Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Com apoio da Sedec, projeto nacional reúne membros do setor florestal em Lucas do Rio Verde

Publicado em

A cidade de Lucas do Rio Verde sediou, nesta quinta-feira (9.10), a etapa regional da Expedição Silvicultura, projeto que conta com o fomento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento reuniu produtores, empresários, pesquisadores e representantes do setor florestal para discutir o desenvolvimento sustentável da silvicultura em diferentes regiões do país e, principalmente, em Mato Grosso.

A Expedição Silvicultura, da empresa Canopy, é uma ação nacional, que tem como objetivo principal o mapeamento das florestas plantadas. A ação percorrerá 14 estados brasileiros, promovendo encontros regionais para mapear o avanço do setor e fortalecer a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva. O projeto também identificará desafios, compartilhará boas práticas e incentivará políticas públicas que contribuam para o crescimento sustentável da silvicultura no país.

A coordenadora de Desenvolvimento Florestal da Sedec, Larissa Neves, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor em Mato Grosso.

“A coleta e o levantamento de dados durante a Expedição Silvicultura são fundamentais para que possamos planejar ações assertivas e direcionar políticas públicas que incentivem o crescimento do setor. Mato Grosso tem um enorme potencial e está se consolidando como um novo polo florestal do país, unindo produtividade, inovação e sustentabilidade”, afirmou.

Advertisement

Durante o evento, representantes da iniciativa ressaltaram a importância de unir tecnologia e experiência de campo para ampliar o conhecimento sobre o setor florestal. Nesse contexto, o cofundador e CEO da Canopy, Fábio Gonçalves, explicou que o trabalho busca aprimorar as estimativas e aproximar a expedição dos produtores.

Leia Também:  Doutores Palhaços animam pacientes do Hospital Estadual Santa Casa na Semana da Criança

“Nós estamos indo para campo para validar o mapeamento feito por satélite e para poder melhorar as nossas estimativas de produtividade, além de conversar com o produtor florestal, entender quais são as condições dos plantios e os desafios que o produtor está enfrentando no campo. É uma oportunidade de iniciar uma campanha contínua de coleta de dados em campo, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor florestal.”

Durante o encontro, foram debatidos temas como o potencial de Mato Grosso para o cultivo de florestas plantadas, a importância do setor para a diversificação econômica e as oportunidades de investimento na cadeia florestal. O evento também promoveu a troca de experiências entre especialistas e produtores locais, além de apresentar casos de sucesso e inovações tecnológicas voltadas ao segmento.

Expedição Silvicultura

Ao longo da expedição, serão analisadas diferentes espécies florestais, como eucalipto, pinus, teca, acácia-negra e araucária, além de outras variedades com relevância regional. O levantamento inclui medições de características biofísicas das árvores e o registro de informações relacionadas ao manejo, uso de insumos, adubação e práticas de proteção florestal.

Advertisement

A Expedição Silvicultura segue em andamento até novembro. O percurso começou em Belo Horizonte (MG), no dia 10 de setembro, e já passou por Vitória (ES), Eunápolis (BA) e Lucas do Rio Verde (MT). As próximas etapas ocorrem em Três Lagoas (MS), em 16 de outubro; Botucatu (SP), no dia 22; Curitiba (PR), em 27; Lages (SC), em 31 de outubro; e será concluída em Porto Alegre (RS), no dia 7 de novembro.

Leia Também:  Noite de Mato Grosso promove destinos e experiências do estado a operadores e agências nacionais no Rio

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove, nesta terça-feira (14.10), uma reunião estratégica com os diretores das Escolas Estaduais Militares (EEM) e Escolas Estaduais Cívico-Militares (EECM), com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na integração das políticas pedagógicas voltadas à melhoria dos indicadores de aprendizagem.

O encontro, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, reúne cerca de 165 profissionais das redes militar e cívico-militar e é conduzido pela Coordenadoria das Escolas Militares e Cívico-Militares da Secretaria. A programação se estende pelos dois períodos do dia, com palestras, orientações técnicas e momentos de diálogo entre gestores e técnicos da pasta.

Entre os temas abordados estão a apresentação da Superintendência das Escolas, o Movimenta Saeb, os programas GR e GR Plus (Gratificação por Resultados), além de pautas sobre assiduidade dos discentes e comunicados gerais relacionados à gestão pedagógica e administrativa das unidades.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a reunião tem como objetivo fortalecer a preparação das escolas para o Saeb, alinhando as estratégias de acompanhamento e mobilização dos estudantes durante o processo avaliativo, além de reforçar o compromisso das equipes escolares com a melhoria contínua dos resultados da aprendizagem.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta quinta-feira (9)

Segundo ele, o evento também busca aprofundar a articulação entre as unidades escolares e a Seduc, assegurando que as diretrizes pedagógicas e de gestão estejam alinhadas ao modelo militar e cívico-militar adotados pelo Estado.

Advertisement

“Encontros como este são fundamentais para manter a coesão entre as equipes gestoras, promover o intercâmbio de experiências exitosas e assegurar que os estudantes tenham formação integral, com valores éticos, civismo e excelência acadêmica”, define o secretário.

Para ele, a integração entre os diretores e as equipes técnicas da Seduc é essencial para que o modelo cívico-militar continue alcançando resultados positivos. “Estamos alinhando esforços para garantir que o Saeb reflita o comprometimento das nossas escolas com a qualidade da educação pública”, destacou a equipe organizadora do evento”, conclui Alan Porto.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso conta atualmente com 104 escolas cívico-militares em todas as regiões do estado, que atendem mais de 80 mil estudantes em diferentes regiões do Estado. Essas instituições têm como missão reduzir a evasão escolar, promover a disciplina e o respeito no ambiente educativo, além de fortalecer as práticas pedagógicas que impulsionam o avanço da aprendizagem.

Leia Também:  Doutores Palhaços animam pacientes do Hospital Estadual Santa Casa na Semana da Criança

As unidades militares somam 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco escolas Dom Pedro II. Ao todo nas cidades de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA