Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Seminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior

Publicado em

O Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac) realiza, nos dias 3 e 4 de novembro, em Brasília (DF), o Seminário de Gerenciamento de Riscos no Comércio Exterior, que reúne representantes de órgãos e entidades que atuam nas operações de importação – especialmente nos módulos LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos) e DUIMP (Declaração Única de Importação) do Portal Único de Comércio Exterior.

O encontro tem como objetivo avaliar como a aplicação da gestão de riscos pode gerar ganhos de eficiência e previsibilidade para o governo, o setor privado e a sociedade, além de fortalecer a cooperação entre as instituições envolvidas.

Na abertura do seminário, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou que a gestão de riscos é essencial para o equilíbrio entre controle e competitividade.

“Este seminário é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, fortalecer a cooperação e aprimorar práticas conjuntas. À medida que o comércio se expande e se torna mais complexo, a gestão de riscos ganha relevância e se consolida como ferramenta essencial para uma atuação equilibrada do Poder Público – capaz de proteger a sociedade sem comprometer a competitividade das nossas empresas”, afirmou Tatiana.

Leia Também:  Pedro Ivo assume Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do MDIC

A programação inclui apresentações sobre conceitos gerais de gerenciamento de riscos e experiências internacionais com especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Australian Border Force, além de mesas-redondas sobre o papel dos órgãos no Portal Único e os desafios do canal único. Serão discutidos ainda o funcionamento da gestão de riscos no Portal Único, com foco em fluxos e ferramentas de trabalho.

Advertisement

No segundo dia, a Receita Federal do Brasil (RFB) apresentará boas práticas institucionais e exemplos concretos de conformidade, seguidos por painéis sobre novas tecnologias, como Big Data, inteligência artificial e automação aplicadas à gestão de riscos. O evento será encerrado com workshops colaborativos voltados à elaboração de planos de ação e ao fortalecimento da cultura de riscos no comércio exterior.

A programação se encerra com a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para aprimorar a atuação conjunta entre os órgãos que compõem o sistema de comércio exterior brasileiro.

Confac

O Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac), copresidido pela Secretaria de Comércio Exterior e pela Receita Federal do Brasil, integra a Câmara de Comércio Exterior (Camex) e conta com a participação da Casa Civil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Saúde, Anvisa, Inmetro e Ibama.

Leia Também:  IV Rodada Negociadora MERCOSUL-Emirados Árabes Unidos

O Comitê é peça central na coordenação das ações de facilitação entre os diversos órgãos que atuam no comércio exterior. Seu trabalho busca tornar as operações de importação e exportação mais eficientes, reduzindo tempos e custos, além de garantir o cumprimento de compromissos e acordos internacionais.

Advertisement

Ao promover a integração entre governo e setor produtivo, o Confac contribui para tornar o comércio exterior brasileiro mais ágil, transparente e competitivo.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:

ECONOMIA

MDIC desenvolve painel de indicadores para avaliar Economia Circular no Brasil

Published

on

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), apresentou nesta quinta-feira (6/11) o Painel de Indicadores da Economia Circular Brasileira, uma plataforma interativa que ajudará a orientar políticas e decisões por meio de gráficos que revelam impactos e benefícios da circularidade em território nacional.

Conheça o Painel: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/enec/dados/painel-economia-circular

A apresentação foi realizada durante a 4ª reunião ordinário do Fórum Nacional de Economia Circular (FNEC), com presidência da secretária da SEV, Julia Cruz.

O Painel utiliza indicadores capazes de medir o grau de circularidade em produtos, processos e setores, auxiliando na integração de dados dispersos e na garantia de rastreabilidade de materiais descartados.

A primeira seção intitulada “Material Virgem”, por exemplo, trata da extração e consumo doméstico de material. Já as seções “Importação” e “Exportação” realizam pontes com o ComexStat, com um filtro específico para resíduos.

Advertisement

A plataforma permite uma avaliação que vai desde a retirada de recursos naturais no país até o impacto de cadeias produtivas globais no fluxo de materiais, com informações sobre inúmeros países e suas relações comparativas com a posição brasileira no cenário internacional.

Leia Também:  MDIC desenvolve painel de indicadores para avaliar Economia Circular no Brasil

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA