Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Servidores e comunidade se unem em ato pela valorização da vida

Publicado em

Mobilização reforça importância do diálogo aberto na prevenção ao suicídio

Na manhã desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu uma mobilização especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. O encontro aconteceu em frente à sede da Secretaria e reuniu servidores públicos, parceiros e a comunidade em um momento de reflexão, união e valorização da vida.

Entre os participantes, estiveram a primeira-dama e secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes, e a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro, que reforçaram em suas falas a importância do cuidado com a saúde mental e do acolhimento como instrumentos de prevenção.

“É fundamental que a sociedade, instituições e poder público caminhem lado a lado na construção de uma rede de apoio. Precisamos derrubar o preconceito e o silêncio que cercam a saúde mental porque quando a sociedade se mobiliza pelo diálogo, damos um passo fundamental na prevenção”, ressaltou a juíza Emanuelle.

Com o tema “Falar é a melhor solução”, a ação buscou destacar que o diálogo aberto e a escuta atenta são caminhos fundamentais para ajudar pessoas em sofrimento emocional.

A psicóloga Letícia Almeida lembrou que a campanha vai além do mês de setembro. “Precisamos falar sobre saúde mental todos os dias. Quando abrimos espaço para o diálogo e acolhemos quem precisa, damos um passo fundamental para salvar vidas e fortalecer a nossa comunidade”, destacou.

Advertisement

Já a primeira-dama e secretária municipal da Mulher e da Família, Mara Fernandes reforçou o papel coletivo nesse cuidado. “Esse movimento mostra que juntos podemos fazer a diferença. É essencial estarmos atentos, oferecer apoio e mostrar para as pessoas que não se trata apenas de um mês no calendário, mas de um compromisso diário de acolher, escutar e apoiar quem enfrenta momentos difíceis”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura repassa recursos para Associação do Jonas Pinheiro e Sonho Meu

A manhã também foi marcada por símbolos de união. Os participantes vestiram roupas claras e com balões amarelos e brancos participaram de uma atividade de alongamento coordenada pela equipe da Academia da Saúde, reforçando a mensagem de cuidado integral com corpo e mente.

Vale lembrar que o Município conta com uma rede de acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos, unindo prevenção, tratamento e reinserção social.

Os atendimentos estão organizados dentro da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que integra diferentes níveis de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais, através dos serviços de atenção básica, especializada e hospitalar, dentre eles, estão:

CAPS Nova Vida Maria Zélia da Silva Cosmos, localizado na Rua Adolino Bedin, nº. 1030, Jardim América. A unidade atende adultos em sofrimento mental grave ou persistente, sem necessidade de encaminhamento prévio.

Advertisement

o local oferece serviços como atendimento individual (psiquiatria, psicologia, enfermagem e assistência social); atendimento em grupo; oficinas terapêuticas e atividades de convivência; ações de reinserção social (como cursos e capacitações para o mercado de trabalho); orientações e acompanhamento familiar, além de promoção e educação em saúde mental.

AME – Ambulatório Multiprofissional Especializado, localizado na Av. Brasil, 821 – Centro Norte, oferece atendimento de média complexidade, mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A unidade conta com consultas com psicólogos e com psiquiatras; atendimento multiprofissional para acompanhamento de transtornos mentais moderados e apoio a pacientes em continuidade de tratamento.

Já o Integrar – CAPS Infantojuvenil, localizado na Av. Brasil, 1755 – Centro Norte, é voltado exclusivamente para crianças e adolescentes em sofrimento psiquico grave. O acesso também acontece atraves de encaminhamento das Unidades Básicas. O local conta com serviços de atendimento com psiquiatra e psicólogo e apoio de outros profissionais (enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social); Realiza acompanhamento de casos de ansiedade, depressão, TDAH e outros transtornos mentais na infância e adolescência, além de orientação e acompanhamento familiar.

Leia Também:  Sorriso lança portal digital para promover o turismo

Tele consulta em psiquiatria e psicologia: serviço de telemedicina inserido dentro do CAPS Nova Vida, para atendimento de casos leves e moderados, e também atendimento de pacientes CAPS após alta

E complementando a Rede de Apoio (RAPS), o Município dispõe das unidades especializadas que integram e reforçam os atendimentos em saúde mental e valorização à vida, como as UBS que oferecem o acolhimento inicial e encaminhamentos para as especialidades, para CRAS e CREAS com apoio social e familiar e atividades comunitárias e educativas, por meio de rodas de conversa, palestras, teatro, ações culturais e eventos coletivos de valorização da vida.

Advertisement

Sobre a campanha

O Setembro Amarelo tem se consolidado como um movimento essencial para quebrar tabus e incentivar a construção de redes de apoio. Em Sorriso, a mobilização reafirma o compromisso do Município em fortalecer ações de prevenção e sensibilização, lembrando que ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho.

Se você ou alguém próximo está passando por um momento difícil, não hesite em procurar ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo número 188, de forma gratuita, sigilosa e 24 horas por dia.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

Sorriso

Inaugurada Sala Lilás na Upinha da Zona Leste

Published

on

Um espaço especial para garantir o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Essa é o Espaço de Acolhimento Sala Lilás, inaugurado nesta manhã, 30 de setembro na Upinha da Zona Leste. A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama do Município, Mara Fernandes, reforça que o espaço instalado na própria unidade de saúde visa ofertar um ambiente seguro e especializado para mulheres vítimas de violência.

Nesse caso, a própria equipe de triagem será responsável por identificar mulheres que buscam atendimento, garantindo acolhimento especializado e com equipe multidisciplinar e oferta de atendimento psicológico. “O acolhimento, a psicoterapia é fundamental no processo de acolhimento e recuperação das vítimas, elas chegam extremamente fragilizadas e precisando de amparo”, destaca Mara.

Presente na inauguração, a delegada responsável pelo Núcleo de Atendimento à Mulher, Adolescente e Criança de Sorriso, Laísa Crisóstomo de Paula Leal, destacou a importância da iniciativa. “Esse será um importante ponto para que mulheres de toda a zona leste vítimas de violência doméstica busquem apoio”, diz. Contudo, frisa a delegada, é extremamente necessário que as vítimas registrem o boletim de ocorrência (BO) para que as forças de segurança também possam realizar o trabalho de proteção à vítima.

Leia Também:  Mutirão Social leva cidadania e serviços gratuitos ao Terra Brasil neste sábado

O vice-prefeito Acácio Ambrosini pontua que a instalação da sala atende à Lei Municipal nº 3.690, de 29 de maio de 2025. “A Sala Lilás é uma proposta do vereador Adir Cunico e ressalta a importância de mulheres em situação de violência ser atendidas em ambientes privativos e individualizados no Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz. O gestor lembra que a lei municipal está em consonância com a Lei Federal nº 14.847/2024.

“É um avanço para o atendimento e cuidado com a mulher sorrisense e vem ao encontro do trabalho que realizamos com a criação da Semfa, uma pasta voltada exclusivamente ao cuidado com a mulher e consequentemente com a família”, ressalta a responsável pela Semfa.

Advertisement

Vale sempre lembrar que diante de uma situação de abuso, o correto é buscar ajuda. A Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.

Leia Também:  Coordenadores Pedagógicos passam por formação via Aprende Brasil

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA