VÁRZEA GRANDE
Testes de vazão constatam volume insuficiente para atender à comunidade

Após resultados atestados por empresa especializada, DAE-VG busca recursos para construção de nova adutora, já que a água no local não é suficiente para viabilizar uma extensão de rede
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), atendendo ao chamado da população, contratou uma empresa especializada para realizar o teste de vazão do poço localizado construído no bairro São Simão, ainda em 2024.
De acordo com a diretora de Produção do DAE-VG, Weny Patrícia, o poço possui cerca de 23 metros cúbicos e profundidade de 100 metros, mas a vazão não é suficiente para atender de forma contínua a demanda da comunidade. “Essa vazão atenderia aproximadamente 100 casas por uma semana e, em seguida, a água acabaria. Por isso, o poço não é viável para o abastecimento da região”, explicou.
Weny frisa que o poço não foi construído pela autarquia e não é de sua responsabilidade, porém, o DAE-VG realizou todas as medições e análises técnicas necessárias, reafirmando seu compromisso em buscar soluções concretas para o problema de abastecimento no bairro.
Como alternativa, o DAE-VG já elabora um projeto para a construção de adutora de aproximadamente 6 quilômetros, que permitirá levar água de outro sistema para atender de forma definitiva os moradores do São Simão.
A diretoria da autarquia reforça que a execução dessa obra depende da captação de recursos junto ao governo do Estado, e garante que as equipes técnicas estão empenhadas na busca dessa parceria para garantir um abastecimento seguro e duradouro à população.
Galeria de Fotos (1 foto)


VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande reforça justiça fiscal e cria Comitê de Recuperação de Ativos

O CIRA tem como objetivo prioritário o combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal
A Prefeitura de Várzea Grande publicou no Diário Eletrônico Municipal o decreto n° 84/2025 que institui e cria o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Várzea Grande (CIRA).
Conforme o decreto, o CIRA tem como objetivo a propositura de ações voltadas ao aprimoramento de ações integradas e com vistas à efetividade na recuperação de ativos de titularidade do município de Várzea Grande, prioritariamente no combate a casos de ilícitos e de sonegação fiscal.
O Comitê tem a seguinte formação: secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva; Controladora-Geral do municipal, Elisângela Oliveira; Procurador-Geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto, sendo que eles devem designar os respectivos suplentes, em caso de ausências em reuniões. A presidência do Comitê será rotativa, com mandato de 12 meses, e a Secretaria-Geral ficará sob responsabilidade da Secretaria de Gestão Fazendária.
Segundo o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a criação do CIRA reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a legalidade e o fortalecimento da gestão fiscal.
“A atual gestão segue os princípios constitucionais da administração pública. Entre as atribuições do Comitê estão propor medidas legais e administrativas para recuperação de ativos, prevenir e reprimir crimes contra a ordem econômica e tributária, além de estimular a cooperação entre órgãos públicos e entidades parceiras. O CIRA também poderá instituir grupos operacionais permanentes, sob o modelo de forças-tarefas, com o objetivo de planejar e executar ações conjuntas”, destacou Marcos.
O Comitê também poderá contar com a participação de instituições estaduais e federais, mediante cooperação técnica, como o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal, COAF e Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).
Galeria de Fotos (1 foto)

-
CUIABÁ7 dias ago
A ÚLTIMA CONTA: Demitido servidor da Politec/MT que roubou cartão de morto para bancar noitadas
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Gasolina no Brasil está 8% acima do preço internacional, aponta Abicom
-
CIDADES4 dias ago
CPI em Diamantino conclui por indícios de improbidade e envolvimento de vereadora, ex-prefeito e secretários em esquema na Saúde
-
CUIABÁ3 dias ago
PERIGO IMINENTE: Capital de MT sob ameaça de temporal severo que pode deixar milhares sem luz e ruas alagadas