Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Obras para asfaltar MT-199 avançam em direção a Bolívia

Publicado em

O Governo de Mato Grosso está asfaltando a MT-199, rodovia que liga o município de Vila Bela da Santíssima Trindade até a divisa com a Bolívia, na região do Destacamento Militar Palmarito. As obras são realizadas em 79,98 quilômetros, divididos em dois contratos. O investimento total é de R$ 112,5 milhões.

O primeiro lote da obra, mais próximo a cidade de Vila Bela, já foi iniciado e atualmente se encontra na fase de terraplanagem. Já o segundo trecho, que vai até a divisa com a Bolívia, está com aproximadamente 20% de execução e já começou a receber o asfalto em alguns trechos.

O objetivo do Governo de Mato Grosso é garantir um acesso mais rápido entre o Estado e a Bolívia. Isso diminuiria as distâncias até os portos do Oceano Pacífico, no Chile e no Peru, criando mais uma alternativa para o escoamento da produção agrícola do Estado.

Além disso, as obras facilitariam o intercâmbio comercial com a Bolívia, país que é grande produtor de uréia, um dos principais fertilizantes utilizados na produção de grãos.

Leia Também:  Motoristas devem fazer retorno próximo à Decorliz pela laçada de quadra

Pelo fato de a obra também beneficiar a Bolívia, em julho deste ano, o presidente boliviano Rodrigo Paz assinou um termo de cooperação para a construção de uma estrada de 129 km ligando a cidade de San Ignacio de Velasco até a divisa com o Brasil.

Advertisement

O compromisso de asfaltar a MT-199 foi assumido pelo governador Otaviano Pivetta ainda em 2021, dando início ao processo de contratar os projetos e depois começar a fazer a obra que garante uma saída internacional para Mato Grosso.

“A MT-199 é um passo importante para aproximar Mato Grosso ainda mais de mercados internacionais. A distância vai ficar mais curta até os portos do Pacífico e consequentemente dos mercados asiáticos”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Outros investimentos na MT-199 em Vila Bela

O Governo de Mato Grosso também está asfaltando um trecho de 30 km da MT-199 entre Vila Bela da Santíssima Trindade e o acesso ao parque da Serra Ricardo Franco, local com atrações turísticas como o Cânion do Jatobá e a Cachoeira dos Namorados. O investimento nessa obra é de R$ 47,8 milhões

Leia Também:  Seciteci oferece 29 opções de cursos técnicos para novos alunos do ensino médio; matrículas seguem até 16 de outubro

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Advertisement

Fiscalização – Operação Infravermelho

Leia Também:  Seciteci oferece 29 opções de cursos técnicos para novos alunos do ensino médio; matrículas seguem até 16 de outubro

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Advertisement

Proibição do uso do fogo

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio no telhado de hospital municipal

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA