Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha envolvida com o tráfico de drogas em Cuiabá

Publicado em

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (16.7), a Operação Sangria, com o objetivo de desarticular uma quadrilha responsável pelo abastecimento e distribuição de drogas em Cuiabá.

A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com apoio das Delegacias Especializadas de em Crimes Fazendários e de Meio Ambiente (Dema), para cumprimento de 24 ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), entre mandados de prisão preventiva (8), busca e apreensão domiciliar (8) e bloqueio de contas bancárias (8), limitado a até R$ 300 mil por investigado.

A investigação, conduzida ao longo de vários meses pela Denarc, identificou um grupo que responsável pelo fornecimento de drogas para diversos pontos de comercialização no município.

As apurações tiveram como principal base a análise pericial de aparelhos celulares apreendidos em ações anteriores. O conteúdo extraído revelou a estrutura do grupo criminoso, permitindo identificar lideranças, distribuidores, revendedores, transportadores e responsáveis pela movimentação financeira.

As investigações também demonstraram que os integrantes negociavam diariamente a comercialização de entorpecentes, o abastecimento de pontos de venda, a arrecadação dos valores obtidos com o tráfico e a prestação de contas entre os membros da organização.

Advertisement

Além da ampla rede de distribuição de drogas, foi constatada intensa movimentação financeira por meio de contas bancárias e chaves pix registradas em nome de terceiros, utilizadas para ocultar a origem ilícita dos recursos e dificultar o rastreamento patrimonial. Esse contexto fundamentou o pedido judicial de bloqueio dos ativos financeiros dos investigados.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais 46 tabletes de cocaína após queda de aeronave

Nome da Operação

O nome “Sangria” faz referência justamente à estratégia de descapitalização da organização criminosa. Além da responsabilização criminal de seus integrantes, a operação busca retirar o principal combustível da atividade ilícita: o patrimônio obtido com o tráfico de drogas. O bloqueio judicial de contas bancárias representa uma verdadeira “sangria” financeira, reduzindo significativamente a capacidade operacional do grupo para adquirir novas cargas de entorpecentes, remunerar comparsas e manter a estrutura criminosa em funcionamento.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de drogas ligado a facção criminosa em Confresa

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16.7), a Operação Laços de Família, para desarticular uma célula de facção criminosa responsável pelo comércio de entorpecentes na região de Confresa.

Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva, cinco em Confresa e três em Penitenciárias (um em Vila Rica, um em Cuiabá e um em Nova Xavantina) e 8 mandados de busca e apreensão em Confresa e Vila Rica, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias.

Também foram decretadas a quebra telemática de 13 contas Google, 13 números no WhatsApp, 13 dados telefônicos junto às operadoras e a extração forense integral dos aparelhos apreendidos.

As ordens judiciais resultaram na apreensão de porções de pasta base de cocaína, crack e maconha, além de sementes de cannabis. Também foram apreendidas balanças de precisão e farto material utilizado para o fracionamento e embalagem das substâncias para comercialização

No total, foram apreendidos 10 aparelhos celulares, 5 dispositivos de memória (pen drives) e uma motocicleta utilizada para o suporte das atividades ilícitas. Além disso, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Advertisement

Leia Também:  Polícias Civil e Militar prendem homem investigado por violência doméstica em Ribeirãozinho

A ação, realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, contou com o apoio das Delegacias Municipais de Confresa, de Vila Rica e de Porto Alegre do Norte no cumprimento dos mandados.

O nome da operação faz referência à forma de organização do grupo investigado. Conforme a investigação, pessoas com vínculos familiares e conjugais integravam a estrutura, com funções distribuídas entre os envolvidos.

Operação Laços de Família

A investigação teve início a partir de uma prisão em flagrante realizada pela Derf em dezembro de 2025, em Confresa, quando duas pessoas foram detidas com porções de crack e cocaína e vários aparelhos celulares.

A análise do material, autorizada judicialmente, revelou que aquela venda de varejo era apenas a ponta de um grupo criminoso.

Advertisement

Conforme apurado pela investigação, o grupo era dividido por funções. A estrutura incluía uma liderança, pessoas responsáveis pelo controle financeiro e pela distribuição de drogas, além de integrantes encarregados da comercialização dos entorpecentes.

A droga era entregue aos revendedores em regime de consignação, com prestação de contas obrigatória, e os pagamentos eram feitos por transferências eletrônicas. A movimentação diária do grupo ultrapassava R$ 4,5 mil.

Os integrantes também adotavam cuidados para dificultar a ação policial, com uso de linguagem cifrada para se referir aos entorpecentes e apagamento constante das conversas.

As investigações também apontam que o grupo utilizava um imóvel como base para reuniões e para a realização dos chamados “tribunais do crime”, julgamentos informais em que eram definidas punições a integrantes que, segundo a apuração, descumpriam regras impostas pela própria organização.

Crimes violentos registrados na região, possivelmente ligados a essas decisões, são objeto de investigação em procedimento próprio conduzido pela Delegacia Municipal de Confresa, com compartilhamento de provas autorizado pela Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Advertisement

Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA