Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Mapa, Embrapa e Instituto 17 promovem debates sobre manejo de dejetos da suinocultura e produção de biogás

Publicado em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto 17, promoveu workshops sobre o tema “Panorama Atual do Manejo de Dejetos na Suinocultura, Emissões de Metano e Potencial de Biogás” nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A iniciativa reuniu integrantes dos Grupos Gestores Estaduais do Plano ABC+, pesquisadores, técnicos e lideranças ligadas à produção animal e à sustentabilidade.

Os encontros tiveram como objetivo apresentar dados atualizados sobre o manejo de resíduos da suinocultura, com foco nos impactos relacionados às emissões de metano e nas oportunidades de aproveitamento energético por meio da produção de biogás. As informações debatidas devem contribuir para a construção e o aprimoramento das metas estaduais do Plano ABC+, fortalecendo o monitoramento e a adoção de tecnologias sustentáveis e apoiando a redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária.

A programação incluiu a apresentação de estudos sobre o potencial da cadeia produtiva da suinocultura nos dois estados, além de debates e troca de experiências entre os participantes. Casos de sucesso relacionados ao aproveitamento de dejetos animais para geração de energia e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor também integraram a agenda dos eventos.

Leia Também:  Dólar hoje sobe com atenção à inflação no Brasil e tensões no Oriente Médio; mercados reagem à estreia da SpaceX em NY

Os resultados apresentados reforçaram a importância de informações técnicas qualificadas para orientar a formulação de políticas públicas e o acompanhamento das ações previstas no Plano ABC+. O material deverá subsidiar o monitoramento das metas estaduais e fortalecer a agenda de sustentabilidade da agropecuária brasileira.

A realização dos workshops integra os esforços do Plano ABC+ para ampliar a adoção de práticas produtivas sustentáveis e incentivar soluções que promovam ganhos ambientais, econômicos e sociais para o setor agropecuário.

Advertisement

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

AGRONEGÓCIO

Fracassa acordo no STF e disputa sobre Moratória da Soja volta a julgamento

Published

on

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a tentativa de construir um acordo entre produtores rurais, indústria, ambientalistas e Ministério Público sobre a Moratória da Soja. Sem consenso entre as partes, o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) devolveu os quatro processos relacionados ao tema aos ministros relatores, abrindo caminho para a retomada do julgamento das ações, ainda sem data definida.

Em despacho assinado nesta sexta-feira (12.06), o juiz auxiliar da Presidência do STF e supervisor do Nusol, Álvaro Ricardo de Souza Cruz, afirmou que as reuniões realizadas entre abril e maio chegaram a criar um ambiente favorável à conciliação, mas houve recuo dos envolvidos, inviabilizando uma solução negociada.

“Durante as tratativas, instaurou-se amplo diálogo entre os envolvidos, tendo-se verificado, em determinado momento, ambiente propício à construção de solução consensual. Contudo, sobreveio recuo das partes, o que impossibilitou a composição”, registra o documento.

Segundo o STF, a tentativa de mediação não buscava discutir a constitucionalidade das leis estaduais questionadas, mas os efeitos práticos decorrentes de uma eventual decisão da Corte. A preocupação é evitar a multiplicação de disputas judiciais em diferentes instâncias após o julgamento das ações.

Leia Também:  Bayer celebra 15 anos do SeedGrowth Center e reforça liderança em tratamento de sementes no Brasil com avanço do conceito Guardião

As tratativas envolveram representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Ministério Público Federal e dos governos de Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, além de partidos políticos autores das ações.

Advertisement

Com o fim da mediação, o Nusol reenviou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7774, relatada pelo ministro Flávio Dino; 7775, sob relatoria de Dias Toffoli; e 7863 e 7959, ambas sob responsabilidade do ministro Luiz Fux.

As ADIs 7774 e 7775 questionam leis aprovadas em Mato Grosso e Rondônia que retiraram benefícios fiscais de empresas participantes de acordos privados, como a Moratória da Soja.

Criada em 2006, a Moratória da Soja estabelece que empresas signatárias não adquiram grãos produzidos em áreas do bioma Amazônia desmatadas após 2008, ainda que a abertura das áreas tenha ocorrido dentro dos limites previstos pela legislação ambiental.

A disputa ganhou novo capítulo após a entrada em vigor, no início de 2026, da lei de Mato Grosso que impôs restrições às tradings participantes do acordo. A medida contribuiu para o esvaziamento da Moratória, com a saída da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e das empresas associadas.

Advertisement
Leia Também: Supremo agenda julgamento da lei de Mato Grosso que retira benefícios fiscais

Leia Também:  Brasil leva cerca de 50 empresas à Alimentec e fortalece promoção do agro brasileiro na Colômbia

No fim do ano passado, o ministro Flávio Dino determinou a suspensão de todas as ações judiciais e administrativas relacionadas à Moratória da Soja, incluindo processos que pedem indenizações. Em uma dessas ações, produtores rurais de Mato Grosso reivindicam ressarcimento superior a R$ 1 bilhão. O setor também acionou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), acusando as tradings de formação de cartel.

A tentativa de mediação havia sido anunciada em março, durante o julgamento das ações pelo plenário do STF. Com o fracasso das negociações, caberá agora aos ministros dar prosseguimento à análise do caso.

Fonte: Pensar Agro

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA