Pesquisar
Close this search box.

SUCESSO DE PÚBLICO

Grupo cultural anuncia data extra para apresentação de espetáculo sobre a biodiversidade do Pantanal

Publicado em

O grupo cultural É Bem Mato Grosso realizará uma apresentação extra do espetáculo “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal” durante a Mostra Cultural Julina, em Barra do Bugres, no dia 2 de agosto, às 19h30. O evento tem entrada gratuita, classificação livre e será realizado na Quadra Esportiva da UAB.

Apresentação em Tabaporã, em 11 de junho, havia sido anunciada como a última da turnê, encerrando-se no XVIII Festival de Dança do município. No entanto, devido ao sucesso de público e à repercussão positiva do espetáculo, uma nova data foi incluída na programação do grupo cultural.

 

A montagem é uma celebração vibrante da rica biodiversidade do Pantanal mato-grossense, retratada por meio do canto e da dança do siriri. O espetáculo ganha vida com personagens alegóricos inspirados em animais típicos da região, como a ema, o tuiuiú e o boi pantaneiro, transportando o público para o coração do bioma.

 

Advertisement

Desde sua estreia, em outubro de 2024, a peça encantou plateias em diversas cidades, incluindo Comodoro, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Tabaporã.

 

Fundado em 2015, em Sapezal, pelos artistas Edson Garcia da Silva e Lucinete Cogo, o grupo É Bem Mato Grosso tornou-se uma associação sem fins lucrativos em 2017. Atualmente, desenvolve atividades de formação cultural para cerca de 65 crianças e adolescentes do município, reafirmando seu compromisso com a educação e a valorização das tradições regionais.

 

A realização do espetáculo conta com o patrocínio da Bom Futuro, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Advertisement

 

A produção é assinada pelo próprio grupo, com gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais, especializada na elaboração e execução de projetos artísticos.

VÁRZEA GRANDE

Alunos da rede municipal aprendem sobre preservação ambiental em palestras e exposição de animais silvestres

Published

on

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tenente Waldemiro Delgado Bertulio receberam, nesta terça-feira (25), a equipe da Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso, que realizou palestras e uma exposição de animais da fauna silvestre empalhados. O objetivo da ação foi conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, da fauna e da flora para a manutenção do equilíbrio ecológico.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns animais da fauna da região, como onça-pintada, cutia, cobras e tamanduás.

O sargento Pinheiro e os cabos Tatiane e Mariano explicaram a importância da preservação de cada espécie para o meio ambiente, além de abordarem crimes ambientais cometidos em todo o país e que provocam prejuízos à natureza.

“A sobrevivência humana e a saúde do planeta dependem de boas ações, e, se cada um fizer a sua parte, já estará contribuindo para um mundo melhor”, destacaram.

A diretora da unidade, Regina Maria Moreira Gozzi, afirmou que a iniciativa está alinhada aos conteúdos trabalhados em sala de aula e que a exposição contribui para reforçar e ampliar o aprendizado dos estudantes.

Advertisement

“Ver os animais de perto transforma a teoria dos livros em empatia e cuidado com a vida silvestre”, destacou.

A diretora também lembrou que o município enfrenta um período de estiagem, marcado pela incidência de queimadas, o que contribui para a piora da qualidade do ar e provoca impactos à saúde das pessoas e dos animais.

Na oportunidade, Regina agradeceu a participação da equipe da Polícia Ambiental no processo de aprendizagem dos alunos. Segundo ela, a parceria entre a corporação e a escola contribui para ampliar a conscientização ambiental entre as crianças.

“Essa parceria é fundamental, uma vez que a Polícia Ambiental exerce um papel importante na preservação do meio ambiente. Junto com as escolas, ajuda a transformar o futuro das nossas crianças. O trabalho desenvolvido pelo batalhão serve como uma importante ferramenta multidisciplinar no ambiente escolar”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA