MATO GROSSO
Polícia Civil apreende arsenal durante cumprimento de buscas em Itanhangá
Um arsenal, com armas de fogo e munições, foi apreendido pela Polícia Civil, na tarde de segunda-feira (3.11), durante cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar, no município de Itanhangá. A ação tinha como foco a localização de armas de fogo utilizadas em práticas ilícitas.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça com base em investigações da Delegacia de Tapurah e resultaram na apreensão de 11 armas de fogo de diferentes calibres e mais de 2.200 munições.
As investigações iniciaram após prisão de um homem flagrado em via pública, portando uma arma de fogo. Na ocasião, o suspeito estava embriagado e atirou para cima.
Diante da possibilidade do suspeito esconder outras armas de fogo em sua residência e em outros imóveis, foi representado pelos mandados de buscas e apreensão nos endereços, que foram deferidos pela Justiça e cumpridos pelos policiais civis da Delegacia de Tapurah.
Durante as buscas foram apreendidas três pistolas (duas calibre 9 mm e uma .22), um revólver calibre 38, duas carabinas, dois rifles semiautomáticos, três espingardas, sendo uma semiautomática calibre 12 camuflada e mais de 2.200 munições de diferentes calibres.
Diante dos fatos, todo arsenal foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Tapurah. As investigações seguem em andamento para verificar a origem das armas e outros possíveis crimes ligados ao armamento.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Empresas destacam impacto do Prodeic em suas trajetórias durante a Expoind MT 2025
A Expoind MT 2025, feira de negócios da indústria de Mato Grosso, encerrou na última quinta-feira (6.11) com saldo positivo entre expositores e visitantes. Realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a feira reuniu mais de 100 expositores, compradores, fornecedores, startups, câmaras de comércio e lideranças setoriais, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Para Renata Costa Marques Neto, proprietária do Laticínio Serrano – Produtos J3, de Nossa Senhora do Livramento, que participou do evento, a feira representou uma oportunidade importante de visibilidade e de fortalecimento do setor industrial.
“Está sendo muito gratificante. Fizemos bastante networking e B2B aqui também. Então essa feira foi de suma importância para nossa empresa”, avaliou.
Já Amanda Perini, sócia-proprietária da Vital Alimentos, de Tangará da Serra, destacou o impacto positivo da Expoind para as empresas do interior.
“É a primeira feira deste porte que participamos e está sendo ótimo ter a experiência de demonstrar os nossos produtos para todo o estado. É muito bom ouvir a opinião das pessoas quando elas degustam os nossos produtos”, afirmou.
Impulsionamento via Prodeic
Além da troca de experiências proporcionada pela feira, as empresárias ressaltaram os resultados alcançados com o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), iniciativa do Governo do Estado que concede incentivos fiscais para fomentar a expansão, modernização e diversificação das atividades econômicas e hoje conta com 1.766 empresas credenciadas.
Com 30 anos de atuação em Nossa Senhora do Livramento, o Laticínio Serrano – Produtos J3 aderiu ao Prodeic há três meses e, de acordo com Renata, já é possível perceber mudanças expressivas na gestão e competitividade.
“Quando isso aconteceu, foi uma virada de chave grande na nossa empresa. Em três meses de adesão ao programa, conseguimos ver uma diferença gritante. Quem tem um laticínio precisa entrar no Prodeic para garantir essa sobrevivência no mercado”, afirmou a proprietária.
A Vital Alimentos, com 20 anos de história, também se beneficia do programa há cinco anos. Amanda conta que conheceu o Prodeic durante a pandemia, em um momento de dificuldade para o setor.
“Foi um alívio para que a empresa passasse por aquele momento de dificuldade. Nossa empresa acabou se tornando mais competitiva, porque hoje nós somos uma empresa semi-artesanal. Não é fácil disputar com grandes indústrias que fomentam grandes produções. Para manter essa competitividade, é necessário o incentivo, principalmente para as pequenas indústrias”, destacou.
O credenciamento no Prodeic é simples e totalmente online, realizado por meio do Sistema de Registro e Controle da Renúncia (RCR) da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), disponível em www.sefaz.mt.gov.br. Para a adesão ao programa, as empresas precisam apenas atender a três contrapartidas básicas: manter a regularidade fiscal, realizar o recolhimento dos fundos durante a fruição do benefício e enviar o monitoramento anual pelo sistema SIMBEF, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Fonte: Governo MT – MT
-
CIDADES2 dias agoEXCLUSIVO: Prefeito de Rosário Oeste, Mariano Balabam, fala que “tem um jeitinho brasileiro” para tratar denúncia de carne clandestina no Municipio e demite Fiscal veterinária, ouça áudio
-
CIDADES6 dias agoAssessor Parlamentar é preso em flagrante com carro furtado e arma em casa noturna no Bairro Doutor Fábio 2
-
ALMT4 dias agoALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso
-
CUIABÁ5 dias agoHomem é preso em Cuiabá por enforcar, ameaçar companheira com faca e fugir com o filho




