Turismo
Cidade do Rio de Janeiro (RJ) é destaque no “Oscar do Turismo” 2025

A cidade do Rio de Janeiro (RJ), um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas nacionais e internacionais, foi destaque na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Sul, o “Oscar do Turismo”, que teve seus vencedores anunciados na terça-feira (30.09). A capital fluminense levou três prêmios: Melhor Destino de Praia, Melhor Destino para “City Break” (viagem curta a uma cidade) e Melhor Destino de Eventos e Festivais
O WTA, uma das premiações de maior renome do turismo global, também reconheceu empreendimentos hoteleiros nacionais. O Tivoli Ecoresort (Praia do Forte, Bahia) conquistou o título de Melhor Resort de Praia. Já o Melhor Resort de Família ficou com o Clara Arte Resort (Inhotim, Minas Gerais), enquanto o Penthouse (cobertura) do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ), consagrou-se como o Melhor Quarto de Hotel da América do Sul.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemora as seis conquistas brasileiras no World Travel Awards. “As premiações coincidem com o momento extremamente positivo do turismo nacional, que vem batendo todos os recordes possíveis. Ter a cidade do Rio de Janeiro e resorts brasileiros reconhecidos no ‘Oscar do Turismo’ evidencia mais uma vez a ótima imagem que o turismo do nosso país tem projetado para todo o mundo”, observa Sabino.
O WTA foi criado no ano de 1993, em Londres (Reino Unido), para reconhecer, premiar e celebrar a excelência de todos os principais setores das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade. Anualmente, o World Travel Awards percorre todo o mundo com o seu “Grand Tour”, uma série de cerimônias regionais que apontam destaques de cada continente, culminando na disputa entre os vencedores na grande final do ano.
DESTAQUE – Além do “Oscar do Turismo”, o Rio de Janeiro (RJ) desponta em outras avaliações estrangeiras. Recentemente, a capital foi eleita o destino internacional mais procurado por turistas dos Estados Unidos para as férias de fim de ano. O levantamento, baseado em dados do Google Flights e divulgado pela revista norte-americana Travel + Leisure, analisou buscas por voos partindo de aeroportos dos EUA entre 21 de dezembro e 4 de janeiro.
AQUECIMENTO – A conquista de títulos no WTA por meios de hospedagem nacionais ocorre em um momento de aquecimento do setor. Segundo a Associação Brasileira de Resorts, no segundo trimestre de 2025, o segmento registrou taxa de ocupação de 59%, um aumento de 10% na comparação com o mesmo período de 2024. O índice chegou a 69% nos estabelecimentos de praia, 13% a mais que no acumulado do segundo trimestre de 2024.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Ministério do Turismo disponibilizará Pontos de Informação Turística para a COP30 em Belém (PA)

A cidade de Belém (PA) terá Pontos de Informação Turística (PITs) com informações bilíngues para acolhimento aos visitantes que participarão da COP30, que acontecerá em novembro. Diante da expectativa de receber mais de 40 mil visitantes na Conferência Mundial do Clima, as estruturas trarão informações sobre a cidade em pontos de grande circulação e estratégicos do evento. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante agenda com o presidente Lula nesta quinta-feira (02.10), na capital paraense, para a inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
O Protocolo de intenções que viabiliza a instalação dos PITs faz parte de um acordo que une esforços do Ministério do Turismo, da Secretaria Extraordinária para a COP30, da Embratur, do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém.
O ministro Celso Sabino destacou que os Pontos de Informação Turística reforçam a importância da COP30 como um marco para o turismo amazônico.
“Esse acolhimento com os pontos de informação posicionados estrategicamente vão mostrar ao mundo o potencial do Pará e do Brasil, oferecendo uma experiência acolhedora, informativa, alinhada à sustentabilidade e fortalecendo o legado da COP da Amazônia para o turismo nacional”, afirmou o ministro.
A visita do presidente da República à cidade teve como objetivo entregar obras da COP30 e anunciar novos investimentos, e os PITs fazem parte da estratégia do turismo para atender o grande público esperados no encontro.
O presidente Lula agradeceu o empenho do ministro Celso Sabino na preparação da COP30 e frisou que o encontro deste ano vai reforçar a imagem positiva do Brasil no exterior.
“Nós vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Aqui, quando a gente resolve trabalhar com o governo municipal, o governo estadual e o governo federal juntos, ninguém consegue segurar. A gente quer ser o exemplo mundial de defesa do clima”, declarou Lula.
Ao ressaltar os excelentes números da atividade turística brasileira na sua fala, Celso Sabino ressaltou que os esforços do governo federal vêm mudando a história do turismo do Brasil.
“Presidente Lula, seu governo está escrevendo uma nova história no turismo brasileiro e amazônico. Semana passada, recebemos o turista de número 7 milhões no Brasil, e até dezembro de 2025 o seu governo vai registrar a marca histórica de 10 milhões de turistas. O resultado mais gratificante é o que toca o cidadão: a geração de empregos. Desde 2023, foram mais de 500 mil vagas com carteira assinada criadas em atividades ligadas ao turismo”, enfatizou o ministro do Turismo.
Também participaram do anúncio o governador do Pará, Helder Barbalho; o prefeito de Belém, Igor Normando; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; o ministro das Cidades, Jader Filho, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, entre várias outras autoridades.
ATENDIMENTO – A instalação dos Pontos de Informação Turística será realizada em pontos estratégicos de Belém, incluindo áreas de grande fluxo de visitantes, como o Aeroporto Internacional, a Estação das Docas, os arredores da Basílica de Nazaré e as zonas Verde e Azul da COP30.
As unidades vão oferecer atendimento bilíngue, informações sobre roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo, além de orientações sobre serviços essenciais, como saúde, segurança e transportes.
Também estão previstas ações interativas, a disponibilização de totens digitais, estandes temáticos e a distribuição de materiais sustentáveis e informativos, reforçando a imagem de um Brasil comprometido com a biodiversidade e o turismo responsável.
A rede de PITs oferecerá suporte durante a COP30, mas também será um legado duradouro para o turismo de Belém e do Pará, consolidando a cidade como destino estratégico para o ecoturismo, o turismo cultural e de base comunitária.
Por Cíntia Luna e Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Turismo6 dias ago
Ministério do Turismo explica novas regras de entrada e saída em meios de hospedagem
-
DESTAQUE2 dias ago
Unimed é processada por decisão unilateral que causou “regressões graves” e sofrimento a menino autista de seis anos
-
DESTAQUE4 dias ago
Autismo em Mato Grosso: o mito do aumento de 400% e a realidade por trás dos números, veja vídeo
-
DESTAQUE2 dias ago
Unimed ignora acordo com MP e impõe a criança de 06 anos cobranças de R$ 8 mil por tratamento de autismo