Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Congresso promovido pelo CBMMT terá cursos e treinamentos voltados ao atendimento de emergências

Publicado em

Cursos, treinamentos e atividades práticas voltadas ao atendimento de emergências integram a programação do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Entre os destaques estão o Stop The Bleed e o Holmatro Experience, atividades voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas empregadas no atendimento a vítimas de trauma e em operações de salvamento veicular.

O Stop The Bleed é um curso internacional voltado ao ensino de técnicas de controle de hemorragias em situações de emergência. A capacitação combinará aulas teóricas e práticas para demonstrar procedimentos que podem ser adotados nos primeiros minutos após um trauma, contribuindo para aumentar as chances de sobrevivência da vítima até a chegada do atendimento especializado.

Durante o treinamento, os participantes terão contato com técnicas utilizadas para conter sangramentos graves e reduzir o agravamento do quadro clínico da vítima. Entre os procedimentos abordados estão métodos de compressão, utilização de curativos e aplicação de torniquetes, recursos amplamente empregados por equipes de emergência em diferentes partes do mundo.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados em Rondonópolis durante operação contra estelionato eletrônico

Já o Holmatro Experience será um treinamento prático voltado ao salvamento veicular, com foco especial em ocorrências envolvendo caminhões e ônibus. A atividade foi estruturada para reproduzir situações semelhantes às enfrentadas pelas equipes de emergência, permitindo que os participantes aprimorem técnicas utilizadas em operações complexas de resgate.

Durante os três dias de programação, os participantes passarão por oito bases práticas inspiradas em casos reais, nas quais serão trabalhados procedimentos relacionados ao desencarceramento de vítimas, estabilização de veículos e gerenciamento da cena da ocorrência. As atividades serão realizadas em cenários que simulam desafios encontrados nas operações de resgate veicular.

Advertisement

O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destaca que a capacitação prática é um dos diferenciais do congresso e contribui para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que atuam na resposta às emergências.

“Os cenários de atendimento estão em constante evolução e exigem atualização permanente dos profissionais. O Conesv foi estruturado para proporcionar conhecimento teórico e experiências práticas que contribuam para o aperfeiçoamento das técnicas empregadas nas ocorrências e para o fortalecimento da cultura de preservação da vida”, afirmou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio e evita perdas maiores em loja de conserto de eletrodomésticos

Além dos cursos e treinamentos, a programação do congresso contará com palestras, painéis, workshops e o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir temas relacionados à emergência, trauma, resgate e segurança viária.

Para mais informações sobre o Conesv, acesse: https://conesv.ligabom.com.br.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

Published

on

Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam um adolescente, todos identificados como membros de facção, por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste sábado (20.6), em Cáceres. Na ação, os militares apreenderam um revólver e duas motocicletas.

As equipes policiais foram acionadas para verificarem um ponto de venda de drogas, no bairro Jardim Padre Paulo. No local, os militares fizeram monitoramento e viram uma movimentação suspeita, onde um homem foi visto entregando um pacote não identificado para outra pessoa.

Ainda na vigilância, os policiais também viram mais duas pessoas chegando na residência em uma motocicleta e, em seguida, os suspeitos deixando o local com o homem que já estava dentro da casa.

Os suspeitos se deslocaram para outro imóvel, no mesmo bairro, e foram seguidos e abordados pelos policiais. Neste momento, um dos homens tentou fugir e foi detido, assim como os outros dois suspeitos.

Leia Também:  Polícia Civil incinera três toneladas de drogas apreendidas em ações das Forças de Segurança

Na revista pessoal, foram apreendidas algumas porções de drogas. Nas diligências dentro da casa, também foi localizado um revólver de calibre 38 carregado com seis munições, escondido no quintal.

Advertisement

Diante do flagrante, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia de Cáceres para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA