Sorriso
Três PSFs estarão abertos no sábado com oferta da vacina da gripe
Neste sábado, 25, é dia V de Vacinação. E para isso as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Mário Raiter, Jardim Amazonas e União estarão abertas no período da tarde, das 13 às 17 horas para imunizações. Estarão disponíveis todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunizações e, além disso, haverá a oferta da vacina da gripe.
Até o momento, Sorriso aplicou no geral 5.138 doses de imunizante contra a gripe; 16,30% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS) em 31.514 cidadãos. Esse número – 5.138 doses engloba também profissionais da saúde e professores; desse total, especificamente 3.352 (13,93%) doses referem-se à idosos, crianças e gestantes, o que equivale a 1.958 idosos, 1.001 crianças de seis meses a 6 anos e 393 gestantes vacinados.
Responsável pela Central de Imunizações, a enfermeira Kátia Dal Prá destaca a importância da imunização. “Estamos no fim do período chuvoso e nesse cenário os casos de gripe são comuns; nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, explica. “Por isso imunizar contra a gripe se torna essencial”, diz.
A enfermeira recomenda que as famílias aproveitem o sábado para procurar as unidades e receber o imunizante. “Teremos três unidades abertas em pontos bem distintos da cidade, é uma oportunidade para quem trabalha durante a semana procurar atendimento”, destaca. A enfermeira lembra que com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, será possível interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e agravamentos dos quadros.
“E não é somente a vacina da gripe: teremos todos os imunizantes disponibilizados pelo SUS, então se alguém tem dúvidas se falta ou não alguma dose, basta nos procurar em uma das unidades”, reforça. E a recomendação não vale só para o sábado: para quem tem dúvidas se está com os imunizantes em dia ou não, é só procurar a equipe da sala de vacina durante a semana e conferir se está tudo ok.
Vale reforçar que para a imunização deste sábado, basta procurar uma das unidades – Mário Raiter, Amazonas e União – munido de cartão de vacinas, cartão SUS e o CPF. Caso não tenha o cartão de vacinas, leve somente os demais documentos que um novo cartão será confeccionado na hora.
Metas para Sorriso em relação à gripe
De acordo com a meta estabelecida pelo MS, dos 31.514 cidadãos que integram o público-alvo, 12.311 são crianças de 6 meses a 6 anos; 10.160 são idosos; há ainda 1.588 gestantes e 261 puérperas. Na lista também constam 60 indígenas; 2.020 trabalhadores da saúde; 259 indivíduos privados de liberdade; 44 funcionários do sistema de privação de liberdade; 1.924 pacientes com comorbidades; 931 professores e 1.956 pessoas portadoras de deficiência permanente.
A vacina protege contra que cepas?
Vale destacar que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Estudantes participam de atividades em celebração à literatura
Ao longo de duas semanas, a leitura ganhou vida de forma criativa e envolvente nas escolas e Cemeis do Município. Estudantes e educadores participaram de uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data que também marca o nascimento de Monteiro Lobato, referência da literatura infantil no Brasil, além das ações alusivas ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril. As atividades transformaram o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de encantamento e faz de conta.
Mais do que celebrar essas datas, as ações tiveram como objetivo despertar, de forma leve e significativa, a criatividade e o interesse das crianças pelo hábito de ler. Para isso, foram realizadas exposições, contações de histórias, encenações teatrais e atividades multidisciplinares.
Professores e estagiários vestiram fantasias e deram vida aos personagens, proporcionando aos alunos uma verdadeira imersão no universo literário de forma lúdica e cheia de magia. O diretor da Escola Papa, Willian Bordin, avalia de forma positiva o engajamento dos estudantes nas atividades propostas, que têm na formação literária a base para o desenvolvimento pleno das competências dos alunos.
“Essas ações reforçam o nosso papel como educadores, que vai muito além da sala de aula. Ao conectar as diferentes áreas do conhecimento, provoca-se nas crianças o encantamento pela literatura, mostrando que elas são verdadeiras portas para novas descobertas. O entusiasmo demonstrado por elas nas atividades é a prova de que estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais conectados com a cultura e o saber”, afirmou.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, o contato frequente com os livros contribui para o desenvolvimento da alfabetização, ao mesmo tempo que amplia a capacidade de comunicação e forma alunos mais reflexivos e participativos.
“O estímulo à leitura desde a infância é uma das experiências mais ricas na formação de uma pessoa. O mais legal de tudo é ver o protagonismo das próprias crianças. Durante as histórias, elas não ficam apenas ouvindo, mas também são convidadas a participar, recontar o que entenderam e até inventar novas versões inspiradas nas ilustrações e narrativas. É esse tipo de interação que faz a imaginação voar, melhora a comunicação e torna essa vivência algo que realmente faz sentido para elas”, enfatizou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias agoGuerra do Irã e veto chinês ao ácido sulfúrico apertam fertilizantes em Mato Grosso
-
DESTAQUE5 dias agoBrasil e Canadá decidem título do Fifa Series na Arena Pantanal neste sábado
-
DESTAQUE6 dias agoNova lei institui guarda compartilhada obrigatória para pets no Brasil
-
AGRONEGÓCIO5 dias agoProdutor de MT com CAR pendente não consegue mais autorização para desmate legal



