Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Governo do Brasil promove a participação social na Bahia para o setor da Pesca e Aquicultura

Publicado em

A etapa baiana da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca (CNAP), realizada nesta terça-feira (16), em Salvador, contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, de pescadores, aquicultores, trabalhadores, comunidades pesqueiras e empresários da indústria de pesca do estado baiano.
Além desse evento, foi realizado o II Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura. Os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com discussões sobre os principais desafios e oportunidades, assim como as políticas públicas para o desenvolvimento dos setores pesqueiro e aquícola.
“Um momento que vocês precisam valorar, participar de forma assídua das discussões dos oito eixos temáticos, que irão trabalhar as diretrizes do grande tema: Pesca e Aquicultura, com destaque para a sustentabilidade, participação social e continuidade institucional”, destacou o ministro Edipo Araújo.
Segundo o secretário de agricultura da Bahia, Vivaldo Góis, o estado tem 188 mil pescadores registrados e este evento mostra que “a atenção do governo estadual está voltada para esta classe que mais precisa da tutela do estado, porque não se faz e não se coloca alimento de qualidade na nossa mesa sem passar pelas mãos dos homens e mulheres das águas”.
Nesta etapa, foram eleitos os delegados que irão representar o estado baiano na etapa nacional, em Brasília, Edipo apresentou o novo superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura da Bahia, Rogerio Cunha.
O Governo Federal reforça a retomada da participação social no setor de Pesca e Aquicultura depois de 16 anos. O tema da etapa nacional será: ‘De política de governo a política de Estado: sustentabilidade, participação social e continuidade institucional’. Data: de 11 a 13 de novembro de 2026, em Brasília (DF).

Leia Também:  Sipcam Nichino destaca tecnologias para hortifrútis e café na Hortitec 2026

Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

AGRONEGÓCIO

Maceió é palco das discussões sobre o futuro da pesca e aquicultura

Published

on

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participa da etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, em Maceió (AL) . Depois de passar por Porto Velho (RO), Uberlândia (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Macapá (AP), neste sábado (20/06), foi a vez da capital de Alagoas. O evento discutiu os temais mais relevantes do setor, reunindo pescadores, aquicultores, proprietários de embarcações, pesquisadores e outros interessados para falar sobre o futuro do pescado no Brasil.

“É muito importante estar aqui em Alagoas para debater as políticas públicas com vocês reunindo lideranças dos pescadores e pescadoras, com os representantes do setor aquícola. Também se faz presente o público da pesca amadora esportiva, da pesca industrial. Este é um espaço de diálogo. Alagoas foi o primeiro estado a deflagrar a Conferência. Liderar pelo exemplo é o que Alagoas fez. Além disso, o Governo do presidente Lula está fazendo um esforço para estar presente em todas as Conferências. O que temos de mais valioso nisso são os homens e as mulheres das águas. “, destacou o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araújo. 

Leia Também:  Preços do algodão ficam estáveis a mais fracos no Brasil com recuo da demanda e baixa liquidez

Alagoas tem 32 mil trabalhadores no setor pesqueiro. Destes, 59% são mulheres. “As pescadoras têm o papel estratégico para colocar o alimento nas nossas mesas”, enfatizou o ministro Edipo Araújo. 

Retorno da participação social

A última edição da Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca foi realizada em 2009. A iniciativa foi retomada pelo Governo para garantir a participação social nas decisões que envolvem a pesca e aquicultura, setores estratégicos para o combate à fome, a geração de renda e a manutenção dos recursos aquáticos.

Advertisement

Neste ano, cada estado realiza uma etapa, que elegerá delegados para participar do evento principal. A Conferência nacional vai ser realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, em Brasília (DF). O tema é “De política de governo a política de Estado: sustentabilidade, participação social e continuidade institucional”.

ASCOM 

Ministério da Pesca e Aquicultura

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA