POLÍCIA
Polícia Militar apreende três adolescentes suspeitos por roubo à mão armada em Sorriso

As Forças de Segurança do Estado apreenderam três adolescentes entre 16 e 17 anos na noite desta sexta-feira (17.10), suspeitos de roubo à mão armada e ameaça contra um homem de 61 anos, no bairro Florais da Mata, no município de Sorriso (a 396 km de Cuiabá).
De acordo com as informações do boletim de ocorrência, policiais militares do 12º Batalhão foram acionados após o roubo a uma residência localizada na Rua Mário Espinelli. De imediato, as equipes, com apoio do Raio, se deslocaram ao local e se depararam com a vítima da ação criminosa.
Para os policiais militares, o homem relatou que chegou em casa e desceu do veículo para abrir o portão, momento em que foi rendido pelos adolescentes, que estavam escondidos em uma construção em frente à sua residência. Um dos menores portava uma arma de fogo.
O homem ressaltou que foi rendido e levado para dentro do imóvel. Os adolescentes pegaram o celular da vítima e realizaram transferências bancárias via Pix; no entanto, o valor não foi informado. A vítima foi ameaçada de morte com a arma apontada para sua cabeça.
Um vigilante noturno, que atuava na segurança do bairro, percebeu a movimentação suspeita, ocasião em que os menores fugiram sem levar nenhum pertence da vítima. Diante das informações, os militares acionaram a Força Tática e equipes do Ciopaer, que intensificaram o policiamento nos bairros adjacentes.
Durante as buscas, dois suspeitos foram localizados nas dependências de um clube de beach tennis. Já o terceiro integrante da quadrilha foi encontrado em sua residência, na Rua Gramado.
Os policiais militares apreenderam seis munições intactas de calibre .38. Os menores alegaram que dispensaram a arma de fogo em uma região de mata, nas proximidades do Parque Municipal, durante a fuga. Eles também mencionaram a participação de um quarto adolescente, que não foi encontrado até o momento.
Os menores foram conduzidos à delegacia para o registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT

POLÍCIA
Investigação da Polícia Civil leva 7 golpistas a serem condenados a 86 anos de prisão

Após um ano da Operação Antenados, deflagrada pela Polícia Civil, sete pessoas foram condenadas pela Justiça. Juntas, as penas somam mais de 86 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
De acordo com a investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, o grupo criminoso atuava com um modus operandi característico. Membros da quadrilha visitavam residências de idosos, apresentando-se como representantes de um suposto programa governamental de distribuição de antenas de televisão para pessoas de baixa renda.
Durante essas visitas, sob o pretexto de cadastrarem os beneficiários, os criminosos fotografavam documentos pessoais e o rosto das vítimas. De posse desses dados, os denunciados abriam contas bancárias fraudulentas em nome das vítimas e contratavam empréstimos consignados a serem descontados de seus benefícios previdenciários em 84 parcelas mensais.
Os valores dos empréstimos eram depositados nas contas fraudulentas e, imediatamente, transferidos para outras contas, também em nome das vítimas, para dificultar o rastreamento. A investigação identificou 31 vítimas idosas de Cuiabá, todas aposentadas ou pensionistas do INSS, contra as quais foram realizadas 44 contratações fraudulentas de empréstimos consignados, totalizando R$ 1.537.210,92.
Durante as investigações, foram identificadas também vítimas de outros municípios de Mato Grosso e de outros estados, sendo compartilhadas provas com as autoridades de todos os locais identificados.
Ao todo, quatro mulheres e três homens foram condenados pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, totalizando mais de 86 anos de prisão. A decisão foi proferida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá nesta sexta-feira (17.10).
“A condenação representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias”, afirmou a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pela investigação do caso.
A operação
A Operação Antenados foi deflagrada em 7 de agosto de 2024 para o cumprimento de 29 ordens judiciais contra um grupo criminoso especializado na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos.
Na operação, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos, tendo como alvo o grupo criminoso que atuava em Mato Grosso e na cidade de Sorocaba (SP).
Também foram cumpridas determinações judiciais para o afastamento do sigilo telemático de 32 contas bancárias, além do bloqueio e afastamento de sigilo bancário de todas as contas de oito pessoas físicas e quatro jurídicas. Os trabalhos contaram com apoio da Delegacia Seccional e da 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Sorocaba (SP).
A operação faz parte do programa de combate a associações criminosas especializadas em contratações bancárias fraudulentas e lavagem de dinheiro, da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
CUIABÁ7 dias ago
A ÚLTIMA CONTA: Demitido servidor da Politec/MT que roubou cartão de morto para bancar noitadas
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Gasolina no Brasil está 8% acima do preço internacional, aponta Abicom
-
CIDADES3 dias ago
CPI em Diamantino conclui por indícios de improbidade e envolvimento de vereadora, ex-prefeito e secretários em esquema na Saúde
-
CUIABÁ3 dias ago
PERIGO IMINENTE: Capital de MT sob ameaça de temporal severo que pode deixar milhares sem luz e ruas alagadas