BRASIL
Edital “CAIS – Autonomia e Inclusão” seleciona até 20 parcerias com Organizações da Sociedade Civil para fortalecer políticas sobre drogas
 
																								
												
												
											Brasília, 29/10/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), lança o Chamamento Público nº 02/2025 – CAIS Autonomia e Inclusão. O objetivo é firmar parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a implementação de iniciativas voltadas à autonomia, à inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade relacionada ao uso de álcool e de outras drogas.
O edital busca apoiar projetos que promovam o acesso a direitos, a reinserção social, a reabilitação psicossocial e a redução de danos sociais e mitigação de riscos e agravos à saúde, integrando as perspectivas de trabalho, economia solidária, qualificação profissional e geração de renda.
Serão prioritariamente atendidas pessoas em situação de vulnerabilidade agravada, como a população negra residente em áreas periféricas, pessoas em situação de rua, povos originários, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas egressas do sistema prisional, por cenas de uso ou por acolhimentos institucionais ou internações.
Vagas e forma de seleção
Serão selecionadas até 20 OSCs, conforme ordem de classificação e disponibilidade orçamentária. Os termos de fomento serão celebrados com a Administração Pública Federal para a criação de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social na Política sobre Drogas (CAIS). O envio das propostas pelas OSCs deve ser feito até o dia 21 de novembro, por meio da plataforma Transferegov.br (https://www.gov.br/transferegov/pt-br). A divulgação do resultado preliminar está prevista para 16 de dezembro.
As propostas devem contemplar a promoção de espaços de convivência e protagonismo social, com equipe multiprofissional, focados em qualificação técnica, economia solidária, oficinas e empreendedorismo; ações de prevenção ampliada ao uso problemático de substâncias, com escuta ativa, orientação baseada em evidências e referenciamento às políticas públicas existentes; promoção dos direitos humanos do segmento atendido, em articulação com a rede de serviços públicos e redes sociais; articulação interinstitucional e formação socioprofissional em rede, para qualificar a atenção integral às pessoas vulnerabilizadas, incorporando práticas de redução de danos e apoio à reinserção social.
As organizações interessadas devem consultar o edital completo para prazos, critérios de elegibilidade, documentos exigidos e demais especificações.
Acesse o edital completo aqui.
 
																	
																															BRASIL
Lula e Silveira defendem desenvolvimento mineral sustentável e soberania do Brasil em reunião global no Itamaraty
 
														O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira (30/10), no Palácio do Itamaraty, da reunião da Comissão Global de Investidores Mining 2030, iniciativa que reúne representantes de fundos internacionais, empresas e governos em torno de práticas responsáveis e sustentáveis para o setor mineral. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
A comissão, presidida por Adam C.T. Matthews, do Fundo de Pensão da Igreja Anglicana, representa mais de 85 instituições financeiras globais e propõe novos mecanismos de governança e investimento responsável no setor mineral.
Durante a reunião, Silveira destacou que o Brasil é uma potência mineral comprometida com as melhores práticas de sustentabilidade, ressaltando que o país já possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e uma matriz energética limpa e renovável. Ele lembrou ainda que o Governo Federal instituiu o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que reúne 18 ministros de Estado e consolida uma nova governança para o setor.
“Conduzimos nossa política mineral garantindo que a riqueza do subsolo se traduza em desenvolvimento para toda a sociedade. Nosso objetivo é destravar projetos de mineração responsáveis e promover competitividade, agregando valor à produção nacional com base em responsabilidade social e ambiental”, afirmou Alexandre Silveira.
Silveira também destacou que o Brasil está estruturando o Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos, destinado a assegurar soberania e interesse nacional na produção desses recursos e a orientar parcerias internacionais estratégicas. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, que o governo desenvolve em parceria com o Congresso Nacional.
A reunião da Comissão Mining 2030 reflete o crescente interesse global por minerais essenciais à transição energética, como cobre, lítio, níquel, manganês e grafita. Nessa área, o Brasil tem protagonizado com reservas estratégicas e compromisso com a sustentabilidade.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
- 
																	   AGRONEGÓCIO7 dias ago AGRONEGÓCIO7 dias agoGigante em apuros: por que o agro de Mato Grosso bate recordes de produção e de pedidos de recuperação judicial 
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   AGRONEGÓCIO7 dias ago AGRONEGÓCIO7 dias agoPlantio mais rápido da história em MT mascara perdas de 40% e acende alerta para o caos na colheita 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											