que roubou cartão de morto para bancar noitadas
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Gasolina no Brasil está 8% acima do preço internacional, aponta Abicom
-
CIDADES3 dias ago
CPI em Diamantino conclui por indícios de improbidade e envolvimento de vereadora, ex-prefeito e secretários em esquema na Saúde
-
CUIABÁ3 dias ago
PERIGO IMINENTE: Capital de MT sob ameaça de temporal severo que pode deixar milhares sem luz e ruas alagadas