Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

1ª edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece as melhores empresas de navegação do país

Publicado em

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realiza, nesta quarta-feira (29), em parceria com o grupo Brasil Export, a 1ª edição do Prêmio Navegue + Brasil, em Brasília (DF). A iniciativa reconhece o desempenho das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) que mais se destacaram nos diferentes segmentos do transporte aquaviário nacional, reunindo autoridades, empresários e representantes das principais entidades do setor.

A premiação contempla 11 categorias, baseadas em critérios técnicos e dados oficiais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de entidades representativas do setor. Entre os destaques estão as categorias de maior movimentação de cargas, incremento da capacidade de transporte, modernização das frotas e igualdade de gênero, voltada às empresas que adotaram políticas de inclusão e equidade em seus quadros funcionais.

Mais do que uma celebração, o Prêmio Navegue + Brasil representa uma política pública de valorização do transporte aquaviário, que fortalece o papel das empresas brasileiras de navegação e incentiva a competitividade, a inovação e o desenvolvimento de um setor mais moderno, eficiente e inclusivo.

Atendimento à imprensa
Ao final da cerimônia, o ministro Silvio Costa Filho concederá entrevista à imprensa. Profissionais de comunicação interessados em cobrir o evento devem solicitar credenciamento até 12h desta quarta-feira (29) pelo link: https://forumbrasilexport.inscrever.me/home, informando dados completos.

Leia Também:  MME destaca o protagonismo dos municípios na transição energética

Serviço
O quê: 1ª edição do Prêmio Navegue + Brasil
Data: Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Horário: 18h30
Local: Hotel Royal Tulip – SHTN Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C – Brasília/DF

Advertisement

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:

BRASIL

Lula e Silveira defendem desenvolvimento mineral sustentável e soberania do Brasil em reunião global no Itamaraty

Published

on

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira (30/10), no Palácio do Itamaraty, da reunião da Comissão Global de Investidores Mining 2030, iniciativa que reúne representantes de fundos internacionais, empresas e governos em torno de práticas responsáveis e sustentáveis para o setor mineral. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A comissão, presidida por Adam C.T. Matthews, do Fundo de Pensão da Igreja Anglicana, representa mais de 85 instituições financeiras globais e propõe novos mecanismos de governança e investimento responsável no setor mineral.

Durante a reunião, Silveira destacou que o Brasil é uma potência mineral comprometida com as melhores práticas de sustentabilidade, ressaltando que o país já possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e uma matriz energética limpa e renovável. Ele lembrou ainda que o Governo Federal instituiu o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que reúne 18 ministros de Estado e consolida uma nova governança para o setor.

Leia Também:  Edital "CAIS - Autonomia e Inclusão" seleciona até 20 parcerias com Organizações da Sociedade Civil para fortalecer políticas sobre drogas

“Conduzimos nossa política mineral garantindo que a riqueza do subsolo se traduza em desenvolvimento para toda a sociedade. Nosso objetivo é destravar projetos de mineração responsáveis e promover competitividade, agregando valor à produção nacional com base em responsabilidade social e ambiental”, afirmou Alexandre Silveira.

Silveira também destacou que o Brasil está estruturando o Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos, destinado a assegurar soberania e interesse nacional na produção desses recursos e a orientar parcerias internacionais estratégicas. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, que o governo desenvolve em parceria com o Congresso Nacional.

Advertisement

A reunião da Comissão Mining 2030 reflete o crescente interesse global por minerais essenciais à transição energética, como cobre, lítio, níquel, manganês e grafita. Nessa área, o Brasil tem protagonizado com reservas estratégicas e compromisso com a sustentabilidade.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia Também:  Edital para ampliar rede de atendimento à população em situação de rua é prorrogado até dia 2 de novembro

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA