Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Sorriso reúne ProLEEI e Alfabetiza MT em evento único e celebra avanços na educação

Publicado em

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura oficial do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI), em um evento integrado ao 5º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT. A iniciativa reforça o compromisso do município com a qualidade da educação desde os primeiros anos de vida escolar e reúne, em um único momento, diferentes políticas públicas voltadas à alfabetização.

O ProLEEI integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), e conjuga esforços da União em parceria com Estados, Municípios, Distrito Federal e Universidades Federais. Voltado à qualificação de profissionais da Educação Infantil, especialmente da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos), o programa tem como foco o fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, leitura e escrita.

A proposta busca promover experiências educativas significativas com base nas interações e nas brincadeiras próprias dessa etapa da educação básica. Além disso, reconhece a formação continuada dos professores como parte essencial das políticas de valorização profissional, defendendo a integração entre desenvolvimento profissional e prática pedagógica, o respeito à diversidade de professores e crianças, a ampliação de repertórios culturais e o estímulo à colaboração entre pares.

Durante a programação, o município também evidenciou sua participação no 5º Seminário Municipal do Alfabetiza MT, que neste ano traz como tema “Ler com sentido, compreender com profundidade, escrever com propósito”. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), tem como objetivo fortalecer a alfabetização nas escolas públicas e garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.

Leia Também:  Aulas de inglês ganham sabor e diversão com receita de "Apple Cake"

O evento reuniu educadores de diferentes programas, como o Alfabetiza MT, professores do 1º e 2º anos, profissionais do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e do Programa Mais Infância, consolidando um espaço de troca de experiências e alinhamento de práticas pedagógicas.

Advertisement

Durante o seminário, também foram expostos estandes com trabalhos desenvolvidos por estudantes das etapas de berçário, maternal, pré-escola, 1º e 2º ano, evidenciando a dedicação, a criatividade e o desenvolvimento das crianças ao longo do ano letivo.

Os resultados alcançados por Sorriso reforçam a efetividade das políticas educacionais adotadas nos últimos anos. O município conquistou 11 premiações no Prêmio Alfabetiza MT, sendo que três escolas estão entre as dez melhores do Estado — com destaque para a Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, que alcançou o 1º lugar em Mato Grosso.

As conquistas refletem um trabalho contínuo iniciado em 2021, com a implementação do programa Ensina Mais Sorriso, que monitora o desenvolvimento dos estudantes desde a Educação Infantil até os anos finais do ensino fundamental. Atualmente, esse acompanhamento já começa nas etapas de berçário, maternal e pré-escola, permitindo intervenções pedagógicas mais eficazes.

Leia Também:  Integrantes de várias pastas alinham protocolo para atendimento a vítimas de violência

A abertura do ProLEEI também contou com apresentações culturais e declamações de alunos da rede municipal, envolvendo diversas unidades escolares ao longo do dia, em uma programação que valorizou a expressão oral e o protagonismo estudantil.

“Esse é um momento muito significativo para a nossa educação. A união de programas como o ProLEEI e o Alfabetiza MT demonstra a força do trabalho coletivo. Seguimos firmes na formação dos professores e no compromisso com a aprendizagem das nossas crianças. É gratificante ver Sorriso avançando e sendo referência no Estado”, afirmou Adriana Reichert, gestora da Educação.

Advertisement

A realização integrada das iniciativas reafirma o papel de Sorriso como referência educacional em Mato Grosso, consolidando investimentos em formação docente, práticas pedagógicas inovadoras e valorização da leitura e da escrita como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Integrantes de várias pastas alinham protocolo para atendimento a vítimas de violência

Published

on

Junto ao CMDCA, grupo caminha para a criação do Comitê de Gestão Colegiada

Acolher, oferecer segurança e colocar fim a um ciclo violência da forma menos traumática possível. Para garantir que a Lei 13.431/2017 seja cumprida em sua integridade, representantes de várias secretarias da Administração Municipal, bem como do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMDCA), reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22 de abril), no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor).

O trabalho integrado está se consolidando na criação do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, que igualmente integra as ações necessárias à obtenção do Selo Unicef 2025-2028.

No Município, já existia a Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes da Comarca de Sorriso, que inclusive, foi aprimorada, justamente para tornar o trabalho mais eficiente. Antes integrada, agora ela é dividida em duas frentes: A rede de proteção à Mulher – Rede Calvi Cardoso; e a Rede de Infância e Adolescência.

Leia Também:  Aulas de inglês ganham sabor e diversão com receita de "Apple Cake"

“Nossa intenção é aprimorar todo o protocolo que já temos à disposição, sempre com o foco de atuarmos de forma conjunta, ofertando suporte imediato e evitando a revitimização”, informa o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Ferreira.

Representante da Secretaria de Assistência Social (Semas), Gheuren Frasseto também reiterou a importância do trabalho coletivo na construção de soluções que reduzam o sofrimento da criança e do adolescente que já foram vítimas, e, de alguma forma, também avançar em estratégias para evitar este tipo de situação.

Advertisement

“Precisamos agir com eficiência, cautela e delicadeza, de forma a extrair todas as informações necessárias, usando técnicas que não tragam ainda mais sofrimento às vítimas, e ainda, com base nas análises do trabalho de cada setor, buscar alguma forma de evitar novas ocorrências”, complementa.

É justamente este o escopo da Lei 13.431/2017 – a Lei da Escuta Protegida: garantir proteção integral e evitar que o relato da violência cause novos danos emocionais por meio de um fluxo único de protocolos integrados. Para tanto, a escuta protegida assegura que o depoimento da vítima ocorra de forma respeitosa acolhedora e segura, por profissionais preparados para a função.

Leia Também:  Unidade do Samu de Sorriso atende normalmente pelo 192

Participaram do encontro de hoje representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, bem como integrantes do CMDCA.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA