Pesquisar
Close this search box.

Esportes

Brasil chega forte ao Mundial de Ginástica Artística com oito atletas apoiados pelo Bolsa Atleta

Publicado em

De 19 a 25 de outubro, Jacarta, na Indonésia, recebe o Mundial de Ginástica Artística 2025, uma das principais competições do calendário internacional da modalidade. O Brasil chega ao evento com uma equipe de destaque: dos nove atletas convocados, oito contam com o apoio do programa Bolsa Atleta, do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Esporte, a maioria na categoria Bolsa Pódio, destinada a esportistas de alto rendimento com resultados expressivos em competições internacionais.

A lista de convocados reúne grandes nomes da ginástica brasileira, como os medalhistas olímpicos Flávia Saraiva, Julia Soares e Arthur Nory, todos contemplados com a Bolsa Pódio, além de Caio Souza e Diogo Soares, que também integram a categoria. Completam a equipe Júlia Coutinho, Sophia Weisberg e Tomas Florêncio, bolsistas nas categorias Nacional e Internacional, respectivamente. O grupo tem ainda Vitaliy Guimarães, que atualmente não recebe o benefício.

Início do novo ciclo olímpico
A 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística da FIG marca o início do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. Nesta fase, a Federação Internacional de Ginástica realiza apenas provas individuais — sem disputas por equipes — o que torna o torneio um verdadeiro “Mundial de especialistas”, com foco nas apresentações por aparelhos e no individual geral.

Leia Também:  Com recorde de atletas, Brasil disputa Mundial de Halterofilismo 2025 no Cairo

Aos 26 anos, a medalhista olímpica Flávia Saraiva lidera a nova geração da ginástica brasileira, em um papel semelhante ao desempenhado por referências como Jade Barbosa e Daniele Hypolito em outros momentos da história da modalidade.

Programação do Mundial
19/10 (domingo) – 1h30: Classificatória masculina
21/10 (terça-feira) – 6h30: Classificatória feminina
22/10 (quarta-feira) – 8h30: Final individual geral masculino
23/10 (quinta-feira) – 8h30: Final individual geral feminino
24/10 (sexta-feira) – 4h: Finais por aparelho
25/10 (sábado) – 4h: Finais por aparelho

Advertisement

Serviço
Mundial de Ginástica Artística 2025
De 19 a 25 de outubro
Jacarta, Indonésia

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Primeiro aplicativo fitness para pessoas com deficiência é lançado no Brasil com investimento do Ministério do Esporte

Published

on

Para promover a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência por meio de exercícios físicos, foi lançado no Brasil o aplicativo Accessercise. Primeiro aplicativo fitness do mundo voltado para pessoas com deficiência, o Accessercise chega ao Brasil graças a investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 489 mil, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para pessoas com Deficiência (ANDE) via captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tendo como gestora a Universidade Federal de São Paulo (FAP/UNIFESP).

A versão do aplicativo em português reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços paradesportivos. No Brasil, a versão é gratuita, o que promove saúde, autonomia e participação social.

Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo  busca preencher a lacuna de recursos acessíveis no universo fitness. O nome vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês. O Accessercise está disponível no Brasil para download em português e também para usuários do programa de benefícios Wellhub. 

“Graças ao apoio do Ministério do Esporte, o Accessercise será gratuito em nosso país, oferecendo exercícios adaptados, interação social e mapeamento de espaços acessíveis. Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso em tornar o paradesporto uma ferramenta de inclusão, saúde e autonomia para milhões de brasileiros. O esporte acessível é direito, é oportunidade e é transformação”, afirmou o secretário de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo.

.
.
Leia Também:  Palmeiras goleia Juventude e assume liderança isolada do Brasileirão

Desenvolvido para intervenção junto a pessoas com deficiência em modelo síncrono e assíncrono na prescrição de exercícios físicos, o aplicativo permite que o usuário personalize o seu próprio treino, defina objetivos e registre os resultados dos treinos. Além disso, conta com uma biblioteca de exercícios e treinos que podem ser executados por diferentes deficiências.

“O lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que pessoas de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, destacou o presidente da ANDE, Erinaldo Chagas.

Advertisement

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no Brasil 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que têm dificuldades para acessar o mercado de trabalho, e enfrentam diferentes barreiras para acessar o esporte. Com isso, a plataforma surge como uma iniciativa inédita para democratizar o bem-estar e ampliar as oportunidades de inclusão.

Funcionalidades do aplicativo:

Videoaulas adaptadas: acesso a um catálogo de vídeos com treinos específicos para diferentes tipos de deficiência, selecionáveis por dificuldade, localização ou equipamentos disponíveis.

Leia Também:  Seleção Brasileira chega ao Japão para amistoso

Hub social: uma comunidade para conectar-se com outras pessoas, compartilhar experiências e progresso nos treinos.

Mapeamento de acessibilidade: um recurso que utiliza o Google Maps para permitir que usuários avaliem a acessibilidade de academias, praças e outros espaços para a prática de esportes.

Advertisement

Personalização e acompanhamento: opção de criar treinos personalizados, registrar o progresso e definir metas de fitness.

Conteúdo educativo: informações sobre como se exercitar de forma segura e eficaz, adaptado às necessidades individuais. 

Serviço

O aplicativo Accessercise, versão em português, pode ser baixado nas lojas de aplicativos do Google Play e da App Store de forma gratuita

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Advertisement

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA