Lucas do Rio Verde
Educação inteligente: Lucas do Rio Verde capacita profissionais da rede municipal para uso pedagógico da Inteligência Artificial
A cidade que avança é aquela que se mantém aberta à inovação e à tecnologia. Em Lucas do Rio Verde, esse olhar inovador também está presente na educação. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação, tem realizado ações voltadas à preparação de professores, gestores e coordenadores da rede municipal para o uso consciente, pedagógico e criativo das tecnologias educacionais.
Nesse sentido, profissionais da rede participaram, nesta quinta-feira (30), da formação “Inteligência Artificial na Educação”, que buscou explicar como a tecnologia funciona, em quais contextos pode ser aplicada e de que forma pode ser utilizada no ambiente escolar. Como exemplos, foram apresentadas possibilidades de uso no planejamento pedagógico e na criação de atividades que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atrativo e significativo para os estudantes.
A iniciativa está alinhada às orientações do Ministério da Educação (MEC) sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação Básica, que reconhecem a presença dessa tecnologia no cotidiano de docentes e estudantes e orientam as redes de ensino a se prepararem para sua incorporação de forma responsável e pedagógica.
“Este é um movimento que acontecerá em nível nacional. Por isso, estamos nos antecipando para que os professores se sintam amparados e preparados para utilizar as tecnologias educacionais. Esta é apenas a primeira de uma série de formações que serão realizadas ao longo do ano e que, com certeza, irão fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde”, destacou a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Robótica da rede municipal, Dayelle Ribeiro.
“Com certeza, é um assunto muito pertinente, visto que a tecnologia está presente e não há como fugir disso. Precisamos utilizá-la de forma proveitosa, para que realmente possa contribuir com o ensino das nossas crianças”, afirmou a professora Kátia Melo, que participou da formação.
Com iniciativas como essa, Lucas do Rio Verde reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade, que acompanha as transformações da sociedade e investe na formação de seus profissionais. Ao integrar a Inteligência Artificial ao contexto escolar de forma consciente e pedagógica, o município amplia possibilidades de ensino e fortalece práticas mais significativas e alinhadas ao presente.
Lucas do Rio Verde
Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do presidente da Câmara Municipal de Sinop, Remídio Kuntz, ocorrido nesta sexta-feira (1º).
Remídio construiu uma história de muito trabalho e dedicação. Morava em Sinop desde 1979 e, ao longo da vida, passou por diferentes atividades até se firmar como empresário e produtor rural. Sempre próximo da comunidade, entrou para a vida pública e foi eleito vereador, chegando à presidência da Câmara Municipal em mais de uma oportunidade.
Era conhecido pelo jeito simples, pelo diálogo e pelo compromisso com a população, sempre buscando melhorias para a cidade.
Neste momento de dor, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde se solidariza com familiares, amigos e toda a população de Sinop, desejando força e conforto para enfrentar essa perda.
-
BRASIL6 dias agoForça-tarefa de combate a preços abusivos de combustíveis soma 10 mil postos fiscalizados
-
CONSUMIDOR6 dias agoAnac limita transporte de power banks e proíbe uso de carregadores portáteis durante voos
-
DESTAQUE3 dias agoBrasileiros lideram recorde migratório no Paraguai e respondem por mais da metade das residências em 2025
-
DESTAQUE6 dias agoNikolas Ferreira e Jair Renan trocam ataques e expõem fratura na base da direita




