Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande entra na era da inovação; Pivetta e Flávia anunciam chegada da SECITECI em VG

Publicado em

Várzea Grande vive um novo momento de transformação. Nesta terça-feira (12), o governador Otaviano Pivetta e a prefeita Flávia Moretti visitaram o Novo Parque Tecnológico de Mato Grosso, localizado no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, espaço que promete reposicionar o município como referência em inovação, qualificação profissional e atração de empresas de tecnologia.

A obra foi tocada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, e deverá receber diversas empresas privadas fomentando a economia e o desenvolvimento industrial.

A prefeita Flávia Moretti reforçou que o parque inaugura uma nova era para a cidade, marcada por inovação e oportunidades para atrair empresas que antes não consideravam investir em Mato Grosso.

“É uma nova era para Várzea Grande, uma era de inovação e tecnologia, onde a gente está trazendo empresas que nunca pensaram em estar no estado de Mato Grosso e vão estar aqui.”, disse.

Segundo Flávia, diversas empresas já demonstraram interesse em se instalar no parque e aguardam apenas a inauguração e a modelagem definitiva de gestão para iniciar o processo de habilitação.

Advertisement

“A gente tem várias empresas já que acenaram para estar presentes no parque, só esperando a inauguração e a modelagem de gestão para se habilitarem aqui.”, destacou.

Flávia Moretti ainda anunciou que a Prefeitura irá encaminhar à Câmara Municipal, já na próxima semana, um projeto de lei com medidas para tornar o município mais atrativo às empresas que pretendem se instalar no parque.

Entre os principais incentivos está a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para 2%, incluindo benefícios para empresas de tecnologia e também para construtoras e incorporadoras que realizarem obras dentro do espaço.

Leia Também:  Chapéu do Sol e Jardim Petrópolis recebem serviços de limpeza e zeladoria do programa VG em Ação

Durante a visita, Pivetta destacou que o parque representa um divisor de águas para a cidade e reforçou que a iniciativa projetará o município para o desenvolvimento. O governador determinou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC) passe a funcionar no local, sendo a primeira secretaria estadual instalada oficialmente em Várzea Grande.

“Esse espaço marca um novo ciclo para Várzea Grande. A demonstração da importância que nós damos para isso é que nós determinamos o nosso secretário de ciência e tecnologia agora. A SECITEC vai mudar para cá, provavelmente até metade de junho.”, declarou Pivetta.

Advertisement

O governador ainda ressaltou que a presença da secretaria no parque irá fortalecer parcerias com a iniciativa privada e ampliar oportunidades de qualificação e formação de talentos, com foco em tecnologia e desenvolvimento regional.

“A SECITEC fomentará as parcerias necessárias para cursos de qualificação, formação de talentos e a implantação de um hub de tecnologia que vai dar para Várzea Grande uma nova perspectiva.”, afirmou.

Pivetta também destacou que o Governo do Estado está avançando na estruturação do parque com apoio técnico especializado. Conforme anunciado, está sendo firmado contrato com a empresa responsável pela gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, para transferir experiência e know-how ao projeto mato-grossense.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, explicou que o parque representa uma estrutura estratégica para impulsionar o desenvolvimento do município fortalecendo a pesquisa, a inovação e a atração de empresas.

Leia Também:  Várzea Grande celebra 159 anos com extensa programação de eventos, obras e ações sociais

“Parques tecnológicos no mundo inteiro são estruturas que promovem desenvolvimento, avanços em pesquisa, em tecnologia, em inovação. Esse equipamento na nossa cidade abre novas oportunidades para o Estado como um todo. Se torna uma porta de entrada, trazendo muito mais empresas que antes não habitariam a nossa cidade”, celebrou Fabyane.

Advertisement

Conforme a secretária, o espaço será um ambiente de integração entre poder público, universidades e iniciativa privada, promovendo avanços econômicos e tecnológicos que refletirão diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

“A tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas. E é isso que um parque tecnológico traz, avanços em melhorias para desempenho tecnológico, profissional, econômico e especialmente para a vida das pessoas”, concluiu.

Estavam presentes na visita os vereadores: Lucas Chapéu do Sol, Bruno Rios, Clayton Sardinha, Carlinhos Figueredo, Joaquim Antunes e Rosy Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande celebra 159 anos com extensa programação de eventos, obras e ações sociais

Published

on

A Várzea Grande comemora seus 159 anos com uma programação ampla e diversificada, que se estende por todo o mês de maio. A agenda reúne eventos culturais, esportivos, institucionais e uma série de entregas e lançamentos de obras, marcando um novo ciclo de desenvolvimento para o município.

Entre os destaques está a EXPOVG, realizada de 14 a 17 de maio, com shows, rodeio e atrações culturais no Chapéu do Sol. Paralelamente, ocorre a AGRIFAM VG, evento voltado ao fortalecimento da agricultura familiar, com debates técnicos, painéis e troca de experiências entre produtores.

No dia 15 de maio, data oficial do aniversário da cidade, um dos momentos mais simbólicos da programação será o desfile cívico-militar, na Avenida Couto Magalhães, reunindo estudantes, forças de segurança e diversas instituições em celebração à história e identidade várzea-grandense.

A programação também contempla ações voltadas ao bem-estar e à participação popular, como a VGRUN, corrida de 7 quilômetros realizada no dia 17, e a Caminhada Faça Bonito, no dia 18, que chama a atenção para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Leia Também:  Flávia Moretti garante apoio à Festa de São Pedro e projeta inclusão de Bonsucesso na rota do turismo religioso

Ao longo do mês, a Prefeitura realiza ainda importantes entregas e lançamentos de obras em áreas estratégicas. Entre elas, a reinauguração do CMAEAPI João Ribeiro e da sede do Previvag, além da inauguração de unidades educacionais, como a CMEI Gervaldo Bueno de Barros e uma nova EMEB na região do Chapéu do Sol.

Advertisement

Na área da saúde, estão previstos o lançamento da obra de adequação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o início da construção do CAPS III e melhorias no Pronto-Socorro Municipal, incluindo a implantação da Sala Lilás, voltada ao atendimento humanizado.

A programação se encerra no dia 30 de maio com o Acelera Mais VG, uma ação integrada que leva serviços essenciais diretamente à população da região Oeste do município.

Com uma agenda que une celebração, investimentos e ações sociais, os 159 anos de Várzea Grande reforçam o compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

Leia Também:  Diretores devem comparecer ao NET-VG para instalação de aplicativo de câmeras

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA