Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA NACIONAL

Senado aprova acordo de cooperação cultural entre Brasil e Croácia

Publicado em

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) o projeto de decreto legislativo que trata do acordo de cooperação cultural entre Brasil e Croácia (PDL 340/2024). O acordo foi assinado em 2023.

Essa matéria, que já havia sido analisada pela Câmara dos Deputados, recebeu no mês passado parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). O relator da matéria na CRE foi o senador Carlos Viana (PSD-MG).

Viana lembra que, na exposição de motivos apresentada pelo governo federal, destaca-se que “o referido acordo visa a estabelecer as bases por meio das quais as partes cooperarão nas esferas da cultura, o que inclui, entre outras, políticas culturais, língua e literatura, patrimônio cultural, museus, bibliotecas, artes e indústrias culturais e criativas”.

O acordo também aborda temas como economia criativa, empreendedorismo cultural e propriedade intelectual, entre outros assuntos.

Agora, a proposta segue para promulgação.

Advertisement

Croácia

A Croácia é um país europeu, situado na região dos Balcãs, cuja capital é a cidade de Zagreb. O país se declarou independente em 1991, depois da divisão da  antiga Iugoslávia.

Leia Também:  Transformação de Cefets de Minas e do RJ em universidades federais vai à sanção

Com cerca de 4 milhões de habitantes, a Croácia adota o euro como moeda. A indústria, o serviço e o turismo são destaques de sua economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Davi Alcolumbre participa de celebração dos 204 anos da Independência

Published

on

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, participou do Desfile Cívico-Militar realizado na segunda-feira (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A cerimônia marcou as comemorações dos 204 anos da Independência do Brasil e contou com a participação dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do STF, Edson Fachin. 

O evento reuniu 2.085 militares das Forças Armadas, distribuídos em pelotões a pé, viaturas e aeronaves. Outros 754 militares representaram a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Houve, ainda, demonstração de paraquedistas das três Forças.

Na abertura, o 2º Tenente Miguel, integrante da equipe que conquistou o Campeonato Mundial de Pentatlo Militar em 2026, conduziu o Fogo Simbólico. Ele foi acompanhado por 14 atletas do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (Paar), iniciativa do Ministério da Defesa destinada à incorporação de atletas às Forças Armadas.

HOuve participação feminina em todos os grupamentos. Integrantes da primeira turma do Serviço Militar Inicial Feminino, incorporada em 2026, também participaram de uma demonstração especial na formação da Bandeira Nacional.

Leia Também:  Aprovadas exceções a regras fiscais para incentivos tributários e despesas de 2026

Entre as atrações militares estiveram a pirâmide humana formada por 23 militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e a participação da tropa hipomóvel do Exército Brasileiro.

Advertisement

Na demonstração aérea, foram apresentados a aeronave remotamente pilotada ScanEagle, da Marinha do Brasil, acompanhada por dez drones, e aeronaves como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Também houve apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Com informações da Agência Brasil 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Advertisement
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA