SAÚDE
Centro de Vacinação do Ministério da Saúde aplica mais de mil doses em dois meses de funcionamento

Em seus primeiros meses de funcionamento, o Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz aplicou 1.190 doses de vacinas em cidadãos que passaram pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Foram 710 aplicações em agosto e 480 em setembro. O imunizante contra a covid-19 foi o mais procurado, representando 31,7% do total.
Instalado de forma permanente no subsolo do bloco O do Ministério da Saúde, o Centro está aberto para a população em geral. A iniciativa amplia o acesso à imunização para adolescentes, adultos, gestantes e pessoas idosas de qualquer região do Brasil e do exterior, fortalecendo as ações de prevenção em saúde.
Até agora, a procura pelo serviço foi maior entre mulheres, que representaram 758 das doses aplicadas, ou seja, 63,7% do total, enquanto os homens corresponderam a 36,3%.
Segundo a enfermeira Emelise Gobbi Otilia, coordenadora do Centro, o resultado superou as expectativas iniciais, embora ainda haja espaço para crescimento. “Temos capacidade para atender mais de mil usuários por mês, mas é preciso superar desafios como o desconhecimento da população sobre a disponibilidade do serviço no Ministério da Saúde”, explica.
Entre as vacinas aplicadas, destacam-se os imunizantes contra influenza (261 doses), hepatite B (217 doses) e difteria e tétano (126). Também foram administradas vacinas contra febre amarela (73 doses), tríplice viral (84), tríplice bacteriana acelular para adultos (33) e HPV (16). Já a vacina contra varicela (catapora) foi aplicada duas vezes e a de pneumococo, uma.
Para ser atendido(a), não é necessário agendamento prévio, basta apresentar documento de identificação com foto. É possível atualizar todas as vacinas de uma só vez, exceto em casos de comorbidades específicas.
O Centro reafirma o princípio da universalidade do SUS. Pessoas de outros estados ou países que estejam em Brasília — residentes ou de passagem — também podem se vacinar. A unidade integra a rede de imunização do Distrito Federal, em parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O serviço respeita o calendário estipulado pelo governo local e está sujeito a variações na disponibilidade de imunizantes.
Serviço
Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz
Local: Ministério da Saúde – Bloco O, subsolo (entradas pela via N2 e pela portaria principal na Esplanada dos Ministérios)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (aberto no horário de almoço)
Thaís Ellen S. Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

SAÚDE
Ministro da Saúde convoca o Brasil, em rede nacional, para o Dia D de multivacinação amanhã (18)

Durante pronunciamento em rede nacional na noite desta sexta-feira (17), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou a população para o Dia D nacional de vacinação, que será realizado amanhã, sábado, 18 de outubro, em parceria com estados e municípios. A mobilização integra a campanha com o tema “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força” e reforça a importância de proteger crianças e adolescentes menores de 15 anos.
“Não podemos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. É o dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para que o Brasil volte a ser campeão mundial em vacinação”, afirmou Padilha. Neste sábado, todos os postos de saúde do país estarão abertos, oferecendo mais de 15 tipos de vacinas gratuitamente pelo SUS.
Padilha também ressaltou que o Brasil voltou a ser reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como país livre do sarampo, resultado de uma ampla mobilização nacional e do fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Depois de seis anos de queda, voltamos a acreditar na vacina e na ciência”, declarou o ministro, indicando a eficácia da vacinação.
Em seu discruso, o ministro lembrou ainda que o 18 de outubro é Dia do Médico e Dia de São Lucas, padroeiro da medicina, e aproveitou para homenagear os profissionais de saúde. Ele também destacou o avanço em outras políticas do SUS, como a ampliação da mamografia para mulheres de 40 a 74 anos e o fortalecimento de programas como o Farmácia Popular e o Agora Tem Especialistas.
Assista ao vídeo do pronunciamento
Veja os detalhes da mobilização
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
CUIABÁ7 dias ago
A ÚLTIMA CONTA: Demitido servidor da Politec/MT que roubou cartão de morto para bancar noitadas
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Gasolina no Brasil está 8% acima do preço internacional, aponta Abicom
-
CIDADES4 dias ago
CPI em Diamantino conclui por indícios de improbidade e envolvimento de vereadora, ex-prefeito e secretários em esquema na Saúde
-
CUIABÁ3 dias ago
PERIGO IMINENTE: Capital de MT sob ameaça de temporal severo que pode deixar milhares sem luz e ruas alagadas