AGRONEGÓCIO
Ministro da Pesca e Aquicultura faz visita a projetos de tilapicultura em São Paulo
O ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, estará no estado de São Paulo para uma visita a uma empresa produtora de tilápia em Águas da União. O convite foi feito pela Missão Técnica Brasil/Paraguai, que estuda a liberação do cultivo da espécie no reservatório da Usina Hidrelétrica Itaipu.
O objetivo é esclarecer às instituições e agentes públicos paraguaios sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e legais da tilapicultura no lago da hidrelétrica de Itaipu Binacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR). Essa iniciativa ocorre em prol da formulação e ordenamento de políticas públicas orientadoras do emprego sustentável do potencial aquícola do reservatório, especialmente no contexto do desenvolvimento do cultivo da tilápia.
Além do ministro e da comitiva do MPA, a visita também contará com a presença de membros do governo paraguaio. O cultivo da tilápia é permitido pelas autoridades brasileiras, mas aguarda a regulamentação das autoridades do Paraguai para que os dois países possam alterar o acordo bilateral e assim poder criar tilápias no lago de Itaipu.
Visita à produção de tilápia
Data: quinta-feira (07/05)
Horário: das 8h às 16h
Local: Fider Pescados. Rua São João Batista dos Santos, 2000. Rifaina (SP).
CONTATO
(61) 3276-5193 / (61) 8141-7229
@minpescaeaquicultura
AGRONEGÓCIO
Agro digital: Cerradão leva 4G ao campo com a TIM e transforma produção de açúcar e etanol no Triângulo Mineiro
A transformação digital no agronegócio brasileiro avança com força no Triângulo Mineiro. A Cerradão, referência na produção de açúcar, etanol e bioenergia, iniciou um projeto estratégico de conectividade rural em parceria com a TIM Brasil, levando cobertura 4G para áreas antes sem sinal e impulsionando a eficiência operacional no campo.
A iniciativa contempla regiões produtivas de Frutal e arredores, onde a ausência de conectividade limitava o uso de tecnologias embarcadas e sistemas de monitoramento em tempo real.
Conectividade chega para eliminar gargalos históricos
O projeto foi estruturado para resolver uma demanda crítica nas áreas de aplicação de vinhaça, onde a empresa dependia de soluções via satélite de alta órbita, com custos elevados e baixa confiabilidade operacional.
Com a implantação de cinco novos pontos de transmissão (sites), a companhia passa a contar com uma rede mais estável, com maior redundância e capacidade de suportar operações agrícolas em larga escala.
A cobertura abrange aproximadamente 55,8 mil hectares, garantindo conectividade em regiões que antes não possuíam qualquer tipo de sinal.
Monitoramento em tempo real aumenta eficiência
Com a chegada do 4G, a Cerradão passa a operar com maior nível de inteligência no campo. Sistemas de computador de bordo, antes limitados, agora podem ser utilizados plenamente, permitindo:
- Monitoramento em tempo real de máquinas e equipamentos
- Controle de consumo de combustível
- Avaliação da produtividade operacional
- Gestão automatizada da aplicação de vinhaça
Na prática, a empresa passa a ter maior controle sobre seus ativos, conseguindo identificar, por exemplo, se um equipamento está efetivamente produzindo ou apenas consumindo recursos de forma ineficiente.
Digitalização fortalece sustentabilidade no campo
A conectividade também reforça práticas sustentáveis já adotadas pela companhia, como o sistema de rotação de culturas com soja e amendoim, que permite a renovação total das áreas agrícolas e contribui para a conservação do solo.
Com dados em tempo real, a tendência é de maior eficiência no uso de insumos, redução de desperdícios e otimização das operações agrícolas.
Parceria acelera inovação no agro brasileiro
Para a TIM Brasil, a expansão da conectividade no campo é um pilar estratégico para o desenvolvimento do agronegócio nacional, permitindo operações mais inteligentes e competitivas.
A Cerradão, por sua vez, já projeta a ampliação da área conectada como parte de um plano maior de digitalização, consolidando-se como um polo de inovação no agro.
Conectividade se torna requisito no agronegócio moderno
O avanço do 4G em áreas rurais reforça uma tendência clara: a conectividade deixou de ser diferencial e passou a ser um requisito básico para a agricultura de precisão.
Com ganhos diretos em produtividade, controle e sustentabilidade, projetos como esse colocam o Brasil em posição estratégica na adoção de tecnologias digitais no campo, especialmente em regiões-chave como o Triângulo Mineiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
DESTAQUE7 dias agoProjeto capacita 30 adolescentes como condutores mirins de turismo em Chapada dos Guimarães
-
AGRONEGÓCIO5 dias agoCorte de 26% em agência americana pode gerar prejuízo ao agronegócio brasileiro;entenda
-
DESTAQUE2 dias agoEntra em vigor hoje (04) lei que aumenta penas para roubo de celular, golpe digital e conta laranja
-
DESTAQUE4 dias agoBolsonaro passa por cirurgia no ombro e segue em observação no DF Star




