Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Feira da Família movimenta empreendedorismo rural em Várzea Grande

Publicado em

Além da comercialização de frutas, verduras, legumes, doces, pães, queijos, artesanato e outros produtos regionais, o público poderá saborear diversas opções gastronômicas, como strogonoff de frango e de carne, batata recheada, parmegiana de carne, americano burguer, Maria Isabel e espetinho completo, com almoço servido a partir das 11h

A Feira da Família (F.A.M) será realizada amanhã, terça-feira, 4, em frente à Prefeitura Municipal de Várzea Grande, das 8h às 18h. Promovida pela Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, o evento tem como principal objetivo valorizar os produtores locais e incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar.

Além da comercialização de frutas, verduras, legumes, doces, pães, queijos, artesanato e outros produtos regionais, o público poderá saborear diversas opções gastronômicas, como strogonoff de frango e de carne, batata recheada, parmegiana de carne, americano burguer, Maria Isabel e espetinho completo, com almoço servido a partir das 11h.

“A Feira da Família já se tornou um ponto de encontro entre produtores e consumidores, fortalecendo o empreendedorismo rural e oferecendo um espaço de convivência comunitária. Mais do que um espaço de vendas, a feira é um momento de integração, onde a população pode conhecer de perto quem produz o que chega à sua mesa”, destaca o secretário Ricardo Amorim

Leia Também:  Funcionário de veterinária em Várzea Grande é preso por maus-tratos a gatos

A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a participar e apoiar os produtores da região.

Advertisement

O quê: Feira da Família – Feira FAM

Horário: Das 8h às 18h

Almoço: A partir das 11h

Local: Em frente à Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Avenida Castelo Branco, 2.500.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura dá início à Campanha Novembro Azul com mutirão de consultas e exames para homens

Published

on

A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da campanha e reforçou a necessidade de os homens superarem o medo e o preconceito de procurar atendimento médico. Em seu discurso, ela compartilhou uma experiência pessoal

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O lançamento foi realizado, hoje (7), na FEB Saúde, unidade prestadora de serviços contratada pelo Município para a oferta de consultas com urologista e exames de ultrassonografia de próstata.

O evento contou com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), da secretária municipal de Saúde Deisi Bocalon, dos vereadores, Alessandro Moreira e do enfermeiro Emerson e profissionais da rede municipal de saúde, representantes da AAPOC (Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá) e da direção da FEB Saúde. Somente durante a manhã, foram encaminhados 170 consultas e exames, todos devidamente autorizados pela Regulação Municipal.

A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da campanha e reforçou a necessidade de os homens superarem o medo e o preconceito de procurar atendimento médico. Em seu discurso, ela compartilhou uma experiência pessoal.

“Meu pai faleceu em decorrência de um câncer, e desde então eu percebo o quanto os homens têm dificuldade em se cuidar, de ir ao médico, de fazer seus exames de rotina. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura chegam a 90%. Por isso, reforço o apelo para que todos os homens, pelo menos uma vez ao ano, procurem o urologista. Cuidar da saúde é um ato de amor à vida”, afirmou.

Advertisement

A secretária municipal de Saúde Deisi Bocalom, ressaltou que o medo e o preconceito ainda são barreiras no enfrentamento à doença.

Leia Também:  Casamento Abençoado 2025 entra na fase final de inscrições em Várzea Grande

“Infelizmente, muitos homens resistem em procurar o médico, e quando o fazem, já estão em um estágio avançado. O exame não deve ser visto como tabu, mas como um gesto de coragem e responsabilidade com a própria vida”, enfatizou.

Ela explicou que o rastreamento do câncer de próstata se inicia com a consulta com o urologista, seguida pelo exame de sangue PSA, que avalia a dosagem da enzima produzida pela próstata, e, se necessário, pelo exame de ultrassonografia e o toque retal, sempre conforme a orientação médica.

UNIÃO – A ação faz parte de uma estratégia da Prefeitura em conjunto com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC) e do governo do Estado por meio do Programa Fila Zero, que tem acelerado o credenciamento de clínicas e laboratórios, ampliando a rede de atendimento especializado e garantindo mais agilidade no atendimento aos munícipes.

Durante o evento, os moradores Lindomar Cardoso, de 43 anos, e José Maria da Silva, de 58, reforçaram a importância da prevenção.

Advertisement

“Sou motorista e fiquei sabendo da campanha por um grupo de WhatsApp. Hoje fiz minha primeira consulta com o urologista e saio daqui muito mais tranquilo. É importante cuidar da saúde, especialmente depois dos 40 anos”, disse

Já José Maria contou que realiza acompanhamento médico desde os 40 anos e não tem vergonha de falar sobre o tema. “Não adianta preconceito. Quanto mais cedo a gente descobre, mais rápido se recupera. Eu incentivo todos os homens a cuidarem de si mesmos”, relatou.

Leia Também:  VG em Ação leva limpeza, manutenção e iluminação a mais de 50 pontos de Várzea Grande nesta semana

A diretora da FEB Saúde, Viviane Moraes, celebrou a parceria com o Município. “Nossa unidade está de portas abertas para atender com qualidade e acolhimento. Essa campanha salva vidas e reforça o compromisso com a saúde preventiva”, afirmou.

O médico ultrassonografista Dr. Eliezer Zaffani também destacou a gravidade do câncer de próstata e os riscos do diagnóstico tardio.

“Cerca de 39 mil homens morrem todos os anos no Brasil em decorrência do câncer de próstata. O mais preocupante é que 95% dos casos são assintomáticos. Por isso, o acompanhamento anual com o urologista é fundamental. Quando diagnosticado precocemente, mais de 90% dos pacientes têm cura”, alertou o especialista.

Advertisement

Com ações contínuas durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Várzea Grande reforça seu compromisso com a promoção da saúde do homem, incentivando a prevenção, o diálogo e o cuidado.

“Várzea Grande é protagonista da sua própria saúde”, finalizou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA