Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Luís Eduardo Magalhães amplia vitrine do agro com feira 35% maior

Publicado em

Luís Eduardo Magalhães (cerca de 950 km da capital, Salvador), na Bahia, se prepara para receber entre os dias 8 e 13 de junho a 20ª edição da Bahia Farm Show, considerada a principal feira agropecuária do Norte e Nordeste do país e uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola do Brasil.

A edição de 2026 marca uma nova etapa do evento, com ampliação de 35% na área do complexo, que passa a contar com 380 mil metros quadrados destinados à exposição de máquinas, implementos, insumos, tecnologias e soluções voltadas ao agronegócio.

Organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a feira já tem cerca de 500 expositores confirmados e expectativa de público superior a 160 mil visitantes ao longo dos seis dias de programação.

O crescimento da estrutura acompanha o avanço do agronegócio no Matopiba — região formada por áreas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — que se consolidou como uma das principais fronteiras agrícolas do país, especialmente na produção de soja, milho, algodão e fibras.

Segundo o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Moisés Schmidt, a expansão da feira reflete a transformação tecnológica vivida pelo agro brasileiro. “Chegamos à vigésima edição com a Bahia Farm Show consolidada como a maior feira do Norte e Nordeste e a segunda em faturamento do Brasil. Mesmo com a ampliação da área, 90% dos espaços já estavam comercializados dois meses antes do evento, mostrando a força do agro baiano”, afirmou.

Advertisement

Para Schmidt, o setor vive uma nova fase marcada pela industrialização e pelo avanço da automação no campo. “Hoje falamos de robôs, drones e máquinas programadas. O produtor não dirige mais o trator, ele programa o equipamento. A tecnologia não elimina empregos; ela exige qualificação e cria novas oportunidades dentro do agro”, disse.

Leia Também:  Mercados globais operam em recuperação com tensões no Oriente Médio, enquanto Ibovespa recua pressionado por commodities e câmbio

A edição deste ano terá forte presença de soluções ligadas à agricultura digital, automação, conectividade, inteligência artificial, energia renovável e sustentabilidade, áreas que vêm ganhando espaço nas grandes feiras do setor.

Entre as novidades apresentadas pela organização está o lançamento de um aplicativo com mapa interativo em tempo real para facilitar a navegação de visitantes e expositores dentro do complexo. A feira também utilizará veículos elétricos para mobilidade interna e sistemas de monitoramento com reconhecimento facial.

A organização informou que a montagem das estruturas começa oficialmente a partir de 18 de maio, quando o parque será liberado para os expositores iniciarem a instalação dos estandes.

Advertisement

Mais do que uma feira de máquinas, a Bahia Farm Show se consolidou como plataforma de negócios e termômetro dos investimentos do agro no Cerrado brasileiro. O evento ocorre em um momento de expansão da agroindústria regional, aumento da capacidade logística e maior profissionalização das cadeias produtivas no Oeste da Bahia.

Leia Também:  Acordo Mercosul-União Europeia entra em vigor e zera tarifas para até 95% do comércio

Além da Aiba, a feira conta com apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e da Fundação Bahia.

Serviço

Bahia Farm Show 2026
Complexo Bahia Farm Show — BR-020/242, Luís Eduardo Magalhães (BA)
De 8 a 13 de junho de 2026
Temas: agricultura digital, máquinas agrícolas, sustentabilidade, irrigação, conectividade, automação e agroindústria.

Fonte: Pensar Agro

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIO

Ministro André de Paula inaugura 98 novas estações automáticas do Inmet no Rio Grande do Sul

Published

on

O ministro da Agricultura e Pecuária, André Carlos Alves de Paula Filho, inaugurou nesta quinta-feira (7), em Porto Alegre, novas estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, o estado passa a contar com 98 estações automáticas que ampliam a capacidade de monitoramento climático, fortalecem as ações de prevenção a eventos extremos e reforçam o suporte à agricultura gaúcha.

A cerimônia contou também com a presença do diretor do Inmet, Carlos Alberto Jurgielewicz, além de autoridades, técnicos e representantes do setor produtivo. O projeto integra o conjunto de ações do governo federal após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Durante o evento, o ministro André de Paula destacou que a entrega das novas estações representa o cumprimento de um compromisso assumido pelo governo federal com o povo gaúcho. “Essas novas estações automáticas vão ser muito importantes tanto do ponto de vista do apoio à segurança civil e às comunidades, quanto, sobretudo, no apoio aos nossos agricultores”, afirmou o ministro.

Segundo André de Paula, a ampliação da rede vai aprimorar a previsão meteorológica e auxiliar o planejamento agrícola. “Os agricultores terão agora dados que permitirão um melhor planejamento das suas safras e a previsão de qualquer incidente climático com antecedência, mitigando os efeitos sobre a agricultura”, ressaltou.

O ministro afirmou ainda que o projeto representa uma transformação histórica no monitoramento meteorológico do estado. “O que nós estamos fazendo aqui divide a história das questões climáticas no Rio Grande do Sul em dois momentos: antes e depois. Nós tínhamos 44 estações antigas e analógicas. Agora elas são automáticas, são 98, e o estado está completamente coberto”, declarou.

Advertisement

A expansão da rede contou com investimento de R$ 12,8 milhões e praticamente dobrou a capacidade de observação meteorológica no território gaúcho. Das 98 unidades, 44 substituíram equipamentos antigos e outras 54 foram instaladas em localidades que antes não contavam com monitoramento.

Leia Também:  Safra de soja e milho 2025/26 no RS é revisada durante Fenasoja e aponta desafios climáticos e ganho no milho

As estações operam de forma automatizada, com transmissão contínua de dados em tempo real, monitorando variáveis como temperatura do ar, umidade relativa, precipitação, vento, radiação solar, pressão atmosférica e condições do solo.

O diretor do Inmet, Carlos Alberto Jurgielewicz, ressaltou que a nova estrutura trará mais precisão às previsões meteorológicas e reforçará o apoio ao setor agrícola. “Com isso, a nossa previsão meteorológica para o Rio Grande do Sul terá mais precisão e mais interação com a população. Todas as novas estações têm sensor de temperatura e umidade do solo, o que vai dar previsibilidade sobre as condições do solo e auxiliar diretamente a agricultura”, afirmou.

Segundo o diretor, os dados das novas estações também serão integrados ao Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro), auxiliando produtores rurais no planejamento das atividades agrícolas.

Além da modernização da rede, André de Paula destacou investimentos recentes no fortalecimento institucional do Inmet. “Depois de 20 anos, o presidente Lula autorizou concurso para o Inmet. Saímos de 202 servidores para 304, um aumento de 50% no quadro técnico, reoxigenando a instituição”, disse.

Advertisement

Com a nova estrutura, o Rio Grande do Sul passa a figurar entre os estados brasileiros com maior cobertura de estações meteorológicas automáticas, consolidando um novo padrão de monitoramento climático e gestão de riscos no país.

Confira a lista das estações meteorológicas automáticas:

  • Porto Alegre – Jardim Botânico
  • Rio Grande
  • Santa Maria
  • Santo Augusto
  • Canguçu
  • Caçapava Do Sul
  • Rio Pardo
  • Alegrete
  • Bagé
  • Erechim
  • São Borja
  • Quarai
  • Santiago
  • Tramandai
  • Jaguarão
  • Camaquã
  • Passo Fundo
  • Bento Gonçalves
  • Santana Do Livramento
  • Uruguaiana
  • Santa Rosa
  • São Luiz Gonzaga
  • Cruz Alta
  • Frederico Westphalen
  • Palmeira Das Missões
  • São José Dos Ausentes
  • São Gabriel
  • Soledade
  • Lagoa Vermelha
  • Tavares – Farol De Mostardas
  • Vacaria
  • Dom Pedrito
  • Canela
  • São Vicente Do Sul
  • Serafina Corrêa
  • Teutonia
  • Ibiruba
  • Campo Bom
  • Tupancireta
  • Capão Do Leão (Pelotas)
  • Cambara Do Sul
  • Encruzilhada Do Sul
  • Cachoeirinha
  • Garruchos
  • Santa Vitória Do Palmar – Barra Do Chuí
  • Jóia
  • Porto Xavier
  • Ajuricaba
  • Esperança Do Sul
  • Alegrete (Maronna)
  • Barra Do Quaraí
  • Itacurubi
  • Maçambará
  • Dilermando De Aguiar
  • Lavras Do Sul
  • Bom Jesus (Inmet)
  • Bom Jesus – Santo Inácio
  • Casca
  • Muçum
  • Relvado
  • São José Do Ouro
  • Sapucaia Do Sul
  • Parque Eldorado
  • Sertão Santana
  • Charqueadas
  • Minas Do Leão
  • Montenegro
  • Taquari
  • Santa Maria Do Herval
  • Caxias Do Sul – Criúva
  • Caxias Do Sul – Aeroporto
  • Rolante
  • São Francisco De Paula
  • Santana Da Boa Vista
  • Cachoeira Do Sul
  • Pinheiro Machado
  • Porto Alegre – Belem Novo
  • Herval
  • Bagé – Centro
  • Aceguá
  • Santa Vitoria Do Palmar (Reserva Do Taim)
  • Santa Vitoria Do Palmar (Centro)
  • São Lourenço Do Sul
  • Capão Da Canoa
  • Cruz Alta (Centro)
  • Palmares Do Sul
  • Salto Do Jacuí
  • Santo Antonio Da Patrulha
  • Sobradinho
  • Torres-Aeroporto
  • Carazinho
  • Santo Angelo
  • Nonoai
  • Itaqui
  • Mostardas – Bacupari
Leia Também:  Mercados globais operam em recuperação com tensões no Oriente Médio, enquanto Ibovespa recua pressionado por commodities e câmbio

Todas as estações já estão em operação, com dados meteorológicos disponibilizados ao público em tempo quase real por meio do portal do Inmet. Acesse em: https://portal.inmet.gov.br/

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA