Irregularidades
Ex-prefeito de Poconé, Atail Marques do Amaral, é notificado para se defender sobre irregularidades nas contas de 2024

O ex-prefeito do município de Poconé, Atail Marques do Amaral, foi formalmente intimado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para apresentar suas alegações finais sobre irregularidades apontadas na análise das contas anuais de governo do exercício de 2024 (Fonte: Diário Oficial de Contas, Página 12). A notificação, assinada pelo Conselheiro Relator Valter Albano, dá ao ex-gestor um prazo de 5 (cinco) dias úteis para se manifestar.
A intimação, publicada no Edital Nº 199/VAS/2025, faz parte do Processo N° 185.059-8/2024 e assegura ao ex-prefeito o direito ao contraditório e à ampla defesa, conforme o artigo 110 da Resolução Normativa 16/2021 do TCE. O ex-gestor é representado no processo pelo advogado Rony de Abreu Munhoz (OAB/MT 11.972).
O chamado para a defesa final ocorre após a detecção de problemas em duas instâncias de controle do Tribunal. Segundo o edital, o ex-prefeito deve se pronunciar sobre os “apontamentos contidos no Relatório Técnico de Defesa, emitido pela 3ª Secretaria de Controle Externo deste Tribunal, e no Parecer n° 3.358/2025, emitido pelo Ministério Público de Contas”.
A existência de apontamentos tanto pela área técnica do TCE quanto pelo Ministério Público de Contas indica que as irregularidades encontradas na gestão de 2024 foram mantidas após uma análise preliminar, elevando o escrutínio sobre a administração de Atail Marques do Amaral.
O edital de intimação alerta que a “ausência de manifestação, dentro do prazo estipulado, implicará no consequente prosseguimento dos autos” (Fonte: Diário Oficial de Contas, Página 12). Caso a defesa não seja apresentada ou não seja suficiente para sanar as irregularidades, o processo seguirá para o julgamento do mérito pelo Pleno do TCE-MT, que emitirá um parecer prévio sobre as contas, a ser posteriormente julgado pela Câmara Municipal de Poconé.

Rondonópolis
Em apoio a projeto do PT, vereadores de Rondonópolis derrubam veto do prefeito

Um projeto polêmico ganhou corpo nesta semana na Câmara Municipal de Rondonópolis. De autoria do vereador petista Ary Campos e vetado pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL), o projeto de lei 201/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de câmeras de segurança individuais pelos agentes de trânsito municipais, teve o veto derrubado pelos vereadores.
A apreciação do veto do prefeito ao projeto recebeu 13 votos contra a sua manutenção e apenas dois votos favoráveis à sua manutenção, sendo dos vereadores Renan Dourado (Republicanos) e Dr. José Felipe Horta (PL). A maioria dos vereadores ignorou por completo as justificativas do prefeito para vetar totalmente o projeto de lei 201/2025.
Entre os apontamentos para justificar o veto ao referido projeto, Cláudio expôs a sua inconstitucionalidade mediante a usurpação de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo em matéria de organização administrativa, visto que se trata de matéria atinente ao funcionamento da administração pública, o que se agrava ainda mais por criar despesa.
Além disso, o projeto em questão, segundo apontou o gestor no veto, não cumpriu com o requisito obrigatório contido no artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), o qual estipula que projetos que criem ou alterem despesa necessitam ser acompanhados obrigatoriamente da estimativa do impacto orçamentário e financeiro.
A derrubada do veto fortalece ainda o debate da instituição de câmeras em fardas de policiais militares, de policiais civis e outras autoridades públicas. Procurado pela reportagem para comentar a derrubada do veto, Cláudio Ferreira externou apenas que havia se posicionado em relação à questão quando do veto e que a medida não é algo prioritário de uma administração municipal. “Deveriam colocar câmera no paletó de político!”, resumiu o gestor.
Fonte: Câmara de Rondonópolis
-
CUIABÁ5 dias ago
Comerciante com ficha criminal extensa sequestra e espanca ex de 19 anos em apartamento de luxo em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias ago
Por não aceitar o fim do relacionamento, homem incendeia casa para tentar matar a ex-companheira e o filho de 3 anos, veja vídeo
-
CUIABÁ4 dias ago
“Bato porque você merece”: médico agride esposa policial no Jardim das Américas
-
CUIABÁ4 dias ago
Protestada e multada, Águas Cuiabá é executada por dívida do Procon