VÁRZEA GRANDE
Gestores participam de reunião de alinhamento para aprimorar resultados
 
																								
												
												
											Secretário de Educação destacou que cada reunião tem o objetivo de integrar as equipes e garantir uma educação pública de excelência para crianças e jovens
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) realizou hoje (30), reunião de alinhamento com gestores das unidades educacionais da rede municipal, com o objetivo de discutir ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da gestão escolar, à melhoria da infraestrutura e ao avanço dos indicadores de qualidade do ensino, com foco no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O encontro foi conduzido pelo secretário da SMECEL, Igor Cunha, que destacou a importância da integração entre a Secretaria e as equipes gestoras para o desenvolvimento educacional do Município, “nosso propósito é fortalecer a parceria com as escolas, oferecendo suporte técnico, administrativo e pedagógico, para que cada unidade possa avançar em seus resultados e garantir uma educação pública de excelência para nossas crianças e jovens”, afirmou o secretário.
Participaram da reunião os gestores das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Alino Ferreira de Magalhães, Joaquim da Cruz Coelho, Manoel João de Arruda, Padre Luís Maria Ghisoni, Juvelina Monteiro de Oliveira, Heroclito Leoncio Monteiro, Benedito Abraão Nassardem e Antônio Lino de Campos, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Wilson Sodré Farias e Mariana Rodrigues.
A reunião contou ainda com a presença da secretária adjunta de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eva de Paulo, do superintendente de Gestão Escolar, Gilmar Mussa, e de demais diretores da rede educacional do Município.
Galeria de Fotos (2 fotos)
 
                                                      
 
                                                      
 
																	
																															VÁRZEA GRANDE
Agentes de Saúde recebem treinamentos de primeiros socorros
 
														O conteúdo foi baseado nos fascículos oficiais do curso e abordou ainda temas como RCP, manobras de desengasgo, queimaduras, traumas, convulsões, afogamentos, choques elétricos, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) que participam do curso técnico “Mais Saúde com Agente” participaram de um treinamento teórico e prático em primeiros socorros, realizado em parceria com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar e com o apoio da Faculdade UNICEIB, que cedeu o espaço para a realização da atividade.
Durante o treinamento, os profissionais puderam aprender e praticar técnicas fundamentais de atendimento em situações de urgência e emergência, como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de desengasgo em adultos e crianças, controle de hemorragias e ferimentos, além de orientações sobre imobilização e transporte de vítimas. O conteúdo foi baseado nos fascículos oficiais do curso e abordou ainda temas como queimaduras, traumas, convulsões, afogamentos, choques elétricos, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
De acordo com Raquel Picolo, responsável técnica da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, a capacitação é essencial para fortalecer o trabalho das equipes que estão diariamente em contato com a população.
“Esse tipo de treinamento amplia a segurança e a autonomia dos nossos agentes para agir com rapidez e eficiência em situações de emergência, até que o socorro especializado chegue. É um conhecimento que salva vidas e fortalece o cuidado no território assistido”, destacou Raquel.
A enfermeira Werika Weryanne, preceptora do curso técnico, ressaltou a importância da vivência prática para o aprendizado dos profissionais. “O treinamento em primeiros socorros é uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Os agentes saem mais preparados para lidar com situações reais do dia a dia, seja no atendimento domiciliar, nas visitas de rotina ou em casos de urgência até a chegada do Samu. Essa experiência reforça a confiança, o trabalho em equipe e o compromisso com a vida.”
O curso técnico “Mais Saúde com Agente”, que tem como objetivo qualificar o trabalho dos ACS e ACE em todo o país, aprimorando o atendimento e a promoção da saúde nas comunidades.
Galeria de Fotos (5 fotos)
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
 
                                                      
- 
																	   CUIABÁ6 dias ago CUIABÁ6 dias agoCuiabá tem rede de esgoto para 91% da cidade, mas a adesão ainda é um desafio 
- 
																	   DESTAQUE6 dias ago DESTAQUE6 dias agoMato Grosso projeta crescer o triplo do Brasil em 2025, mas dependência do agro acende alerta 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoPolícia Militar prende homem com seis armas de fogo em Santa Rita do Trivelato 
- 
																	   POLÍCIA4 dias ago POLÍCIA4 dias agoOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá 
 
								


 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											