Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem vítima de afogamento

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, nesse domingo (24.8), o corpo de um jovem de 15 anos, vítima de afogamento no Rio Aripuanã, no município de mesmo nome (a 1.000 km de Cuiabá).

Acionada pela Polícia Militar, ao chegar ao local, a equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) encontrou baixa visibilidade devido à turgência das águas.

Apesar disso, as buscas subaquáticas foram iniciadas por volta das 20h. Cerca de 30 minutos depois, às 20h30, os mergulhadores localizaram o corpo do jovem.

A vítima foi encontrada a aproximadamente 15 metros de profundidade e a 40 metros da margem do rio, cerca de 20 metros distante do último ponto onde havia sido vista com vida.

Após o resgate, o corpo foi entregue à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Advertisement

Não há informações sobre as circunstâncias do afogamento.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 20 mil pessoas prestigiam o maior desfile de 7 de Setembro da história de Rondonópolis

MATO GROSSO

Com apoio da Sedec, artesãos de Mato Grosso apresentam produção em evento nacional

Published

on

Mato Grosso está presente na 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), realizada de 9 a 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com um estande sobre o Estado. A participação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato.

O Fenacce é considerado um dos principais eventos do setor no país, reunindo artesãos de diversas regiões e valorizando a produção cultural brasileira. Em 2024, o festival recebeu cerca de 60 mil visitantes, movimentou R$ 20 milhões em vendas e gerou aproximadamente 2,8 mil empregos diretos e indiretos.

No estande de Mato Grosso, seis artesãos de quatro municípios, Cuiabá, Várzea Grande, São José do Rio Claro e Paranatinga, expõem mais de 1.800 peças, com valores a partir de R$ 25.

Entre os destaques está a produção indígena de Peti Waurá, da etnia Waurá, de Paranatinga, que trabalha com esculturas em madeira, ressaltou a relevância de levar a cultura mato-grossense para o evento.

Leia Também:  Mutirão da Cidadania leva serviços gratuitos para moradores de Santa Carmem

“É muito bom participar da feira. Já é a segunda vez que participo da Fenacce, fico muito feliz em mostrar a arte indígena e trazer o artesanato de Mato Grosso pra cá, mostrando a nossa cultura e o artesanato indígena para o mundo conhecer”, afirmou o artesão.

Advertisement

Para este ano, a organização da feira projeta ampliar os resultados, com mais de 350 estandes confirmados e a realização da Rodada de Negócios Nacional, que reúne compradores de todo o Brasil interessados em parcerias com artesãos e empreendedores criativos.

Também integra a comitiva a mestra artesã Lucinei Antonio Pereira, de Várzea Grande, reconhecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) como mestra de ofício pelo projeto Mestres da Arte e do Artesanato. Especialista na tecelagem artesanal cuiabana, Lucinei acumula quase quatro décadas de dedicação ao setor e ressaltou a importância da visibilidade proporcionada pelo evento.

“Todo mundo que passa por aqui passa a reconhecer o nosso trabalho. Nosso objetivo é divulgar nossa produção, vender todos os nossos produtos e conhecer novos artesãos”, destacou.


O estande mato-grossense recebeu visitantes de diferentes partes do Brasil e até do exterior. Mulheres de Martinica, no Caribe, adquiriram peças artesanais, e turistas como Carmen, do Rio de Janeiro, também prestigiaram o espaço.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar localiza corpo de homem vítima de afogamento no Rio Suspiro

“Eu tenho uma preferência muito grande por todos os trabalhos que vêm dos povos originários. Eu mesma venho dos povos originários e acho que o trabalho que eles fazem é único. Mato Grosso representa um patrimônio muito grande para o artesanato brasileiro, com o privilégio de trabalhar com elementos da natureza e com os povos originários, que têm um trabalho exclusivo”, disse a carioca.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA