Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Novo painel reúne 25 anos de decisões da Camex e facilita busca por temas e códigos tarifários

Publicado em

O histórico de 25 anos de decisões da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e de seu Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) está disponível a partir desta quinta-feira (2/7) na plataforma Camex360 – conjunto de painéis e ferramentas lançadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para ampliar a transparência e qualificar o acesso a dados estratégicos do comércio exterior brasileiro.

O novo painel reúne no mesmo espaço todas as 2.582 resoluções publicadas pela Camex/Gecex desde 2001, quando a Câmara foi criada, permitindo a consulta por temas, códigos tarifários, vigências, ano e outros filtros.

O painel permite também uma visão analítica das decisões do colegiado, que é formado por 10 ministérios e tem sua secretaria-executiva no MDIC. Os gráficos analíticos mostram, por exemplo, que, do total de resoluções nestes 25 anos, 26% se referiram a alterações tarifárias, 24,5% a medidas de defesa comercial e 24% a concessões ou revogações de Ex-tarifários.

“Esse é mais um avanço no trabalho iniciado no ano passado, com a criação da plataforma Camex360, no sentido de ampliar a transparência das informações e qualificar o acesso a dados estratégicos de comércio exterior”, avalia Juliana Volpi, secretária-executiva da Camex. “A nova ferramenta foi estruturada para facilitar a consulta e as análises sobre o universo normativo da política comercial brasileira”.

Leia Também:  Modernização das importações avança com expansão da Declaração Única e fortalecimento da facilitação do comércio

Conheça abaixo as demais ferramentas do Camex360:

Advertisement
  • Painel tarifário: apresenta, de maneira intuitiva e acessível, uma visão consolidada das tarifas de importação aplicadas por NCM, trazendo ainda listas de exceção, regimes de ex-tarifários e acordos comerciais, e contribuindo para maior transparência e eficiência na análise tarifária.
  • Painel de Mecanismos de Alteração Tarifária (NOVO): oferece estatísticas atualizadas sobre o número de NCMs incluídas em cada instrumento; informações sobre efeitos tarifários (redução, elevação ou retorno ao nível TEC); distribuição setorial dos produtos afetados; classificação dos itens segundo o tipo de bem (capital, intermediário, consumo); e indicadores complementares, como valores importados associados às NCMs vigentes.
  • Painel de Pleitos de Alteração Tarifária (NOVO): apresenta informações sobre os pedidos encaminhados pelo setor privado para inclusão de produtos nos instrumentos de alteração tarifária. Também, permite o acompanhamento das solicitações submetidas à Secretaria-Executiva da Camex, com estatísticas de pleitos apresentados para cada lista de exceção; tempo médio de análise; distribuição setorial e por tipo de bem; e status do pleito.
  • Rastreador NCM: rastreia o histórico dos códigos NCM e NALADI, com o objetivo de facilitar o acesso às correlações desses códigos a partir de um diagrama visual. O aplicativo é especialmente útil para negociadores comerciais e para analistas de comércio. Com a ferramenta é possível identificar qual é a NCM correspondente de um acordo anterior ou verificar se a análise comercial para determinado período faz sentido.
  • InvestVis: plataforma de visualização de dados de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), que oferece uma perspectiva abrangente e acessível sobre os fluxos e estoques desse importante tipo de investimento. Também, consolida informações de fontes primárias diversas, organizando os dados coletados e os apresentando de forma acessível, simplificando a compreensão para usuários de diferentes perfis.
  • GECEX deliberações: – acesso rápido e intuitivo às deliberações do Gecex e às notas técnicas públicas que serviram de base para as decisões.
Leia Também:  Ministro Márcio Elias Rosa participa da 3ª edição do Conexões Produtivas no Acre

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

ECONOMIA

NOTA À IMPRENSA – Reunião com representante de Comércio dos Estados Unidos

Published

on

Nesta manhã (2 de julho), acompanhado de equipes do Ministério das Relações Exteriores e da Assessoria Especial do Presidente da República, além da equipe do MDIC, mantive minha quarta reunião de alto nível com o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

As reuniões anteriores aconteceram nos dias 19 e 28 de maio e 13 de junho e foram intercaladas de outros encontros no nível técnico.

Esse esforço atende à determinação emanada do encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em 7 de maio, de encontrar solução negociada para o comércio bilateral.

Na reunião de hoje, seguimos debatendo as Relações Econômico-Comerciais entre Brasil e Estados Unidos, contemplando analise concretas para os seis temas suscitados no contexto das investigações em curso no âmbito da Seção 301: comércio digital, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção à propriedade intelectual, etanol e desmatamento ilegal.

Ambos reconhecemos que o diálogo tem sido construtivo e que mais tempo será preciso para detalhar propostas e aproximar posições. Nesse sentido, determinamos que nossas equipes técnicas se reúnam no início da próxima semana, em preparação para nova reunião de alto nível antes de 15 de julho.

Advertisement

Márcio Elias Rosa 

Leia Também:  Modernização das importações avança com expansão da Declaração Única e fortalecimento da facilitação do comércio

Ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA