MATO GROSSO
MT Hemocentro enfrenta baixa nos estoques de sangue

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, enfrenta baixa nos estoques de sangue dos tipos O-, A-, AB- e B-. Embora todos os tipos sejam necessários para manter os estoques abastecidos, esses estão em estado de alerta.
A unidade está localizada na Rua 13 de junho, 1055, Centro Sul de Cuiabá. O hemocentro funciona das 07h30 às 18h, sem pausa para o almoço, de segunda à sexta-feira.
O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, reforça o convite a todos, especialmente às pessoas que possuem esses tipos sanguíneos.
“Nossos estoques estão em estado de alerta e por isso convidamos todos aqueles que possuem esses tipos sanguíneos a nos ajudarem a manter os estoques abastecidos e a continuar ajudando a quem precisa. Estamos de portas abertas para recebê-los e a equipe do MT Hemocentro está preparada para atendê-los”, destacou.
Para doar sangue, os interessados devem comparecer à unidade de coleta portando documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias. Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre cada doação.
As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos para serem realizadas. Não é recomendado doar sangue em jejum: realize alimentação leve e equilibrada antes de doar.
Serviço
Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na rua 13 de Junho, 1.055, em Cuiabá. A unidade fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros busca três pescadores desaparecidos no rio Jauru

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza, nesta sexta-feira (26.9), a busca por três pescadores vítimas de afogamento no lago do Rio Jauru, represa de uma usina hidrelétrica, no distrito de Lucialva, no município de Jauru (a 405,7 km de Cuiabá).
Segundo o capitão BM Cristhian Lorhan Ferreira Borges, comandante da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM), a equipe foi acionada às 5h40 por um policial militar do município de Jauru, que comunicou o desaparecimento de quatro pescadores no lago, por volta da meia-noite de quinta-feira (25).
“A polícia nos informou sobre a ocorrência envolvendo quatro pessoas e imediatamente mobilizamos nossas equipes de mergulhadores. Em seguida, recebemos a informação de que uma das vítimas havia sido localizada por populares. Seguimos agora com as equipes empenhadas na busca pelas demais vítimas”, afirmou.
Mergulhadores, com o apoio de uma embarcação e de um equipamento sonar, seguem com as buscas no lago. Informações preliminares indicam que a profundidade da água varia entre 15 e 20 metros, o que torna a operação mais complexa.
“Estamos utilizando um equipamento sonar, que emite ondas sonoras para auxiliar na localização das vítimas. Trata-se de uma tecnologia avançada, recentemente incorporada às nossas operações, e que está sendo empregada neste caso para localizar os desaparecidos”, concluiu.
*Sob supervisão da SD Karine Miranda
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ5 dias ago
Comerciante com ficha criminal extensa sequestra e espanca ex de 19 anos em apartamento de luxo em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias ago
Por não aceitar o fim do relacionamento, homem incendeia casa para tentar matar a ex-companheira e o filho de 3 anos, veja vídeo
-
CUIABÁ4 dias ago
“Bato porque você merece”: médico agride esposa policial no Jardim das Américas
-
CUIABÁ4 dias ago
Protestada e multada, Águas Cuiabá é executada por dívida do Procon