BRASIL
MJSP realiza primeiro webinário de nivelamento de conhecimento dos gestores locais do Susp sobre a ferramenta Brasil MAIS
 
																								
												
												
											Brasília, 29/10/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu, nesta quarta-feira (29) o primeiro Webinário de Nivelamento de Conhecimento dos Gestores de Cadastros Locais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), sobre a ferramenta tecnológica Brasil MAIS.
O dispositivo utiliza imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial e integração de bases de dados, como as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para identificar e monitorar atividades ilícitas relacionadas a crimes ambientais, desmatamento, plantações ilegais, embarcações irregulares e construções não autorizadas, entre outros.
A iniciativa teve como objetivo alinhar práticas e fortalecer a governança de acessos à ferramenta entre os órgãos do Susp, assegurando maior segurança da informação e uso qualificado dos dados. A capacitação contou com a participação de mais de 100 gestores de instituições do Susp de todo o País, responsáveis pela gestão local de acessos à ferramenta Brasil MAIS.
“Este é o primeiro de muitos webinários que realizaremos com o propósito de nivelar o conhecimento, fortalecer a segurança da informação e qualificar o uso do Brasil MAIS. Nosso objetivo é aproximar a gestão nacional dos gestores locais, ouvir suas demandas e garantir que o acesso à ferramenta seja feito de forma segura, eficiente e alinhada às necessidades das forças de segurança”, destacou o coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da DGI/Senasp, Dérik Reis.
Cada instituição do Susp participante do programa deve indicar um gestor local responsável pela liberação e acompanhamento dos acessos em sua respectiva corporação, reforçando as boas práticas de governança digital e segurança cibernética.
O Brasil MAIS é gerido em modelo de cogestão: a Polícia Federal é responsável pela administração dos acessos de órgãos não integrantes do Susp, enquanto a Senasp/MJSP, por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), realiza a gestão dos acessos dos órgãos vinculados ao Susp.
O webinário surgiu em um contexto de aperfeiçoamento na estrutura de gestão de cadastros do Brasil MAIS, que passou a concentrar seus acessos na plataforma Sinesp Segurança, garantindo mais controle, rastreabilidade e proteção de dados.
 
																	
																															BRASIL
Comitê do Navegue Simples apresenta cronograma de reuniões para 2026
 
														Durante a 7ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Navegue Simples, realizada nesta sexta-feira (31) no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), foi aprovado o calendário do colegiado ao longo de 2026. Serão cinco encontros, nos meses de fevereiro, abril, junho e agosto, que antecederão o balanço da 2ª jornada do programa marcada para setembro.
Na oportunidade, foi apresentada a proposta de criação de um grupo de trabalho (GT) voltado à prospecção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios no ambiente portuário. A constituição do GT será submetida à análise da Secretaria Nacional de Portos. O objetivo do grupo é estudar a criação de políticas públicas e de marcos legais que tenham potencial impacto na economia portuária.
Para o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, o novo grupo de trabalho que, se aprovado, poderá a vir se somar aos outros cinco existentes, pode estimular novos negócios e contribuir com a melhoria da gestão portuária. “Vamos estudar tendências tecnológicas, marcos legais e políticas públicas em modelos não convencionais de exploração de ativos portuários públicos visando, por exemplo, novos usos de áreas operacionais e não operacionais, áreas de expansão portuária, vias de circulação interna e externa, canal de navegação, patrimônio histórico-cultural, mobilidade urbana, saneamento, inclusão digital, mercado de crédito de carbono, entre outros”, afirma.
Além do Mpor, o comitê é formado por representantes dos ministérios de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Casa Civil. Também fazem parte o Ibama e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Reduzir burocracias
O Navegue Simples é um programa do Ministério de Portos e Aeroportos que busca modernizar e simplificar os processos de navegação portuária no Brasil. É a principal medida institucional do MPor no Novo PAC e faz parte de um amplo esforço para reduzir a burocracia, melhorar a eficiência operacional e fortalecer a integração digital no setor marítimo.
Uma das metas do Navegue Simples é reduzir a burocracia nos processos de navegação, eliminando etapas desnecessárias e garantindo que a tramitação documental ocorra de forma mais eficiente. Além disso, o programa promove a digitalização e integração dos sistemas portuários, permitindo que informações sejam compartilhadas de maneira centralizada entre diferentes órgãos e operadores do setor.
Essa modernização contribui para aumentar a transparência e a eficiência nas operações, facilitando o planejamento logístico e reduzindo o tempo de espera nas transações portuárias.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoPolícia Militar prende homem com seis armas de fogo em Santa Rita do Trivelato 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											