Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

Ideb: Minas Gerais inicia análise de resultados nas redes

Publicado em

O

Ministério da Educação (MEC) iniciou o Brasil Aprende+, estratégia nacional criada para apoiar os estados, os municípios e o Distrito Federal na transformação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025 em ações de melhoria da aprendizagem. A iniciativa orienta as redes a analisar os dados, identificar desafios, definir prioridades e elaborar planos de ação de acordo com a realidade de cada território.

A mobilização será desenvolvida em oito etapas, que vão da análise dos resultados ao acompanhamento das ações realizadas pelas escolas. O encontro realizado na terça-feira, 1º de setembro, reuniu o MEC, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a presidência estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de secretários e representantes técnicos dos municípios mineiros. O objetivo foi apresentar a estratégia nacional e os materiais que serão disponibilizados, bem como aprofundar a discussão sobre os indicadores de aprendizagem, com foco no ensino fundamental. 

Durante a reunião, Jânua Caeli, assessora-chefe de Articulação Municipal da SEE/MG, destacou que o painel apresentado complementa as ações que o estado já desenvolve. Segundo ela, Minas Gerais realiza um acompanhamento dos municípios prioritários a partir de seus indicadores e pretende também considerar os resultados do Ideb nesse trabalho. 

Jânua também afirmou que o estado mobilizará as redes para a realização das ações do Dia D e ressaltou que o ente já desenvolve iniciativas junto às regionais e aos municípios. Por fim, a assessora destacou a forte participação de Minas Gerais nas formações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 

Advertisement

A estratégia será apresentada em 27 encontros técnicos estaduais, envolvendo os 26 estados e o Distrito Federal. Ao longo do processo, as redes terão acesso a ferramentas, painéis de dados e materiais para apoiar gestores, coordenadores pedagógicos e professores na implementação e no acompanhamento das ações. 

Minas Gerais– De 2023 a 2025, em uma escala de 0 a 10, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental de Minas Gerais passou de 6,3 para 6,6 nos anos iniciais e de 4,9 para 5,5 nos anos finais. Já o Ideb do ensino médio passou de 4,2 para 4,6. Na rede pública do estado, o resultado passou de 6,1 para 6,4 nos anos iniciais; de 4,7 para 5,3 nos anos finais; e de 4 para 4,5 no ensino médio. Com esses resultados, o Ideb alcançou, nas três etapas avaliadas, os maiores valores da série histórica iniciada em 2005.     

Leia Também:  Projeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA

Os dados serão utilizados como ponto de partida para o trabalho do Brasil Aprende+ no estado. A partir da análise dos resultados, as redes serão apoiadas na identificação dos principais desafios de aprendizagem e na construção ou revisão de seus planos de ação. Os documentos deverão definir prioridades, estratégias e resultados esperados com base nas evidências de cada território. 

Para os municípios prioritários, o MEC disponibilizará ainda uma área específica no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), destinada ao detalhamento das ações relacionadas à recomposição das aprendizagens. 

Ideb Nacional – Entre 2023 e 2025, o Ideb nacional também avançou nas três etapas avaliadas, considerando as redes públicas e privadas. Em uma escala de 0 a 10, o índice passou de 6,0 para 6,3 nos anos iniciais do ensino fundamental, de 5,0 para 5,3 nos anos finais e de 4,3 para 4,5 no ensino médio. 

Considerando apenas a rede pública, o Ideb passou de 5,7 para 6,1 nos anos iniciais, de 4,7 para 5,0 nos anos finais e de 4,1 para 4,3 no ensino médio. Com esses resultados, o país alcançou, nas três etapas, os maiores valores da série histórica iniciada em 2005. 

Advertisement

Os resultados do Ideb e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 foram divulgados em 5 de agosto pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Brasil Aprende+ – Entre os instrumentos previstos pelo Brasil Aprende+ está uma caixa de ferramentas, com painéis interativos, relatórios personalizados por rede de ensino, materiais orientadores, guias e ferramentas para gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. 

Ainda em agosto, o painel de priorização vai disponibilizar dados de todas as escolas do país. A ferramenta permitirá comparar os resultados de 2025 e a trajetória das unidades entre 2023 e 2025, ajudando a identificar escolas com resultados baixos, queda ou estagnação no desempenho. 

Leia Também:  Artigos sobre educação bilíngue de surdos podem ser enviados até 11/9

Na segunda semana de setembro, será realizado o Dia D, mobilização nacional para apropriação dos resultados nas escolas. Cada rede poderá escolher a data, entre 8 e 11 de setembro, para reunir gestores, coordenadores pedagógicos e professores, analisar o desempenho dos estudantes, identificar lacunas de aprendizagem e definir prioridades. 

Depois do Dia D, cada escola será estimulada a elaborar seu próprio plano de ação, conectado à realidade da unidade e integrado ao planejamento da rede. O trabalho será acompanhado ao longo do ano, com apoio do MEC na análise das evidências e no direcionamento de formação, apoio técnico e financeiro e outras políticas e programas, conforme os desafios identificados. 

Advertisement

O Brasil Aprende+ integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, política construída em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Undime para apoiar os entes federativos na recomposição das aprendizagens de estudantes da educação básica. A iniciativa busca contribuir para a redução das desigualdades e o fortalecimento da equidade na educação. 

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), é um indicador que combina o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb com as taxas de aprovação apuradas pelo Censo Escolar, permitindo acompanhar a qualidade da educação básica brasileira. Integra o conjunto de indicadores utilizados para o monitoramento das metas educacionais previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). Considerando que a vigência do PNE foi prorrogada até 31 de dezembro de 2025, o índice permanece como referência para o monitoramento das políticas educacionais e para a avaliação dos avanços e desafios na consecução dos objetivos estabelecidos pelo PNE durante o período de vigência.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Advertisement

EDUCAÇÃO

Pronatec tem mais de 370 vagas verdes para qualificação profissional em MG

Published

on

Estão disponíveis 377 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional ligados ao meio ambiente em Minas Gerais, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades estão distribuídas em diferentes municípios do estado. 

Entre os cursos disponíveis no estado estão Agente Cultural, com 30 vagas em Contagem; Agente de Informações Turísticas, com 60 vagas em Montes Claros; Auxiliar de Operação de Biodigestores, com 30 vagas em Florestal e 80 vagas em Salinas; Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com 30 vagas em Florestal e 90 vagas em Montes Claros; Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos, com 27 vagas em Poços de Caldas; e Profissional de Manutenção de Veículos Elétricos Levíssimos e de Duas Rodas, com 30 vagas em Porteirinha. 

A carga horária dos cursos varia entre 160 e 200 horas, conforme o curso. As instituições ofertantes são o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Leia Também:  Ideb: Roraima inicia análise de resultados nas redes

As vagas, os cursos e as cidades podem ser consultados no Painel de Oportunidades do Pronatec. Para consultar as oportunidades, basta selecionar a opção “Vagas Verdes” e, em seguida, o mês de setembro. 

As vagas verdes são oportunidades de capacitação em áreas relacionadas à preservação, à conservação, à recuperação ou à melhoria da qualidade ambiental. Elas dialogam diretamente com as mudanças climáticas e a necessidade crescente de profissionais preparados para uma atuação mais sustentável.   

Advertisement

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa criada em 2011 com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil. O Pronatec oferta cursos técnicos e de qualificação profissional, contribuindo para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  

Fonte: Ministério da Educação

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA