Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Educação abre processo seletivo para o cargo de diretor na rede pública

Publicado em

Avaliação com critérios técnicos de mérito e desempenho tem como objetivo garantir a gestão democrática e a valorização dos profissionais da rede pública de ensino

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) vai realizar processo seletivo para a escolha de diretores para as unidades escolares da rede pública municipal de Várzea Grande. O Edital normatizando o processo seletivo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município no último dia 15.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro, a aplicação da prova objetiva de conhecimentos será no dia 26 de novembro e o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia no dia 11 de dezembro. Os candidatos aprovados tomaram posse como diretor(a) escolar no dia primeiro de janeiro de 2026, para exercer o cargo num mandato de 3 anos.

De acordo com o secretário da pasta, Igor Cunha, o processo seletivo contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), obedecendo a um processo de avaliação com critérios técnicos de mérito e desempenho, tendo como objetivo garantir a gestão democrática e a valorização dos profissionais da rede pública de ensino.

Advertisement

Conforme o Edital, para concorrer à função, os candidatos devem ser titular efetivo ou estável no cargo de professor(a), garantindo a observância do princípio da legalidade e da continuidade do serviço público; Possuir experiência mínima de dois anos em docência, em qualquer nível ou sistema de ensino, público ou privado; Ter, na data da inscrição, no mínimo um ano de efetivo exercício em uma escola da rede municipal, ainda que em estágio probatório; Ter formação em curso superior de Pedagogia; ou ter licenciatura plena, acrescida de pós-graduação na área de Educação, Ter disponibilidade para atuação em regime de dedicação exclusiva, garantindo a plena dedicação às atividades de gestão escolar e idoneidade funcional.

Leia Também:  Testes de vazão constatam volume insuficiente para atender à comunidade

Para a subsecretária da SMECEL, professora Eva de Paulo, a realização do processo seletivo para diretor escolar representa um grande avanço na consolidação da gestão democrática da educação municipal. “Essa iniciativa reforça o compromisso com a transparência, a valorização dos profissionais da educação e a construção de uma escola cada vez mais participativa e comprometida com a qualidade do ensino” declarou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), professor Juscelino Dias de Moura, destacou a importância da ampla divulgação do processo seletivo em todas as unidades escolares de Várzea Grande. “É fundamental que todos os profissionais da educação tenham conhecimento do edital e das oportunidades abertas. A escolha democrática de diretores é uma conquista da categoria e precisa ser garantida com transparência e participação ampla”, reforçou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande reforça justiça fiscal e cria Comitê de Recuperação de Ativos

Published

on

O CIRA tem como objetivo prioritário o combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal

A Prefeitura de Várzea Grande publicou no Diário Eletrônico Municipal o decreto n° 84/2025 que institui e cria o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Várzea Grande (CIRA).

Conforme o decreto, o CIRA tem como objetivo a propositura de ações voltadas ao aprimoramento de ações integradas e com vistas à efetividade na recuperação de ativos de titularidade do município de Várzea Grande, prioritariamente no combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal.

O Comitê tem a seguinte formação: secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva; Controladora-Geral do municipal, Elisângela Oliveira; Procurador-Geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto, sendo que eles devem designar os respectivos suplentes, em caso de ausências em reuniões. A presidência do Comitê será rotativa, com mandato de 12 meses, e a Secretaria-Geral ficará sob responsabilidade da Secretaria de Gestão Fazendária.

Segundo o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a criação do CIRA reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a legalidade e o fortalecimento da gestão fiscal.

Advertisement

“A atual gestão segue os princípios constitucionais da administração pública. Entre as atribuições do Comitê estão propor medidas legais e administrativas para recuperação de ativos, prevenir e reprimir crimes contra a ordem econômica e tributária, além de estimular a cooperação entre órgãos públicos e entidades parceiras. O CIRA também poderá instituir grupos operacionais permanentes, sob o modelo de forças-tarefas, com o objetivo de planejar e executar ações conjuntas”, destacou Marcos.

Leia Também:  Polícia vai pra cima de 'poderoso' de facção que mandava e desmandava em Várzea Grande

O Comitê também poderá contar com a participação de instituições estaduais e federais, mediante cooperação técnica, como o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal, COAF e Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA