Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

SER Família Criança encanta o público com noite mágica na Arena Pantanal

Publicado em

A Arena Pantanal se transformou novamente em um verdadeiro mundo mágico na noite desta sexta-feira (10.10), com mais uma edição encantadora do Dia das Crianças do SER Família Criança, ação idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A programação, que tem entrada gratuita, conta com shows, parque de diversões, apresentações artísticas e oficinas recreativas, segue até este domingo (12), proporcionando momentos inesquecíveis para as crianças e suas famílias.

Idealizadora do projeto, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou que iniciativas como o SER Família Criança expressam seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“O SER Família Criança é muito mais do que uma ação social. É uma demonstração de amor, cuidado e respeito pelas nossas crianças e suas famílias. Todos nós, enquanto sociedade, temos o dever de garantir que cada criança viva a alegria, o acolhimento e o encantamento que a infância merece”, afirmou Virginia Mendes.


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

Direto do bairro Mapim, de Várzea Grande, a moradora Ingrid Maiara participou da festa ao lado da filha, Maiara Juliana, e esposo, e fez questão de destacar a importância de momentos como esse para fortalecer os laços familiares.

Advertisement

“Eu acho muito bom esse tipo de estrutura, porque possibilita que a gente tenha esse tempo de qualidade com os nossos filhos. Eles irão crescer e eu acho bacana a gente tirar esse tempinho pra passar com eles. Foi muito bonito. Dançamos muito, aproveitamos tudo. Eu quero agradecer à dona Virginia por esse evento maravilhoso. Peço que pais e mães, tirem um tempo para os seus filhos, essa fase vai passar e temos que aproveitar ao máximo nossos filhos”, declarou emocionada.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em caminhão e em área de vegetação

A pequena Maiara Juliana, de olhinhos brilhando, também compartilhou sua parte favorita da noite. “Dancei todas as músicas e gostei muito da onça e da zebra!”, disse eufórica.


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

Entre os depoimentos emocionados de quem participou, Adenilce Camargo, moradora do bairro Santa Isabel, não escondeu a alegria ao falar sobre a experiência ao lado da filha de três anos, Ana Estela.

“Eu achei muito bacana esta ação do SER Família. Tudo muito lindo, com excelente estrutura, porque eu não esperava que seria tudo isso. É maravilhoso. O espetáculo foi muito bom, gostei muito. Convido a todos, podem vir que não irão se arrepender”, afirmou.

Para o secretário da Setasc, Klebson Gomes, o evento reforça o compromisso do governo com políticas públicas que promovem a inclusão, o lazer e o acolhimento das famílias mato-grossenses.

Advertisement

“O SER Família Criança é um reflexo do carinho e do cuidado que temos com as nossas crianças e suas famílias. Ver a Arena cheia de sorrisos, de alegria, com os pequenos se divertindo com dignidade, segurança e amor, é a confirmação de que estamos no caminho certo. É um trabalho feito com responsabilidade social, e com o coração”, pontuou o secretário.

Leia Também:  Festival celebra a cultura nordestina com atrações musicais e gastronomia


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

Do bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, a mãe de três crianças, Betina Oliveira, descreveu a noite como algo “fenomenal”.

“Bem diferente, né? Os shows, os brinquedos também, para as crianças que estão brincando. Linda a apresentação. Fenomenal. Estão todos de parabéns. As crianças gostaram muito e estão apaixonadas. Não param um minuto!”, brincou, sorrindo.

O evento também conta com o Espaço da Cidadania, que garante à população o acesso a diversos serviços gratuitos, como emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, plastificação de documentos, além de orientações e atendimentos dos programas SER Família Mulher e SER Família Capacita, entre outros benefícios voltados à cidadania e ao fortalecimento das famílias mato-grossenses.


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

A edição deste ano reafirma o SER Família Criança como um dos maiores e mais sensíveis programas sociais do estado. Com uma estrutura pensada nos mínimos detalhes para garantir acessibilidade, conforto e segurança, o evento se consolida como um verdadeiro presente para a infância mato-grossense.

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

MATO GROSSO

Casal deixa vida urbana e transforma chácara em modelo de produção agroecológica com apoio da Seaf e Empaer

Published

on

O casal Gebrair Pinheiro e Márcia Krindgies deixou a vida de servidores públicos em Lucas do Rio Verde para investir no sonho de viver da terra. Há três anos, eles adquiriram o Sítio Nossa Senhora das Graças, em Tapurah, e transformaram a antiga área de vegetação nativa em um modelo de produção agroecológica, com destaque para o cultivo de abacaxi. A propriedade é uma das 28 beneficiadas com kits de irrigação entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e conta com assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).


Instalados em uma propriedade de 4 hectares, sendo 2,4 hectares destinados ao cultivo, o casal se dedica à produção de alimentos orgânicos como abacaxi, mandioca e batata-doce. O carro-chefe é o abacaxi, que já alcançou a impressionante marca de 18 mil pés plantados.

O início foi despretensioso. “Tínhamos um dinheiro guardado e pensamos em comprar uma chácara apenas para lazer. Mas meu esposo ganhou 300 mudas de abacaxi e decidiu plantar. Aos poucos, fomos gostando e tomando gosto pela produção”, contou a Dona Márcia.

Gebrair relembra com orgulho os primeiros passos: “Aqui era tudo mato. Da primeira vez colhi, replantei e fui aumentando. Hoje temos uma produção consolidada”, destacou.


Segundo o técnico da Empaer de Itanhagá, Alfredo Neto, que atende o casal em Tapurah, a história da família é um caso de sucesso. “Eles seguem as orientações, fazemos as análises de solo e, sob nossa orientação, eles utilizam caldas agroecológicas e têm uma participação ativa. É um exemplo de como o apoio técnico e o trabalho familiar caminham juntos para o desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou.

Leia Também:  Casal deixa vida urbana e transforma chácara em modelo de produção agroecológica com apoio da Seaf e Empaer


Os kits de irrigação entregues pela Seaf foram instalados com apoio da prefeitura, garantindo segurança hídrica e manutenção da produção durante o período de estiagem.

“Esse kit de irrigação nos ajuda muito. Produzir sem água é quase impossível. Agradecemos ao Governo do Estado e à Seaf por esse apoio. Nosso desejo é que mais famílias sejam beneficiadas”, agradeceu o casal.

Hoje, o Sítio Nossa Senhora das Graças gera uma renda média de R$ 4 mil líquidos por mês, exclusivamente da produção agrícola. Além disso, o casal participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ampliando o acesso a mercados institucionais e garantindo a comercialização de seus produtos e também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Advertisement

“Eu era motorista e já falei para minha esposa, o resto da nossa vida será aqui”, afirmou Gebrair. “Eu encontrei na agricultura familiar a realização dos meus sonhos”, completou dona Márcia.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio ambiente, Marozan Ferreira Barbosa, destaca a atuação articulada entre governo estadual entre associações e cooperativas. “Temos uma cadeia produtiva muito bem organizada em Tapurah. Desde apicultura até o cultivo de frutas, os projetos têm sido atendidos com o apoio da Seaf. É gratificante ver resultados como o do casal Gebrair e Márcia, que são exemplo de que a agricultura familiar é sinônimo de desenvolvimento e sustentabilidade”, ratificou o secretário.

Leia Também:  Governo de MT entrega 145 títulos definitivos às famílias do Assentamento Primeiro de Maio

Investimentos do Estado na agricultura familiar de Tapurah

Entre 2019 e 2025, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, investiu mais de R$ 2,6 milhões em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Tapurah. Foram entregues máquinas, veículos, kits de irrigação, tanques resfriadores de leite, barracas de feira, além do fomento de programas como o Proleite e a distribuição de sêmen bovino, que beneficiam diretamente as famílias do campo.

O município conta com 803 propriedades rurais familiares, que representam 53% da área produtiva da agropecuária local, um indicador claro da importância da agricultura familiar para a economia e o abastecimento alimentar da região.

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA