Saúde Pública
Consórcio de Saúde do Araguaia e Xingu contrata R$ 487 mil em serviços de ortopedia sem licitação, alegando emergência

Contratação direta, justificada para atender uma demanda urgente na região, foi oficializada para a empresa Orto Trauma Serviços Médicos LTDA.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA) oficializou a contratação de serviços médicos especializados em ortopedia e traumatologia pelo valor global de R$ 499.500,00. A contratação foi realizada por meio de dispensa de licitação, um procedimento que elimina a necessidade de concorrência pública, com a justificativa de uma situação emergencial que impede a espera pelos prazos de um processo licitatório convencional.
A empresa contratada para a prestação dos serviços é a ORTO TRAUMA – SERVICOS MEDICOS LTDA. A decisão foi formalizada através da Ratificação do Processo de Dispensa de Licitação nº 012/2025, assinada pela autoridade competente do consórcio, Adriano Pires de Faria, em data de 22 de setembro de 2025.
O fundamento legal invocado pelo CISA para a contratação direta está no Artigo 75, Inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A legislação permite a dispensa de licitação “nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares”.
A contratação emergencial visa garantir a continuidade dos atendimentos de ortopedia e traumatologia para a população dos municípios consorciados na região do Vale do Araguaia. Embora a medida seja legalmente amparada para situações que exijam resposta rápida do poder público, a ausência de um processo competitivo para um contrato de quase meio milhão de reais coloca o ato sob os holofotes da gestão de recursos públicos.
A efetivação do contrato agora depende da assinatura do termo e da emissão da nota de empenho, garantindo os recursos para o pagamento da empresa ao longo da prestação dos serviços. A natureza da emergência que levou à dispensa do processo licitatório não foi detalhada na publicação oficial.

VÁRZEA GRANDE
Prefeitura decreta luto oficial por três dias pelo falecimento do secretário de Administração

A Prefeitura de Várzea Grande, publicou hoje, (30), o decreto 82/2025 que dispõe sobre a declaração de luto oficial por três dias em razão do falecimento do secretário de Administração, Antônio Roberto Pôssas de Carvalho.
Em respeito à memória do secretário, eventos, solenidades e agendas públicas, durante o prazo de luto oficial, serão remarcados.
“CONSIDERANDO os relevantes serviços prestados ao Município de Várzea Grande/MT, pautados pela dedicação, zelo e compromisso com a coisa pública, fica declarado luto oficial por três dias em sinal de pesar”, declara a prefeita Flávia Moretti (PL) no decreto.
Ele havia assumido o cargo de secretário em Várzea Grande, em abril, com a missão de modernizar a pasta, em especial os processos administrativos. Pôssas era economista, advogado e aposentado como fiscal de tributos, deixou seu legado de serviços prestados a Várzea Grande.
Beto, como era chamado carinhosamente pelos servidores e amigos da Prefeitura, faleceu na noite desta segunda-feira (29) em um hospital de Cuiabá.
Nesse momento de dor profunda, Flávia, Tião e toda equipe da Prefeitura de Várzea Grande, desejam força e fé aos familiares, amigos e servidores que trabalhavam diariamente com o secretário Beto.
Antônio Roberto Possas de Carvalho deixa a esposa Tatiana Dias de Lima Carvalho, três filhas: Kely Carvalho, Carla Carvalho, Anna Camila e quatro netos João Gabriel, Luiz, Letícia e João Rafael.
O velório está sendo realizado na funerária Santa Rita, em Cuiabá. Sepultamento às 16h, no cemitério da Piedade, também em Cuiabá.
Galeria de Fotos (1 foto)

-
DESTAQUE5 dias ago
Segurança de barragem em Poconé vira alvo de acompanhamento Federal
-
CIDADES6 dias ago
Ex-prefeito de Poconé, Atail Marques do Amaral, é notificado para se defender sobre irregularidades nas contas de 2024
-
DESTAQUE5 dias ago
MPF abre procedimento para monitorar barragem de rejeitos em Nossa Senhora do Livramento
-
Turismo4 dias ago
Ministério do Turismo explica novas regras de entrada e saída em meios de hospedagem